-

DCAI119 - ADMINISTRAÇAO ESTRATÉGICA - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Período letivo não iniciado (14/11/2022 - 17/11/2022)
   Roteiro do Planejamento Estratégico 
Abertura e apresentação da disciplina - início do período letivo (21/11/2022 - 21/11/2022)

Abertura e apresentação da disciplina;

Apresentação do Plano de ensino. 

  Material para estudo 
Texto base para estudo. ESTRATÉGIA, ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UMA SÍNTESE TEÓRICA RESUMO A fim de proporcionar um melhor entendimento da estratégia e de sua relevância como disciplina da Administração, o artigo, por meio de um enfoque teórico, procedeu a uma sistematização da sua origem, evolução e conceituação, bem como da Administração Estratégica e da Estratégia Corporativa, esta última vista como o nível mais abrangente e nortedor dos demais níveis da estratégia organizacional, considerando-se as condições da empresa (porte, setor, estrutura, entre outros). Inicialmente, fez-se um resgate da origem e da etimologia do vocábulo estratégia; após isso, discorreu-se sobre a evolução da Administração Estratégica, disciplina que caminha para uma constituição mais elaborada e independente, até mesmo da Administração. Foram abordados, então, os diferentes conceitos e níveis da estratégia, enfatizando-se o nível corporativo, com base nos autores: CHRISTENSEN (1999), PORTER (1999) e WRIGHT, KROLL e PARNELL (2000). Por fim, foram feitas algumas considerações sobre esses tópicos.
  Plano de ensino 
Plano de ensino Administração Estratégica
Jogo do Brasil - Copa do Mundo (24/11/2022 - 24/11/2022)
Atividade de leitura (24/11/2022 - 28/11/2022)

Leitura do ensaio sob o título, ESTRATÉGIA, ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UMA SÍNTESE TEÓRICA. 

RESUMO A fim de proporcionar um melhor entendimento da estratégia e de sua relevância como disciplina da Administração, o artigo, por meio de um enfoque teórico, procedeu a uma sistematização da sua origem, evolução e conceituação, bem como da Administração Estratégica e da Estratégia Corporativa, esta última vista como o nível mais abrangente e nortedor dos demais níveis da estratégia organizacional, considerando-se as condições da empresa (porte, setor, estrutura, entre outros). Inicialmente, fez-se um resgate da origem e da etimologia do vocábulo estratégia; após isso, discorreu-se sobre a evolução da Administração Estratégica, disciplina que caminha para uma constituição mais elaborada e independente, até mesmo da Administração. Foram abordados, então, os diferentes conceitos e níveis da estratégia, enfatizando-se o nível corporativo, com base nos autores: CHRISTENSEN (1999), PORTER (1999) e WRIGHT, KROLL e PARNELL (2000). Por fim, foram feitas algumas considerações sobre esses tópicos.

   Trabalhando conceitos - Estratégia e Administração Estratégica
Período de Habilitação: 24/11/2022 às 08:00 a 29/11/2022 às 23:00
Jogos do Brasil Copa do Mundo 2022 (28/11/2022 - 28/11/2022)

Copa do Mundo 2022 - Jogo do Brasil 

Estratégia - conceitos (01/12/2022 - 01/12/2022)
´O termo estratégia vem do grego strategos que significa arte de planejar operações de guerra, também tem um significado literal de “a arte do general” (LARROUSE, 2001);
´Segundo Ansoff (1977, p. 98) “a origem histórica pode ser situada na arte militar”. Na antiga Grécia, estratégia significava aquilo que o general fez;
´A Arte da Guerra, livro escrito no século IV a.C. pelo general Sun Tzu, é o material mais antigo que aborda sobre os fundamentos da estratégia militar.
 
´Para, até a época napoleônica, o significado de estratégia ficou atribuído à arte e à ciência de dirigir forças militares.
´Porém, a partir dessa época seu conceito ampliou-se, ficou mais abrangente, dando importância às medidas econômicas e políticas destinadas a aumentar as chances de vitórias na guerra (TAVARES, 2007).
 
´A estratégia foi bastante utilizada por generais e imperadores. Nos campos de batalha elaboravam planos que tinham como objetivos usar ações táticas eficientes, planejadas estrategicamente, atacando e surpreendendo o inimigo;
´As ações táticas são as lutas de dentro do campo de batalha, ou seja, no campo de visão do inimigo, já as ações estratégicas são conduzidas fora do campo de visão do inimigo.
 
´Outras áreas foram sendo incorporadas, como a dos negócios na década de 60, significa dizer que, “à medida que as sociedades cresciam e os conflitos se tornavam mais complexos, generais, estadistas e capitães estudavam, codificavam e testavam conceitos estratégicos essenciais até que um coerente corpo de princípios parece surgir”. (MINTZBERG; QUINN, 2001, p. 22).
 
´O primeiro pesquisador a analisar a estratégia empresarial foi Chandler em 1962 ao publicar o livro Strategy and Structure. Definindo estratégia como:

 

“a determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa; e a adoção de ações e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos” (CHANDLER, 1962 apud LUIZ FILHO, 2005, p. 06).

´Para Whittington (2002), não há muito acordo a respeito do que seja estratégia. O conceito de estratégia é amplo e não tem um consenso geral, porém, alguns autores conceituam-na como um caminho ou linha de ação para alcançar objetivos específicos de uma organização.
 
´De acordo com Tavares (2007), o significado de estratégia não mudou muito ao longo do tempo. Para ele, a estratégia consiste em concentrar todo o esforço em um foco bem definido, sempre em busca da vitória e sustendo-a.
 

Uma estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações definido para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva.

Uma empresa tem vantagem competitiva quando implementa uma estratégia que os concorrentes não conseguem copiar ou acham custosa demais para imitar.

 

´Andrews (2001), é considerado o primeiro a sistematizar os conhecimentos até então incoerentes sobre estratégia, que a define da seguinte maneira:
´A estratégia empresarial é o padrão de decisões em uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas, produz as principais políticas e planos para a obtenção dessas metas e define a escala de negócios em que a empresa deve se envolver [...]. (ANDREWS, 2001, p. 58).
 
´A estratégia serve como norteador da empresa, segundo Chiavenato (1994, p.145), estratégia pode ser definida como “[...] um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa a longo prazo”.
 
´A estratégia é como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os desafios e objetivos da empresa, ou seja, como e que sentido ir à busca do sucesso (REBOUÇAS, 1997).
´
´Para Ansoff (1990), o objetivo se assemelha a estratégia, o primeiro representa os fins que a empresa está procurando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins.
 
´Para Porter (1989), a estratégia se define como uma configuração de atividades internamente coesa que diferencia uma empresa de seus concorrentes.
´Este conceito traz uma visão própria do que seja estratégia, e que é importante conhecer para que seu trabalho seja compreendido corretamente.
 
´Segundo Mintzberg e Quinn (2001), a definição de estratégia pode ser apresentada por cinco formas: como plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva (5 Ps da estratégia), e que podem ser inter-relacionadas:
´Estratégias como Plano: é uma espécie de curso ou guia de ação conscientemente engendrado, uma diretriz ou conjunto de diretrizes.  Assim, as estratégias têm duas características essenciais: a) são preparadas previamente às ações para as quais se aplicam; b) são desenvolvidas consciente e deliberadamente.
 
´Padrão: estabilidade no comportamento, a estratégia enfoca a ação, lembrando que o conceito é vazio se não levar em conta o comportamento;
 
´Posição: encoraja a visualizar as organizações em seu ambiente competitivo, como encontrar suas posições e como se proteger a fim de enfrentar a concorrência. Olhar para fora, no intuito de posicionar a organização no ambiente.
 
´Perspectiva: enquanto estratégia, olha para dentro, na verdade para dentro das cabeças dos estrategistas, coletivamente, mas com uma visão mais ampla. não é apenas uma ideia de como lidar com o inimigo em um ambiente de concorrência ou de mercado, é sobre as organizações como instrumentos para percepção coletiva e ação, ou seja como as intenções se difundem através de um grupo de pessoas para se tornar compartilhada como normas e valores e como tais padrões de comportamento se integram no grupo.
 
´Pretexto: uso de “manobras” com a finalidade de obter vantagem;
 
´Mintzberg e Quinn (2001, p. 20) afirmam que : “Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente”.
´O que está no âmago da estratégia, é o fortalecimento de sua postura concomitante à sua capacidade de flexibilização.
 
´A essência da estratégia é construir uma postura que seja tão forte (e potencialmente flexível) de maneira seletiva que a organização possa alcançar suas metas, apesar das maneiras imprevisíveis que as forças externas possam, na realidade, interagir quando a ocasião chegar (MINTZBERG; QUINN, 2001, p. 25).
 
´Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), definem que não é simples conceituar o que seja estratégia, mas em geral concorda-se sobre a sua natureza.
´Portanto, a estratégia:
´Diz a respeito tanto à organização como ao ambiente;
´É complexa, pois mesmo considerando que as mudanças remetem a novas circunstâncias para a organização, a essência da organização deve permanecer inalterada;
 
´A estratégia:
´Afeta uma organização em seu todo;
´Implica em questões de conteúdo e processo;
´Não são determinadas, elas podem diferir entre si;
´Existe em níveis diferentes na organização;
´Envolve vários aspectos conceituais e analíticos.
 
´A estratégia pode ser definida como: um plano elaborado de forma a nortear a empresa na busca de seus objetivos e metas.
´A estratégia acaba tendo que passar por diversas mudanças na sua existência.
´Muitas organizações empregam planos para seu futuro e também copiam padrões de seu passado, uma pode se chamar de estratégia pretendida e a outra de estratégia realizada.
 
Estratégia pretendida e estratégia realizada
 
´As estratégias que os gestores oferecem, definem e que pretendem ver realizadas são as estratégias pretendidas.
´Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), estratégias pretendidas consistem em três componentes: finalidade, políticas e planos.
´Finalidades: quando uma organização pretende alcançar objetivos de longo prazo, realizando objetivos de curto prazo, descrevendo a missão da organização, e acabando nos chamados objetivos estratégicos. este procedimento hierárquico é toda a base da gestão estratégica.
 
´Políticas: são linhas mestras que apontam fronteiras e delimitações ao que quer conseguir. Em busca de alcançar as finalidades pretendidas pela organização.
´Planos: meios que se usa para atingir os fins, explicitando ou não o tempo.
 
´Ao contrário das estratégias pretendidas, que focam nos aspectos futuros, as estratégias realizadas referem-se ao passado.
´Para Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), apesar de se considerar que teoricamente uma estratégia pretendida é bem sucedida se for implementada e realizada na sua totalidade (Estratégia Deliberada), as estratégias pretendidas podem ser bastante diferentes das que realmente se realizam.
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
´Verifica-se que a estratégia tem que ser flexível, e que deverá acompanhar mudanças durante a sua implementação;
´A estratégia evoluiu e fincou seus conceitos nas organizações, então percebida que, no nível da alta administração, onde é formulada conforme o objetivo da empresa, tem como parâmetro a Missão da mesma;
´Sendo assim, surge a necessidade de formular, implementar e administrar a estratégia de forma eficiente e eficaz.
 
´Para Certo e Peter (1993), a formulação da estratégia define o caminho que a empresa decide seguir, projetando e selecionando as estratégias, tendo como principal meta, realizar os objetivos da organização.
´Sendo o foco principal da estratégia organizacional, como combater a concorrência. 
 
 
 
 
Jogos do Brasil Copa do Mundo 2022 (05/12/2022 - 05/12/2022)

Jogos do Brasil Copa do Mundo 2022

Escolas da Estratégia (08/12/2022 - 08/12/2022)
 
 
 
 
 
 
´Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), propuseram a existência de dez escolas mais influentes, onde cada uma tem sua perspectiva única, focalizando um aspecto importante do processo de formação estratégica: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
´Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), essas dez escolas caem em três agrupamentos:
´Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;
´Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;
´Escola Configurativa: Escola da Configuração.
 
´As dez escolas estratégicas segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000):
´Do Design (desenho): considera a formação estratégica como um processo de concepção.
´Sendo assim, oferece um modelo de formulação de estratégia visando atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas.
´As estratégias são claras, simples e únicas, num processo deliberado de pensamento consciente.
´A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia.
 
 
´Exemplo: Fazer análise do ambiente utilizando a ferramenta Matriz SWOT, a fim de avaliar os pontos fortes e fracos da situação interna e as ameaças e oportunidades da situação externa, para criar/gerar a base da estratégia da empresa.