Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O conteúdo será preferencialmente ministrado no quadro, com o uso de pincel e apagador. Se na sala estiver disponível equipamento para projeção de slides, poderemos ocasionalmente apresentar alguns tópicos por essa mídia realizando comentários escritos sobre eles por meio de uma mesa digitalizadora. A teoria virá geralmente acompanhada de exemplos para fixação das ideias e motivação. Os alunos sempre serão incentivados a participarem com comentários, perguntas, sugestões e ocasionalmente, convites para resolução de exercícios no quadro. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Teremos duas avaliações, sendo cada uma delas subdividida em outras duas de mesmos valor e peso: uma por meio de apresentação oral de soluções de exercícios das listas, e uma no formato tradicional, com o conteúdo e peso distribuídos equitativamente, cada uma valendo 10,0 pontos. A média final será a média aritmética das notas dessas avaliações: MF=(A1+A2)/2. Para ser aprovado por média (conceito AM), o discente deverá atingir média final MF igual ou maior que 7,0. O aluno que totalizar média final maior ou igual a 4,0 e menor que 6,9, terá direito a um exame final (EF). A nota final do aluno que fizer exame final será a média aritmética de sua média final e sua nota no exame final, isto é, NF=(MF+EF)/2. Para ser aprovado por Exame Final (conceito EF) o discente deverá alcançar NF igual ou maior que 7,0. |
Horário de atendimento:
| Aos sábados pela manhã. |
Bibliografia:
| [1] Antônio Caminha, Fundamentos de cálculo; Coleção Profmat, SBM, 2015.
[2] Earl W. Swokowski, Cálculo com geometria analítica, Volume 1; McGraw-Hill, 1983.
[3] Richard Johnsonbaugh and W. E. Pfaffenberger, Foundations of mathematical analysis; Dover, 2002.
[4] Hygino Domingues, Fundamentos de Aritmética; Editora UFSC, 2015. |