Metodologia: |
Como eixo metodológico para o desenvolvimento desse trabalho tem-se como pressuposto que o conhecimento se constrói pela interação sujeito/objeto. Consideramos o aluno, não como um receptor passivo de informações, mas como um sujeito capaz de se apropriar do conhecimento de forma inovadora. Os temas trabalhados, por si só, provocam debates e discussões, pois são polêmicos e atuais. Cada aluno em conjunto com seu orientador irá preparar um resumo expandido que será apresentado a uma banca avaliadora composta por um membro interno e um membro externo ao programa. |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica AZEVEDO, I. B. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos científicos. São Paulo: Hagnos, 2001. HÜHNE, L. M. Metodologia Científica: caderno de textos e técnicas. Rio de Janeiro: Agir, 2002. KOCHE, J. C. Fundamentos da Metodologia científica: teoria da ciência e prática de pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1997. LAKATOS, E. M. & MARCONI, M de A. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo, 4ed. Atlas, 2006.
Bibliografia Complementar ANDRADE, M.M. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2006. ASTI VERA, A. Metodologia de Pesquisa Científica. Porto Alegre: Globo, 1980. BOAVENTURA, E. M. Metodologia da pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2004. CARVALHO, M.C.M. (org.). Construindo o saber: Metodologia Científica: Fundamentos e técnicas. Campinas: Papirus, 1991. DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2006. GIL, A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. _____. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006. _____. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1986. MAGALHÃES, G. Introdução à metodologia científica: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2005. MATTAR NETO, J.A. Metodologia científica na era da informática. 2.ed. São Paulo:Saraiva, 2005. OLIVEIRA, S.L. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 1999. RUIZ, J.A. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1992. |