Metodologia: |
No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem constarão de aulas expositivas, painéis, seminários, leituras e discussões de textos, desenvolvimento de atividades práticas/campo, orientações, elaboração de artigo científico, entre outros. |
Bibliografia:
| ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.
BECKER, Fernando; MARQUES, Tania B. I. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2012.
BRZEZINSKI, I. (Org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: plano, 2002.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
FORMOSINHO, João. (Coord.) Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora,1999.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
_______. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.
NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PACHÊCO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. (Org.) Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido; CHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 20009.
ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideais e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
|