MARIA DO SOCORRO SOARES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

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LPJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

DCAI119 - ADMINISTRAÇAO ESTRATÉGICA - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Período letivo não iniciado (14/11/2022 - 17/11/2022)
   Roteiro do Planejamento Estratégico 
Abertura e apresentação da disciplina - início do período letivo (21/11/2022 - 21/11/2022)

Abertura e apresentação da disciplina;

Apresentação do Plano de ensino. 

  Material para estudo 
Texto base para estudo. ESTRATÉGIA, ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UMA SÍNTESE TEÓRICA RESUMO A fim de proporcionar um melhor entendimento da estratégia e de sua relevância como disciplina da Administração, o artigo, por meio de um enfoque teórico, procedeu a uma sistematização da sua origem, evolução e conceituação, bem como da Administração Estratégica e da Estratégia Corporativa, esta última vista como o nível mais abrangente e nortedor dos demais níveis da estratégia organizacional, considerando-se as condições da empresa (porte, setor, estrutura, entre outros). Inicialmente, fez-se um resgate da origem e da etimologia do vocábulo estratégia; após isso, discorreu-se sobre a evolução da Administração Estratégica, disciplina que caminha para uma constituição mais elaborada e independente, até mesmo da Administração. Foram abordados, então, os diferentes conceitos e níveis da estratégia, enfatizando-se o nível corporativo, com base nos autores: CHRISTENSEN (1999), PORTER (1999) e WRIGHT, KROLL e PARNELL (2000). Por fim, foram feitas algumas considerações sobre esses tópicos.
  Plano de ensino 
Plano de ensino Administração Estratégica
Jogo do Brasil - Copa do Mundo (24/11/2022 - 24/11/2022)
Atividade de leitura (24/11/2022 - 28/11/2022)

Leitura do ensaio sob o título, ESTRATÉGIA, ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UMA SÍNTESE TEÓRICA. 

RESUMO A fim de proporcionar um melhor entendimento da estratégia e de sua relevância como disciplina da Administração, o artigo, por meio de um enfoque teórico, procedeu a uma sistematização da sua origem, evolução e conceituação, bem como da Administração Estratégica e da Estratégia Corporativa, esta última vista como o nível mais abrangente e nortedor dos demais níveis da estratégia organizacional, considerando-se as condições da empresa (porte, setor, estrutura, entre outros). Inicialmente, fez-se um resgate da origem e da etimologia do vocábulo estratégia; após isso, discorreu-se sobre a evolução da Administração Estratégica, disciplina que caminha para uma constituição mais elaborada e independente, até mesmo da Administração. Foram abordados, então, os diferentes conceitos e níveis da estratégia, enfatizando-se o nível corporativo, com base nos autores: CHRISTENSEN (1999), PORTER (1999) e WRIGHT, KROLL e PARNELL (2000). Por fim, foram feitas algumas considerações sobre esses tópicos.

   Trabalhando conceitos - Estratégia e Administração Estratégica
Período de Habilitação: 24/11/2022 às 08:00 a 29/11/2022 às 23:00
Jogos do Brasil Copa do Mundo 2022 (28/11/2022 - 28/11/2022)

Copa do Mundo 2022 - Jogo do Brasil 

Estratégia - conceitos (01/12/2022 - 01/12/2022)
´O termo estratégia vem do grego strategos que significa arte de planejar operações de guerra, também tem um significado literal de “a arte do general” (LARROUSE, 2001);
´Segundo Ansoff (1977, p. 98) “a origem histórica pode ser situada na arte militar”. Na antiga Grécia, estratégia significava aquilo que o general fez;
´A Arte da Guerra, livro escrito no século IV a.C. pelo general Sun Tzu, é o material mais antigo que aborda sobre os fundamentos da estratégia militar.
 
´Para, até a época napoleônica, o significado de estratégia ficou atribuído à arte e à ciência de dirigir forças militares.
´Porém, a partir dessa época seu conceito ampliou-se, ficou mais abrangente, dando importância às medidas econômicas e políticas destinadas a aumentar as chances de vitórias na guerra (TAVARES, 2007).
 
´A estratégia foi bastante utilizada por generais e imperadores. Nos campos de batalha elaboravam planos que tinham como objetivos usar ações táticas eficientes, planejadas estrategicamente, atacando e surpreendendo o inimigo;
´As ações táticas são as lutas de dentro do campo de batalha, ou seja, no campo de visão do inimigo, já as ações estratégicas são conduzidas fora do campo de visão do inimigo.
 
´Outras áreas foram sendo incorporadas, como a dos negócios na década de 60, significa dizer que, “à medida que as sociedades cresciam e os conflitos se tornavam mais complexos, generais, estadistas e capitães estudavam, codificavam e testavam conceitos estratégicos essenciais até que um coerente corpo de princípios parece surgir”. (MINTZBERG; QUINN, 2001, p. 22).
 
´O primeiro pesquisador a analisar a estratégia empresarial foi Chandler em 1962 ao publicar o livro Strategy and Structure. Definindo estratégia como:

 

“a determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa; e a adoção de ações e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos” (CHANDLER, 1962 apud LUIZ FILHO, 2005, p. 06).

´Para Whittington (2002), não há muito acordo a respeito do que seja estratégia. O conceito de estratégia é amplo e não tem um consenso geral, porém, alguns autores conceituam-na como um caminho ou linha de ação para alcançar objetivos específicos de uma organização.
 
´De acordo com Tavares (2007), o significado de estratégia não mudou muito ao longo do tempo. Para ele, a estratégia consiste em concentrar todo o esforço em um foco bem definido, sempre em busca da vitória e sustendo-a.
 

Uma estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações definido para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva.

Uma empresa tem vantagem competitiva quando implementa uma estratégia que os concorrentes não conseguem copiar ou acham custosa demais para imitar.

 

´Andrews (2001), é considerado o primeiro a sistematizar os conhecimentos até então incoerentes sobre estratégia, que a define da seguinte maneira:
´A estratégia empresarial é o padrão de decisões em uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas, produz as principais políticas e planos para a obtenção dessas metas e define a escala de negócios em que a empresa deve se envolver [...]. (ANDREWS, 2001, p. 58).
 
´A estratégia serve como norteador da empresa, segundo Chiavenato (1994, p.145), estratégia pode ser definida como “[...] um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa a longo prazo”.
 
´A estratégia é como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os desafios e objetivos da empresa, ou seja, como e que sentido ir à busca do sucesso (REBOUÇAS, 1997).
´
´Para Ansoff (1990), o objetivo se assemelha a estratégia, o primeiro representa os fins que a empresa está procurando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins.
 
´Para Porter (1989), a estratégia se define como uma configuração de atividades internamente coesa que diferencia uma empresa de seus concorrentes.
´Este conceito traz uma visão própria do que seja estratégia, e que é importante conhecer para que seu trabalho seja compreendido corretamente.
 
´Segundo Mintzberg e Quinn (2001), a definição de estratégia pode ser apresentada por cinco formas: como plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva (5 Ps da estratégia), e que podem ser inter-relacionadas:
´Estratégias como Plano: é uma espécie de curso ou guia de ação conscientemente engendrado, uma diretriz ou conjunto de diretrizes.  Assim, as estratégias têm duas características essenciais: a) são preparadas previamente às ações para as quais se aplicam; b) são desenvolvidas consciente e deliberadamente.
 
´Padrão: estabilidade no comportamento, a estratégia enfoca a ação, lembrando que o conceito é vazio se não levar em conta o comportamento;
 
´Posição: encoraja a visualizar as organizações em seu ambiente competitivo, como encontrar suas posições e como se proteger a fim de enfrentar a concorrência. Olhar para fora, no intuito de posicionar a organização no ambiente.
 
´Perspectiva: enquanto estratégia, olha para dentro, na verdade para dentro das cabeças dos estrategistas, coletivamente, mas com uma visão mais ampla. não é apenas uma ideia de como lidar com o inimigo em um ambiente de concorrência ou de mercado, é sobre as organizações como instrumentos para percepção coletiva e ação, ou seja como as intenções se difundem através de um grupo de pessoas para se tornar compartilhada como normas e valores e como tais padrões de comportamento se integram no grupo.
 
´Pretexto: uso de “manobras” com a finalidade de obter vantagem;
 
´Mintzberg e Quinn (2001, p. 20) afirmam que : “Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente”.
´O que está no âmago da estratégia, é o fortalecimento de sua postura concomitante à sua capacidade de flexibilização.
 
´A essência da estratégia é construir uma postura que seja tão forte (e potencialmente flexível) de maneira seletiva que a organização possa alcançar suas metas, apesar das maneiras imprevisíveis que as forças externas possam, na realidade, interagir quando a ocasião chegar (MINTZBERG; QUINN, 2001, p. 25).
 
´Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), definem que não é simples conceituar o que seja estratégia, mas em geral concorda-se sobre a sua natureza.
´Portanto, a estratégia:
´Diz a respeito tanto à organização como ao ambiente;
´É complexa, pois mesmo considerando que as mudanças remetem a novas circunstâncias para a organização, a essência da organização deve permanecer inalterada;
 
´A estratégia:
´Afeta uma organização em seu todo;
´Implica em questões de conteúdo e processo;
´Não são determinadas, elas podem diferir entre si;
´Existe em níveis diferentes na organização;
´Envolve vários aspectos conceituais e analíticos.
 
´A estratégia pode ser definida como: um plano elaborado de forma a nortear a empresa na busca de seus objetivos e metas.
´A estratégia acaba tendo que passar por diversas mudanças na sua existência.
´Muitas organizações empregam planos para seu futuro e também copiam padrões de seu passado, uma pode se chamar de estratégia pretendida e a outra de estratégia realizada.
 
Estratégia pretendida e estratégia realizada
 
´As estratégias que os gestores oferecem, definem e que pretendem ver realizadas são as estratégias pretendidas.
´Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), estratégias pretendidas consistem em três componentes: finalidade, políticas e planos.
´Finalidades: quando uma organização pretende alcançar objetivos de longo prazo, realizando objetivos de curto prazo, descrevendo a missão da organização, e acabando nos chamados objetivos estratégicos. este procedimento hierárquico é toda a base da gestão estratégica.
 
´Políticas: são linhas mestras que apontam fronteiras e delimitações ao que quer conseguir. Em busca de alcançar as finalidades pretendidas pela organização.
´Planos: meios que se usa para atingir os fins, explicitando ou não o tempo.
 
´Ao contrário das estratégias pretendidas, que focam nos aspectos futuros, as estratégias realizadas referem-se ao passado.
´Para Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), apesar de se considerar que teoricamente uma estratégia pretendida é bem sucedida se for implementada e realizada na sua totalidade (Estratégia Deliberada), as estratégias pretendidas podem ser bastante diferentes das que realmente se realizam.
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
´Verifica-se que a estratégia tem que ser flexível, e que deverá acompanhar mudanças durante a sua implementação;
´A estratégia evoluiu e fincou seus conceitos nas organizações, então percebida que, no nível da alta administração, onde é formulada conforme o objetivo da empresa, tem como parâmetro a Missão da mesma;
´Sendo assim, surge a necessidade de formular, implementar e administrar a estratégia de forma eficiente e eficaz.
 
´Para Certo e Peter (1993), a formulação da estratégia define o caminho que a empresa decide seguir, projetando e selecionando as estratégias, tendo como principal meta, realizar os objetivos da organização.
´Sendo o foco principal da estratégia organizacional, como combater a concorrência. 
 
 
 
 
Jogos do Brasil Copa do Mundo 2022 (05/12/2022 - 05/12/2022)

Jogos do Brasil Copa do Mundo 2022

Escolas da Estratégia (08/12/2022 - 08/12/2022)
 
 
 
 
 
 
´Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), propuseram a existência de dez escolas mais influentes, onde cada uma tem sua perspectiva única, focalizando um aspecto importante do processo de formação estratégica: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
´Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), essas dez escolas caem em três agrupamentos:
´Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;
´Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;
´Escola Configurativa: Escola da Configuração.
 
´As dez escolas estratégicas segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000):
´Do Design (desenho): considera a formação estratégica como um processo de concepção.
´Sendo assim, oferece um modelo de formulação de estratégia visando atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas.
´As estratégias são claras, simples e únicas, num processo deliberado de pensamento consciente.
´A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia.
 
 
´Exemplo: Fazer análise do ambiente utilizando a ferramenta Matriz SWOT, a fim de avaliar os pontos fortes e fracos da situação interna e as ameaças e oportunidades da situação externa, para criar/gerar a base da estratégia da empresa.
 
 
 
 
 
´De Planejamento: escola de processo formal, que originou conjuntamente à escola do design.
´Reflete a maior parte dos pressupostos da escola anterior, porém, utiliza-se de procedimentos formais, análise de números e por técnicas (objetivos, orçamentos, programas e planos operacionais).
´Exemplo: As atividades de controle desenvolvidas pelo setor de Planejamento e Controle de Produção (PCP) de uma empresa. A partir de uma análise delas é possível verificar os pontos a melhorar na empresa, como por exemplo, melhorar a programação da produção de um setor químico.
 
´Escola do Posicionamento: A Escola do Posicionamento completa o grupo das Escolas do Pensamento Estratégico Prescritivo, ou seja, as Escolas baseadas num processo de visão e concepção analítica, formal, matemática e conceitual.
O grande impulso se deu a partir dos anos 80 com a publicação do livro  Estratégia Competitiva de Michael Porter inspirando técnicas de análise competitiva e da indústria* com base na organização do segmento industrial, posições no mercado, facilidades de defesa, estratégias genéricas no segmento ou nicho de atuação.
´O seu conceito remonta a estratégia militar de Sun Tzu, em 400 a.C., esta escola utiliza do modelo de análise competitiva das cinco forças que competem à indústria e do escopo competitivo x vantagem competitiva.
 
´De Posicionamento: a formulação da estratégia é vista como um processo analítico. O gestor é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro.
´Vale destacar a contribuição de Porter com ferramentas como a “ análise das cinco forças", que influenciam a concorrência, e as "estratégias genéricas" que busca alcançar um desempenho acima da média numa indústria.
 
´Escola do Posicionamento
´Exemplo: Fazer análise da atratividade/competitividade de um setor, descrevendo as 5 forças de Porter referente ao negócio, a fim de analisar a rivalidade dos concorrentes, as ameaças de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos, o poder de barganha dos fornecedores e dos clientes.
´A partir da análise dos resultados, é possível pensar numa estratégia competitiva para entrar ou manter-se no mercado.
 
´Escola Empreendedora: a primeira escola, das seis, de natureza descritiva e visionária. Essa escola é muito parecida com a escola do design, se opõem à escola do planejamento, pois busca a intuição, tem como conceito central, na organização, a visão empreendedora de seu líder, ela é deliberada e emergente ao mesmo tempo.
´Este processo está na mente do líder, o empreendedor tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo.
´Assim, a visão estratégica é maleável, deliberada (foco no controle) e emergente (foco no aprendizado).
´As estratégias visionárias são proativas, com liderança personalizada, o que possibilita inovações e diferenciação para a organização.
 
´Escola Empreendedora:
´Exemplo: Pequenas empresas que são administradas pelo próprio dono e criador do negócio.  São dependentes das ideias e visões dele para formular estratégias de concorrência.
´Por exemplo, um posto de combustível num bairro, para aumentar suas vendas ou manter seus clientes, o líder/empreendedor passa a comercializar GNV, visto que é uma tendência de novo combustível que os clientes estão aderindo e não há nenhum posto na região oferecendo este produto.
 
´Escola Cognitiva: entende a formação da estratégia como um processo mental.  Utiliza-se do campo da psicologia cognitiva através do mapeamento da estrutura do conhecimento, no intuito de construir as estratégias de forma criativa.
´A sua ideia central é a de que, os estrategistas utilizem do conhecimento e de sua forma de pensar as estratégias através de experiências.
´Esta escola reconhece o processo criativo mental do estrategista e o quanto esta subjetividade cognitiva é uma incógnita interessante a ser desvendada.
 
´Escola Cognitiva:
´Exemplo: Perante um ambiente em crise econômica, como por exemplo, a Pandemia do COVID19 crise em vários países, o estrategista de uma empresa utiliza seu conhecimento inconsciente e/ou consciente, relacionando-o com a percepção do ambiente, e formula estratégias de distribuição e comunicação para sobrevivência financeira da empresa.
 
´Escola de Aprendizado: escola de processo emergente. Acredita que a estratégia emerge através do aprendizado.
´As organizações aprendem com o fracasso tanto quanto com o sucesso, ou seja, decorre do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação.
´E assim a estratégia realiza-se ao longo do tempo, através de seus membros, individualmente ou coletivamente.
 
´Escola do Aprendizado
´A contribuição desta escola é importante, pois nem sempre as empresas possuem um gestor visionário e elas precisam construir estratégias levando em conta os diferentes conhecimentos individuais e coletivos, para enfrentar ambientes dinâmicos e imprevisíveis. Isso permite que o conhecimento tácito de um indivíduo possa visualizar coisas ocultas e formular ideias e estratégias que só pelo conhecimento explícito não seria possível.
´Por exemplo, os operários que trabalhavam no processo de fabricação de creme dental possuíam uma solução mais simples e barata do que os engenheiros para o problema de caixas de creme dental vazias, pois obtinham o conhecimento tácito do processo.
 
´Escola de Poder: de formação estratégica através do processo de negociação.
´Esta escola é dividida entre dois ramos: o poder micro – que lida com o jogo de política (poder ilegítimo) dentro de uma organização e, o poder macro – que diz respeito ao uso de poder pela organização.
´É subdividida em micropoder (formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa) e macropoder (utilza seu poder sobre os outros e parceiros de alianças para negociar estratégias coletivas de seu interesse).
 
´Escola do Poder
´Exemplo: Vários municípios solicitam recursos federais para financiar obras de saneamento para a população.
´Todos se enquadram nos pré-requisitos definidos pelo governo, porém os recursos são limitados e não será possível atender a todos.
´Os prefeitos que possuem influência política com os governantes, geralmente por serem do mesmo partido, terão mais probabilidade de conseguir os recursos para seu município.
 
´Escola Cultural: entende a formação de estratégia como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização.
´Preocupa-se na sua maioria com a influência da cultura na manutenção da estabilidade estratégica, tem como problema, resistência a mudanças.
´Obs: Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas.
 
´Escola Ambiental: concebe como processo reativo. Tem como máxima “tudo depende”: do porte da organização, da sua tecnologia, da estabilidade do seu contexto, da hostilidade externa e assim por diante.
´Exemplo: Um pequeno mercadinho tradicional no bairro, de repente é surpreendido com um novo entrante, com maior diversidade de produtos e promoções atraentes. O mercadinho antigo reage com lançamento de promoções e busca adequar-se a nova realidade, melhorando seu empreendimento
 
´De Configuração: esta escola combina as naturezas prescritiva e descritiva. O seu processo de formação estratégica é a transformação. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos.
´Observa a organização como configuração, uma forma, através do contexto que a cerca.
´Permite compreender que, para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, de desenho, ocorrendo assim, uma transformação da organização.
´Exemplo: A empresa Fugi trabalhava com filmes fotográficos e mudou radicalmente sua estratégia a fim de adaptar-se às novas tecnologias do mercado fotográfico: passou a comercializar máquinas digitais ao invés dos filmes fotográficos.
 
 
 
Estratégia e Administração Estratégica (15/12/2022 - 15/12/2022)
´Conforme Hamel e Prahalad (1995, p. 123), “o futuro não precisa apenas ser imaginado, precisa ser construído”;
´Assim, se constata a importância da Administração Estratégica, por permitir a análise do ambiente organizacional e, consequentemente, o estabelecimento de objetivos de curto e longo prazo, bem como de metas e políticas para auxiliar o alcance de tais objetivos.
 
A Administração estratégica – Panorama 
 
´Dessa forma, a Administração Estratégica se insere e envolve:
´Atuação global;
´Proatividade e foco participativo;
´Incentivo à criatividade;
´Controle do BSC;
´Ênfase em alianças;
´Responsabilidade social;
´Aprendizagem contínua.
 
Atuação Global 
 
´A globalização é a impossibilidade de as empresas e os governos seguirem outra lógica que não a do mercado mundial;
´A globalização dos mercados reconstrói o mundo de uma forma darwinista, decretando a sobrevivência dos mais fortes.
 
Proatividade e  Foco na Produtividade 
 
´Aprendizado de forma sistêmica;
´Autodesenvolvimento; e
´Comportamento proativo;
´Compreensão integrada da gestão;
´Estímulo a postura empreendedora;
´Compreensão coletiva dos limites de suas forças e competências para melhor conhecer o meio ambiente;
´Converter em sucesso as oportunidades existentes.
 
Incentivo à criatividade 
 
´Necessidade das empresas se amoldarem aos novos métodos produtivos e aos avanços tecnológicos;
´O principal objetivo: desafiar a criatividade de cada colaborador;
´Acompanhar a velocidade de transformação de capitais;
´Culturas organizacionais; e
´Concepção de trabalho e emprego.
´Estrategistas devem ser criativos;
´Atuação em ambiente com alto grau de descontinuidade;
´Adesão intelectual e emocional dos colaboradores;
´Recompensar as ideias inovadoras;
 
´John Kao (1996) aponta vários fatores determinantes da criatividade empresarial:
´Tecnologia, indutora de inovação;
´Conhecimento valorizado pela criatividade;
´Exigência crescente dos clientes;
´A concorrência global.
 
Controle pelo Balanced Scor Card 
 
´O Balanced Scorecard (BSC), divulgado pela primeira vez em 1992, foi um Método de medição de desempenho empresarial criado por Robert Kaplan e David Norton;
´Representa um sistema de alinhamento e controle estratégico da gestão, sendo implementado por um número crescente de empresas de sucesso no mundo.
´O BSC baseia-se na premissa de que a integração de indicadores que reflitam as perspectivas dos clientes, dos processos internos e da capacidade de aprendizagem e crescimento, com os indicadores de resultados financeiros, revelará o grau de solidez das estratégias implementadas;
 
´Organizada segundo quatro perspectivas:
´Financeira; Cliente; Processos internos; Aprendizado e crescimento.
´Desse modo, o BSC tornou-se um importante instrumento de alinhamento entre processos e estratégia, na medida em que associa concretamente os fatores impulsionadores do desempenho com as medições de resultado, gerando com isso maior vinculação e comprometimento das pessoas que estão envolvidas nas ações em todos os níveis da organização.
 
Organização em Unidades Estratégicas de Negócios 
 
´Tornar a empresa mais orgânica, proativa e dinâmica;
´UEN’s – o resultado de subdivisões da realidade de negócios da organização;
´A organização se torna um conjunto de pequenas organizações administradas com o máximo de interdependências;
 
´As UEN’s seguem a lógica do holismo;
´“holismo significa totalidade, coordenação de todas as partes...”;
´“A eficácia do todo seja maior do que o somatório da eficiência das partes”;
 
Ênfase nas alianças 
 
´A aliança estratégica é uma relação formal criada com o propósito de buscar conjuntamente, objetivos mútuos;
´Partilham a autoridade administrativa, formam elos e aceitam propriedade conjunta;
 
Responsabilidade Social 
 
´Equilíbrio entre o resultado econômico e responsabilidade social;
´Decisões guiadas pelos princípios éticos;
´Abordagem sustentável a longo prazo.
 
Aprendizagem Contínua 
 
´O aprendizado contínuo é a chave da vantagem competitiva renovável;
´Propósito claro e estratégico voltado para a aquisição de novas capacidades;
´Efetivo compromisso com a experimentação contínua;
 
´Senge (1990) propõe cinco componentes ou disciplinas:
´Raciocínio sistêmico;
´Resgate da percepção dinâmica;
´Domínio pessoal;
´Definição de um objetivo comum e aprendizado em grupo.
 
Atestado médico para acompanhar familiar (15/12/2022 - 15/12/2022)

Atestado médico para acompanhar familiar 

Do pensamento à Administração Estratégica (15/12/2022 - 19/12/2022)

Do pensamento à Administração Estratégica 

ØNum cenário de incerteza e turbulência, observa-se a dificuldade que as organizações têm de definir uma estratégia que as de fato competitiva.
ØA alta competitividade não permite demasiado tempo para tomar decisões;
ØE os clientes aguardam por respostas rápidas e eficientes.
ØPortanto, as organizações precisam ter uma visão clara e coerente de suas metas e objetivos, utilizando ferramentas inovadoras e adequadas como um diferencial no ambiente em que atuam.
 

 

•A Administração Estratégica é um processo contínuo e interativo voltado para a manutenção da organização como um todo integrado de forma apropriada a seu ambiente. Dessa forma, à medida que os gestores tentam lidar com o mundo dinâmico em que vivem, a gestão estratégica em uma empresa geralmente evolui passando por uma sequência (CERTO; PETER, 2005, p. 17):
•A gestão estratégica para Hunger (2002, p. 04), “é o conjunto de decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho de uma corporação em longo prazo.”
•O estudo da gestão estratégica enfatiza o monitoramento e a avaliação de oportunidades e ameaças externas face às forças e fraquezas de uma corporação. (HUNGER,2002).
•Como campo de estudo, a gestão estratégica incorpora as preocupações que fazem parte da política de negócios com maior ênfase no ambiente externo e na estratégia.
 
 
 
 
 
 
•Admite-se assim que, a Administração estratégica tem se tornado cada vez mais necessária para as empresas tomarem consciência da importância da implantação desse processo a partir de um pensamento estratégico em sua gestão. (WRIGHT, KROL e PARNEL, 2001).
•Dado o grande aumento da concorrência, e da influência do governo nas empresas, torna-se necessário a familiaridade com esse processo estratégico, pois o conjunto de ações administrativas possibilita aos gestores a integração da empresa ao seu ambiente, bem como de seu desenvolvimento, possibilitando que as mesmas atinjam seus objetivos e metas (CAMARGOS; DIAS, 2003).
 
 
•A administração estratégica é um processo que vai desde a escolha da Missão de uma empresa, até a obtenção da Vantagem competitiva.
•O processo de administração estratégica começa quanto à organização tem bem definida a sua missão.
•O sucesso da estratégia depende do modo como a ela foi formulada, e se esta agrega ou não valores para a empresa. 
 
•A ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS
•O processo de escolha das estratégias pode ser visto de forma complexa e demorada para ser implantado na organização, porém, é possível analisá-lo como mais uma etapa a ser cumprida. (BARNEY; HESTERLY, 2007).
•Etapa essa que se caracteriza pela retomada dos dados levantados: missão escolhida, objetivos elencados, identificação de forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, dentre outros.
Vale lembrar que, a escolha da estratégia para a empresa deve estar alinhada a esses dados, com isso torna-se mais fácil concretização dos objetivos levantados, e a obtenção de vantagens competitivas
 
 
•VANTAGEM COMPETITIVA
•Pioneiro na discussão acerca dos diferenciais que promovem um aumento de fatias de mercado que algumas empresas conseguem alcançar ou lutam para isso, o termo foi concebido por Michael Porter, em 1989, no seu livro Vantagem competitiva.
•O termo “vantagem competitiva” passa por uma visível evolução, envolvendo a unidade de negócios inteira e não apenas um produto (OHMAE, 1978; MORRISSON; LEE, 1979).
•O processo de gestão estratégica é proposto como a gestão da vantagem competitiva, ou seja, o processo de identificar, desenvolver e tomar vantagem dos embates onde uma vantagem tangível e preservável nos negócios possa ser conquistada (SOUTH, 1980).
•Na década de 1990, Porter (1990) relaciona vantagem com criação de valor.
•A capacidade de competição de uma organização depende da sua capacidade de mudar e de desenvolver novas direções estratégicas. 
 
•As vantagens competitivas podem ser definidas como sendo um conjunto consistente de características de desempenho que a empresa terá, e por meio da qual contribuirá para um aumento da competitividade da organização.
•A competitividade, por sua vez, pode ser conquistada e mantida através da inovação, seja de forma proativa ou reativa.
•A inovação pode ser decorrente da identificação de necessidade de incrementar o desempenho financeiro, quer seja para buscar melhores posições de mercado ou para defendê-las
 
•Assim pode-se definir Administração Estratégica como um processo ou uma série de etapas que incluem(CERTO: PETER, 2005):
•1. Análise ambiental;
•2. Estabelecimento da diretriz organizacional;
•3. Formulação de estratégia;
•4. implementação da estratégia; e
•5. Controle estratégico.
 
•Etapa1: análise do ambiente
•Essa etapa caracteriza-se pelo processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros.
•Nesse contexto o ambiente organizacional é o conjunto de todos os fatores, tantos internos como externos, que podem influenciar o progresso obtido por meio da realização dos objetivos.
 
 
•Ex: variáveis ambientais que devem ser monitoradas durante essa análise são:
•Características organizacionais;
•Comportamento do mercado e do consumidor;
•Estrutura industrial;
•Fornecedor; e
•Social, econômico e político.
 
 
•Características organizacionais: participação no mercado; qualidade dos produtos; fluxo de caixa/ investimento de capital bruto.
•Estrutura industrial: taxa de mudanças tecnológicas em produtos ou processos; grau de diferenciação do produto; estrutura de preço/custo da indústria; e economia de escala.
•Fornecedor: principais mudanças na disponibilidade de matérias-prima.
 
•Comportamento do mercado e do consumidor: segmentação do mercado; tamanho do mercado; desenvolvimento de novo mercado; e lealdade do comprador.
•Social, econômico e político: taxa de juros, disponibilidade de energia; e governo.
 
•Etapa2: Estabelecimento da diretriz organizacional
•Essa etapa de Estabelecimento da diretriz organizacional ou determinação da meta da organização,  apresenta dois principais indicadores da direção para a qual a organização é levada: a) missão e  b) os objetivos organizacionais.
•Após análise do ambiente para descobrir os pontos fortes e fracos  da organização, assim como suas oportunidades e riscos/ameaças, frequentemente a administração fica mais bem capacitada para estabelecer, reafirmar ou modificar sua meta organizacional. 
 
•No entanto, para estabelecer apropriadamente a meta organizacional, a administração deve saber a que se resume uma declaração de missão organizacional, entender a natureza dos objetivos organizacionais e adotar um processo efetivo e eficiente para determinar essa meta organizacional.
•Ex: A McDonald’s começou em 1954. Tinha como objetivo a venda de hamburgueres com qualidade, em um ambiente super limpo e com serviço rápido. O negócio cresceu rapidamente. Dez anos depois, a empresa já tinha mais de mil restaurantes nos EUA e em 1967partiu para internacionalização, com lojas no Canadá e Porto Rico. Atribui o sucesso ao Sistema McDonald’s, um conjunto de preceitos que são seguidos por todos os franqueados da empresa, em todos os lugares. 
 
 

Etapa2: Estabelecimento da diretriz organizacional 

•As diretrizes estratégicas são definidas pela visão, missão e valores da organização;
•Uma organização pode ser descrita em termos de suas diretrizes estratégicas;
•Visão entendida como um cenário, é a imagem projetada para o futuro e que deve ser compartilhada e apoiada por todos os colaboradores da empresa;
 
•Para construção da visão:
•Como queremos ser reconhecidos no futuro?
•Que desafio se apresenta aos nossos colaboradores?
•Onde estaremos atuando com os nossos clientes?
Quais as principais oportunidades que podem surgir?
•A missão é a razão de ser da organização, a função que ela desempenha no mercado para tornar-se útil e justificar seus lucros perante os acionistas e a sociedade em que atua.
•Na desenvolvimento da missão:
•Qual o negócio da organização?
•Quem é o seu cliente?
•Qual a sua vantagem competitiva?

Qual a sua contribuição social?

•Os valores são crenças básicas para a tomada de decisão na empresa;
•As diretrizes estratégicas são ao mesmo tempo categóricas no que se refere ao compromisso dos colaboradores com o propósito da empresa e flexíveis em seus detalhes para que estes possam ser adaptados durante a busca dos objetivos.
 

Etapa3: formulação da estratégica

•Nessa etapa o processo de administração estratégica consiste na formulação da estratégia.
•Certo e Peter (2005) compreendem que a estratégia consiste no curso de ação que dará condições que a organização alcance de seus resultados pretendidos.
•A formulação de estratégias consiste em projetar e selecionar ações que levem à realização dos objetivos organizacionais.
•O enfoque central da estratégia organizacional é aprender como lidar satisfatoriamente com a concorrência.
•Ressalte-se que, para a formulação de estratégias faz-se necessário compreender as ferramentas que auxiliam nesse processo como, análise das questões críticas, matriz BCG, matriz de Ansoff, análise SWOT dentre outras que servem de apoio. 
 
Administração estratégica
 Estratégia empresarial 
 
•Como desenvolver estratégias de sucesso em mercados dinâmicos?
•Como manter-se à frente na competição?
•Como manter-se relevante?
 
•Etapa4: implementação da estratégia
 
•É nessa etapa que ocorre a fase de pôr em ação as estratégias que emergiram de etapas anteriores dentro do processo de administração estratégica;
•Vale lembrar que, sem a implementação efetiva da estratégia, as organizações são incapazes de obter os benefícios da realização de uma análise, do estabelecimento de uma diretriz e formulação da estratégia organizacional. (aaker,2012)
 
•Etapa4: implementação da estratégia
•A implementação de sucesso requer clareza acerca dos seguintes aspectos:
•A) necessidade de mudanças para suportar a implementação de nova estratégia;
•B) Gerenciamento da cultura a fim de garantir a implementação da estratégia;
•C) Verificar a relação entre estratégia e estrutura organizacional;
•D) atenção às diferentes abordagens de implementação adotadas;
•E) observar o tipo de conhecimento que o administrador no processo de uma implementação bem sucedida.
 
•Há bem pouco tempo o mundo esperava tempo demais para colocar estratégias em prática e refiná-las com paciência e disciplina.
•O plano estratégico anual guiava a empresa. Hoje, as coisas não são mais assim.
•Novos produtos, modificações de produtos, subcategorias, tecnologias, aplicações, nichos de mercado, segmentos, mídias, canais de distribuição e assim por diante, estão surgindo mais rápido...
•O resultado disso são mercados que não são somente dinâmicos, mas arriscados, complexos e desordenados. (aaker, 2012)
 
•Esses mercados confusos e turbulentos tornam a criação de estratégias e sua implementação muito mais desafiadoras.
•A estratégia tem que ser vencedora não somente no mercado de hoje, mas no mercado de amanhã, em que o consumidor, o cenário competitivo e o contexto do mercado podem ser todos diferentes.
•Assim cada organização vive uma realidade nesse ambiente moldado por essa realidade, umas empresas se redirecionam, outras buscam adaptar-se e outras desaparecem gradualmente frente a tantas mudanças. (aaker,2012)
 

Etapa 5 – controle estratégico

•Em organizações controlar significa monitorar, avaliar e melhorar as diversas atividades que ocorrem dentro delas;
•É um tipo especial de controle organizacional que se concentra no monitoramento e na avaliação do processo de administração estratégica para melhorá-lo e assegurar-lhe um funcionamento adequado;
•Exercer controle é a parte principal do trabalho de cada administrador;
•Controlar é fazer com que algo ocorra da forma como foi planejado;
 

 

Recesso escolar (22/12/2022 - 22/12/2022)
Recesso escolar (26/12/2022 - 29/12/2022)
Férias do período letivo (02/01/2023 - 05/01/2023)

Férias conforme cronograma do Calendário Acadêmico 

Atestado médico - acompanhamento de familiar (09/01/2023 - 12/01/2023)

Atestado médico para acompanhar familiar. 

Atestado médico para acompanhar familiar (16/01/2023 - 16/01/2023)

Atestado médico para acompanhar familiar 

Atividade substitutiva (19/01/2023 - 19/01/2023)

Atvidade de leitura sobre Administração Estratégica 

  Atividade de leitura 
Explorando os pontos críticos do processo do Planejamento à Administração Estratégica
Licença médica (23/01/2023 - 02/02/2023)
Conceitos iniciais e contextualização e definição de estratégia. (26/01/2023 - 26/01/2023)
O conceito original de Administração estratégica. (30/01/2023 - 30/01/2023)
As escolas e as tipologias de estratégia. (02/02/2023 - 02/02/2023)
Os 5Ps da Estratégia. Administração Estratégica. (06/02/2023 - 06/02/2023)
Os 5Ps da Estratégia. Administração Estratégica. (09/02/2023 - 09/02/2023)
A Evolução do Pensamento Estratégico. (13/02/2023 - 13/02/2023)
Planejamento Estratégico: conceitos e elementos do Modelo proposto. Planejamento: estudo de suas etapas. (16/02/2023 - 16/02/2023)
Planejamento Estratégico: conceitos e elementos do Modelo proposto. Planejamento: estudo de suas etapas. (20/02/2023 - 20/02/2023)
Análise do Ambiente: interno e externo. (23/02/2023 - 23/02/2023)
Seminário Do Livro: Safari da Estratégia (27/02/2023 - 27/02/2023)
  LIVRO SAFARI DA ESTRATÉGIA 
Segue livro para a consrução do seminário
Definição de objetivos. Formulação de estratégias. Estratégias genéricas de negócios. (02/03/2023 - 02/03/2023)
Elaboração de programas. Avaliação da Estratégia de Negócios. Implementação. (06/03/2023 - 06/03/2023)
Construção de cenários e ferramentas de previsão (09/03/2023 - 09/03/2023)
3 Avaliação (13/03/2023 - 13/03/2023)
Controle e feedback. (16/03/2023 - 16/03/2023)
Artigo: Influência da Gestão Estratégica do Conhecimento na Inovação e Desempenho Organizacional (20/03/2023 - 20/03/2023)
Realizar um Mapa Mental em Sala do artigo (23/03/2023 - 23/03/2023)
Prova Final (27/03/2023 - 27/03/2023)
Resultado Final da Disciplina. Síntese dos conteúdos ministrados (30/03/2023 - 30/03/2023)
Fechamento do Semestre. Dinâmica de encerramento. (03/04/2023 - 03/04/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
17 21 24 28 01 05 08 12 15 19 22 26 29 02 05 09 12 16 19 23 26 30 02 06 09 13 16 23 27 02 06 09 13 16 20 23 27 30
1 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018902**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2020900**** 0 0 0 0 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
4 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020901**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 22
6 2020906**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2020902**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2018900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 20094**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
11 2019901**** 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 36
12 2020902**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2019902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018902**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
20 2020901**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2020901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 20
22 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2020901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2017902**** 0 0 0 0 0 0 2 2 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 35
28 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020902**** 7,0 7,5 7,0 7.2 0 AM
2 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2020900**** 9,0 9,3 7,9 8.7 0 AM
4 2020903**** 9,0 9,3 7,0 8.4 0 AM
5 2020901**** 9,0 9,0 8,9 9.0 0 AM
6 2020906**** 9,0 9,0 8,0 8.7 0 AM
7 2020900**** 9,0 8,8 8,0 8.6 0 AM
8 2020901**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
9 2020901**** 7,0 8,8 7,0 7.6 0 AM
10 2018902**** 7,0 7,5 7,0 7.2 0 AM
11 2020902**** 9,0 9,0 8,0 8.7 0 AM
12 2020901**** 9,0 9,0 8,9 9.0 0 AM
13 2020902**** 9,0 9,0 8,5 8.8 0 AM
14 2020901**** 8,0 9,0 8,9 8.6 0 AM
15 2020902**** 9,5 8,5 8,0 8.7 0 AM
16 2019902**** 9,0 9,3 8,0 8.8 0 AM
17 2020902**** 9,0 7,6 8,0 8.2 0 AM
18 2019901**** 4,0 9,0 0,0 0.0 2.2 0 RN
19 2019902**** 8,5 9,0 6,0 7.8 0 AM
20 20094**** 8,6 8,5 8,0 8.4 0 AM
21 2018900**** 8,5 8,5 7,5 8.2 0 AM
22 2020902**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
23 2020906**** 8,0 9,0 8,9 8.6 0 AM
24 2020901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 2020900**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
26 2020900**** 8,0 9,0 8,0 8.3 0 AM
27 2018902**** 6,0 8,0 7,0 7.0 0 AM
28 2020903**** 8,5 8,5 8,0 8.3 0 AM

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Título

Data
Aula de hoje - Palestra ZPE de Parnaíba 23/01/2023
Aula de hoje - Atividade substitutiva 19/01/2023
Retorno das aulas 09/01/2023
Material de estudos e apoio nas atividades 01/12/2022
Aula de hoje 01/12/2022
Atividade de Leitura - orientações 22/11/2022
Aula de hoje 21/11/2022
Novo Período letivo 16/11/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:49