EVANDRO RUI CONDE MARLIERE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

Ir ao Menu Principal

evandro rui conde marliere

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

CPPGED/CCE002 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA (12/08/2022 - 12/08/2022)

Discussão do Plano de Curso da disciplina.

Exposição sobre os conteúdos/principais teóricos a serem estudados.

CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (19/08/2022 - 19/08/2022)
Exposição: concepções de formação e sua relação com a prática pedagógica
CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (26/08/2022 - 26/08/2022)
ESTUDO EM GRUPO DE ARTIGOS QUE TRATAM A TEMÁTICA.
CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (02/09/2022 - 02/09/2022)
SOCIALIZAÇÃO DO ESTUDO EM GRUPO.
DISPOSIÇÕES LEGAIS E AS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (16/09/2022 - 16/09/2022)
Estudo da Legislação brasileira sobre formação de professores: LDB, DCN, BNC-Formação, etc.
DISPOSIÇÕES LEGAIS E AS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (23/09/2022 - 23/09/2022)
Estudo da Legislação brasileira sobre formação de professores: LDB, DCN, BNC-Formação, etc.
DISPOSIÇÕES LEGAIS E AS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (30/09/2022 - 30/09/2022)
Painel com as principais normas legais e orientações para a formação de professores no Brasil.
FORMAÇÃO CONTINUADA: PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E TRAJETÓRIA NO BRASIL (07/10/2022 - 07/10/2022)
Estudo com base em teóricos que abordam a formação continuada.
FORMAÇÃO CONTINUADA: PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E TRAJETÓRIA NO BRASIL (14/10/2022 - 14/10/2022)

Socialização do estudo.

FORMAÇÃO CONTINUADA: NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES (21/10/2022 - 21/10/2022)

Discussão coletiva com base em teóricos que abordam a temática.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (04/11/2022 - 04/11/2022)

Estudo sobre:

Desenvolvimento profissional: concepções e fatores determinantes;

Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo;

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (11/11/2022 - 11/11/2022)

Socialização do estudo sobre:

Desenvolvimento profissional: concepções e fatores determinantes;

Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo;

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXIVIDADE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR (18/11/2022 - 18/11/2022)

Leitura sobre a formação do professor reflexivo.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXIVIDADE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR (25/11/2022 - 25/11/2022)

Socialização do estudo sobre a formação do professor reflexivo

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXIVIDADE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR (02/12/2022 - 02/12/2022)

O professor pesquisador.

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
12 19 26 02 16 23 30 07 14 21 04 11 18 25 02 09
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem constarão de aulas expositivas, painéis, seminários, leituras e discussões de textos, desenvolvimento de atividades práticas/campo, orientações, elaboração de artigo científico, entre outros.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado aprovado o mestrando que obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.
Para registro, a avaliação constará de três etapas: a) a primeira consistirá na organização e apresentação de seminários; b) a segunda terá como norte o conjunto de resenhas dos textos/livros estudados; c) a terceira consistirá na elaboração de artigo científico relacionado ao objeto de estudo dos projetos de dissertação e teses dos pós-graduandos.
Horário de atendimento: 8:00 às 12:00
Bibliografia: ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.

BECKER, Fernando; MARQUES, Tania B. I. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2012.

BRZEZINSKI, I. (Org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: plano, 2002.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FORMOSINHO, João. (Coord.) Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora,1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

_______. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.

NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PACHÊCO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. (Org.) Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; CHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 20009.

ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideais e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/08/2022
12/08/2022
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA
19/08/2022
19/08/2022
CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
26/08/2022
26/08/2022
CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
02/09/2022
02/09/2022
CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
16/09/2022
16/09/2022
DISPOSIÇÕES LEGAIS E AS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
23/09/2022
23/09/2022
DISPOSIÇÕES LEGAIS E AS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
30/09/2022
30/09/2022
DISPOSIÇÕES LEGAIS E AS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
07/10/2022
07/10/2022
FORMAÇÃO CONTINUADA: PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E TRAJETÓRIA NO BRASIL
14/10/2022
14/10/2022
FORMAÇÃO CONTINUADA: PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E TRAJETÓRIA NO BRASIL
21/10/2022
21/10/2022
FORMAÇÃO CONTINUADA: NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES
04/11/2022
04/11/2022
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
11/11/2022
11/11/2022
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
18/11/2022
18/11/2022
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXIVIDADE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
25/11/2022
25/11/2022
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXIVIDADE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
02/12/2022
02/12/2022
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXIVIDADE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
Avaliações
Data Descrição
26/08/2022 1ª Avaliação
24/09/2022 2ª Avaliação
28/10/2022 3ª Avaliação
25/11/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:25