-

CPPGL/CCHL021 - TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUISTICA II - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Leitura de narrativa para despertar as emoções e sensibilizar a turma: A multiplicação dos pães e dos peixes. Apresentação e discussão do plano de curso da disciplina. Reflexões sobre os estudos dos letramentos. (11/08/2022 - 11/08/2022)
   Plano de Curso-2022.2-Tópicos Especiais em Linguística II-Novos Letramentos 
Plano de curso da disciplina Tópicos Especiais em Linguística II (Novos Letramentos)-período 2022.2 para ser lido e discutido em aulas do dia 11/08/2022.
  Apresentação 1-Reflexões sobre os estudos dos letramentos 
Apresentação em slides com reflexões iniciais sobre os estudos dos letramentos.
  Artigo-Novos letramentos no ensino de línguas na era digital 
Artigo científico como sugestão de fonte de consulta para o estudo dos novos letramentos no ensino de línguas.
  Artigo-Entre plataformas, odas e protótipos-novos multiletramentos em tempos de web2 
Artigo científico em que a autora busca discutir diferentes dispositivos e tipos de materiais didáticos digitais na direção de um webcurrículo.
Simpósio: Estudos dos letramentos em diferentes perspectivas. Temas: Letramento da escrita e do impresso e Letramentos múltiplos (18/08/2022 - 18/08/2022)
Simpósio: Estudos dos letramentos em diferentes perspectivas. Temas: Multiletramentos e Novos Letramentos (25/08/2022 - 25/08/2022)
Proposta para sistematização dos estudos sobre letramentos: discussões e reflexões (01/09/2022 - 01/09/2022)
  Apresentação 2-Proposta para sistematização dos estudos sobre letramentos 
Apresentação em slides com uma proposta para sistematização dos estudos sobre os letramentos, incluindo discussões e reflexões.
Surgimento, conceito e características dos novos letramentos: tecnologias digitais, novo ethos e nova mentalidade. Metodologia ativa -Debate inteligente: Nova mentalidade nos novos letramentos. (08/09/2022 - 08/09/2022)
   Discussão sobre o conceito de novos letramentos
Período de Habilitação: 31/08/2022 às 23:50 a 15/09/2022 às 23:59
  Metodologia ativa - Debate inteligente 
Descrição, competências e sequência didática da estratégia de metodologia ativa denominada debate inteligente, a ser realizada em aulas do 08/09/2022.
  Artigo-Entendendo os novos letramentos da perspectiva educacional 
Artigo científico em que as autoras discutem como os novos letramentos emergem de acordo com as mudanças nas formas de linguagens, comunicação e recursos tecnológicos.
  Tese-Cap. 1-Letramentos, multiletramentos e novos letramentos 
Capítulo de tese em que a autora discute os novos letramentos como práticas letradas que se relacionam às tecnologias digitais, a um novo ethos e a uma nova mentalidade.
  Dissertação-Cap. 2-Multiletramentos e novos letramentos 
Capítulo de dissertação em que a autora discute a teoria dos novos letramentos, associando-os ao surgimento de uma nova mentalidade diante da Web 2.0.
  

Novos e multiletramentos

Vídeo sobre a diferença entre multiletramentos e novos letramentos na BNCC..

  Apresentação 3-Novos letramentos-Surgimento, conceituação e características 
Apresentação em slides sobre o surgimento, conceituação e características dos novos letramentos.
Novos letramentos: remix digital e hibridação (15/09/2022 - 15/09/2022)
  Artigo-Novos letramentos na cultura digital-O remix vem pra rua 
Artigo científico em que os autores discutem o remix na cultura digital.
  Artigo-Remix, mashup,, paródia e companhia 
Artigo científico em que os autores fazem a distinção entre remix e mashup e abordam a transtextualidade na cultura digital.
  Apresentação 4-Remix digital e hibridação 
Apresentação em slides sobre remix digital, mashup e hibridação.
Painel sobre novos letramentos em um remix digital. Objeto digital de aprendizagem e novos letramentos. Atividade prática em equipe sobre novos letramentos em objeto digital de aprendizagem. (22/09/2022 - 22/09/2022)
  Artigo-Materiais didáticos digitais e as remidiações do livro didático impresso-Novos Letramentos 
Artigo científico sobre objeto digital de aprendizagem e remidiação de livro didático impresso em material didático digital.
  Apresentação 5-Objetos digitais de aprendizagem e novos letramentos 
Apresentação em slides sobre objetos digitais de aprendizagem (ODA) e novos letramentos, incluindo uma proposta de atividade em equipe.
Discussão coletiva sobre os novos letramentos em um objeto digital de aprendizagem. Novos letramentos no gênero meme digital. (29/09/2022 - 29/09/2022)
  Artigo-Os memes vão além do humor 
Artigo em que os autores analisam memes com base na Teoria da Semiótica Social Multimídia.
  Cap. 3-Novos letramentos pelos memes-muito além do ensino de línguas 
Capítulo de livro em que os autores discutem os memes na visão dos novos letramentos.
  Apresentação 6-Novos letramentos em meme 
Apresentação em slides sobre novos letramentos no gênero discursivo meme da internet.
Apresentação e discussão de memes criadas e analisadas com base nos novos letramentos. (06/10/2022 - 06/10/2022)
Novos letramentos e formação de professores de línguas e literaturas. (13/10/2022 - 13/10/2022)
  Artigo-Novos letramentos e formação e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia 
Artigo científico em que os autores analisam um programa de formação continuada para professores de inglês de uma rede municipal.
  Artigo-Um estudo sobre os novos letramentos na formação de professores de inglês 
Artigo científico em que os autores discutem práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos novos letramentos em cursos de formação de professores.
  Apresentação 7-Novos letramentos e formação de professores 
Apresentação em slides sobre novos letramentos e formação de professores de línguas e de literaturas.
Atividade prática sobre análise do projeto: Ética na Produção e Circulação de Informações para ensino de línguas e literaturas na perspectiva dos novos letramentos. (20/10/2022 - 20/10/2022)
  Modelo-Análise de projeto para o ensino de línguas na perspectiva dos novos letramentos 
Modelo sugestivo para análise de um projeto para o ensino de línguas e literaturas na perspectiva dos novos letramentos para ser apresentado e debatido em aulas do dia 20/10/2022. O projeto para análise será enviado em outro arquivo pelo e-mail. Também serão disponibilizados artigos científicos no SIGAA para servirem de fonte de consulta e fundamentação teórica para análise do projeto.
  Artigo-Novos letramentos, multiletramentos e protótipos ensino - produção e análise de um livro didático interativo 
Artigo científico para fonte de consulta sobre produção e análise de material didático digital interativo para o ensino de línguas e literaturas na perspectiva dos novos letramentos.
  Artigo-O novo na escola tipográfica-Ética e novos letramentos no ensino de língua inglesa em escolas públicas no século XXI 
Artigo científico para fonte de consulta sobre ética e novos letramentos no ensino de línguas. Embora o artigo seja voltado para o ensino de inglês em escolas públicas, traz contribuições importantes que podem ser adaptadas para o ensino de outras línguas.
Discussão sobre o Projeto: Ética na Produção e Circulação de Informações. Estratégia de aprendizagem com grupos de verbalização (GV) e grupos de observação (GO) sobre ensino de línguas e literaturas na perspectiva dos novos letramentos. (27/10/2022 - 27/10/2022)
  Artigo-Entre plataformas, odas e protótipos-novos multiletramentos em tempos de web2 
Artigo científico em que a autora busca discutir diferentes dispositivos e tipos de materiais didáticos digitais na direção e um webcurrículo.
  Estratégia de aprendizagem-Novos letramentos no ensino de línguas 
Estratégia de aprendizagem com grupos de verbalização (GV) e grupos de observação (GO) sobre ensino de línguas e de literaturas na perspectiva dos novos letramentos para ser realizada em sala de aula no dia 27/10/2022.
Novos letramentos no ensino e aprendizagem de línguas e literaturas. (03/11/2022 - 03/11/2022)
  Apresentação 8-Novos letramentos no ensino de línguas 
Apresentação em slides sobre os novos letramentos no ensino aprendizagem de línguas e literaturas.
Produção de artigo científico na área de novos letramentos como trabalho final da disciplina. (10/11/2022 - 10/11/2022)
Seminário: Apresentação pelos alunos de artigo científico na área de novos letramentos como trabalho final da disciplina. Encerramento da disciplina. (17/11/2022 - 17/11/2022)
  Modelo-Sugestão de organização do artigo-Trabalho final 
Sugestão de modelo para organização do artigo científico como trabalho final da disciplina Tópicos Especiais em Linguística II (Novos Letramentos).
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17
1 2022101**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 8
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
10 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022100**** 4 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 44
12 2022100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022100**** 4 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
16 2022100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022101**** 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022101**** 9,5 9,7 9,0 9.4 8 AM
2 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2022100**** 10,0 9,7 10,0 9.9 4 AM
4 2022100**** 9,5 9,7 9,0 9.4 12 AM
5 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2022100**** 9,5 8,7 9,0 9.1 0 AM
7 2022100**** 10,0 9,7 10,0 9.9 8 AM
8 2022100**** 9,5 2,0 0,0 3.8 44 RF
9 2021101**** 9,7 9,5 8,5 9.2 0 AM
10 2022100**** 9,5 9,5 9,0 9.3 4 AM
11 2021101**** 9,2 9,5 8,5 9.1 0 AM
12 2022100**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
13 2022100**** 10,0 9,7 9,0 9.6 0 AM
14 2022100**** 9,5 9,7 9,5 9.6 4 AM
15 2022100**** 9,5 9,7 10,0 9.7 0 AM
16 2022100**** 10,0 10,0 9,2 9.7 0 AM
17 2022100**** 10,0 10,0 9,5 9.8 8 AM
18 2022101**** 9,5 8,5 9,5 9.2 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 10:56