| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação<br />processual;<br /><br />A classificação final dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e participação<br />nas atividades da turma por meio, inclusive, de seminários; (ii) Trabalhos Escritos; (iii) Trabalho<br />monográfico de um tema escolhido.<br />A¹: Atividades em sala de aula<br />A²: Assiduidade e participação nas atividades da turma 100%<br />A³: Trabalho monográfico de um tema escolhido 100% (Plano de Ação) |
| Bibliografia:
| CARR, Nicholas. Is Google Making us Stupid? What the Internet is doing to our brains. The Atlantic<br />Magazine, 2008. Disponível em: http://www.theatlantic.com/magazine/ archive/2008/07/is-google-<br />making-us-stupid/6868/#. Acesso em: 27/04/2015.<br /><br />OLIVEIRA, Eva Aparecida. A técnica, a techné e a tecnologia. Revista Eletrônica do curso de Pedagogia<br />do Campos Jutaí-UFG, Goiânia, V.II, n.5, p.1-13, jul/dez.2008.<br />VALENTE, José Armando. Informática na educação no Brasil: Análise e contextualização histórica. In:<br />VALENTE, José Armando (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas SP:<br />UNICAMP/NIED, 1999.<br />NOVAIS, V. A educação e a escola no olho do furacão... e o gestor diante disso?. São Paulo, PUC-SP,<br />2004.<br />GALVÃO, Rosangela Miola; MARTINS, Nathália; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Artefatos digitais<br />e leitura crítica: formação para a ação docente. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº<br />216. Jan./mar. 2017. p. 33 a 41.<br />SANTOS, Elisângela Ribas dos. Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação<br />Desplugada: uma proposta para Educação Infantil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa.<br />Vol 15(3), 2016.<br /><br />BARATO, Jarbas Novelino. WebGincanas: Um Uso Estruturado da Web em Educação. Disponível em:<br />https://jarbas.wordpress.com/037-webgincanas-um-artigo/, acesso em: 21.08.2017.<br /><br />COELHO, Patrícia Margarida Farias et. al. Ensino e jogos digitais: uma breve análise do game produção<br />de textos: trabalhando com pontuação como recurso didático. Revista Tecnologia educacional. Ano<br />XLVI, nº 216, jan./mar. 2017.<br />BIRRO, Rafael Garcia; MENEZES, Crediné Silva de. Um ambiente para criação de jogos educacionais<br />baseados em mapas e locais. Revista tecnologia educacional. Ano XLVI, nº 216, jan./mar. 2017.<br /><br />CHEDIAK, Sheylla; SILVA, Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da; CALHAU, Rodrigo<br />Fernandes. Podcast papo de professor: aprendizagem colaborativa no desenvolvimento profissional do<br />docente. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.<br />ARXER, Eliana Alves et. al. Plataforma geekie: uma opção para avaliar e mapear conhecimentos dos<br />alunos. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.<br />GARONE, Priscilla Maria Cardoso; GALLO, Sérgio Nesteriuk. Design e educação a distância:<br />experiência digital para uma disciplina da botânica. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº<br />216. jan./mar. 2017.<br />BARBOSA, Cláudia. Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira<br />por alunos chineses na Universidade de Aveiro. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 16(1),<br />2017. |