´O termo estratégia vem do grego strategos que significa arte de planejar operações de guerra, também tem um significado literal de “a arte do general” (LARROUSE, 2001);
´Segundo Ansoff (1977, p. 98) “a origem histórica pode ser situada na arte militar”. Na antiga Grécia, estratégia significava aquilo que o general fez;
´A Arte da Guerra, livro escrito no século IV a.C. pelo general Sun Tzu, é o material mais antigo que aborda sobre os fundamentos da estratégia militar.
´O primeiro pesquisador a analisar a estratégia empresarial foi Chandler em 1962 ao publicar o livro Strategy and Structure. Definindo estratégia como:
“a determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa; e a adoção de ações e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos” (CHANDLER, 1962 apud LUIZ FILHO, 2005, p. 06).
´Para Whittington (2002), não há muito acordo a respeito do que seja estratégia. O conceito de estratégia é amplo e não tem um consenso geral, porém, alguns autores conceituam-na como um caminho ou linha de ação para alcançar objetivos específicos de uma organização.
´De acordo com Tavares (2007), o significado de estratégia não mudou muito ao longo do tempo. Para ele, a estratégia consiste em concentrar todo o esforço em um foco bem definido, sempre em busca da vitória e sustendo-a.
Uma estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações definido para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva.
Uma empresa tem vantagem competitiva quando implementa uma estratégia que os concorrentes não conseguem copiar ou acham custosa demais para imitar.
´Andrews (2001), é considerado o primeiro a sistematizar os conhecimentos até então incoerentes sobre estratégia, que a define da seguinte maneira:
´A estratégia empresarial é o padrão de decisões em uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas, produz as principais políticas e planos para a obtenção dessas metas e define a escala de negócios em que a empresa deve se envolver [...]. (ANDREWS, 2001, p. 58).
´A estratégia serve como norteador da empresa, segundo Chiavenato (1994, p.145), estratégia pode ser definida como “[...] um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa a longo prazo”.
´A estratégia é como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os desafios e objetivos da empresa, ou seja, como e que sentido ir à busca do sucesso (REBOUÇAS, 1997).
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´Para Ansoff (1990), o objetivo se assemelha a estratégia, o primeiro representa os fins que a empresa está procurando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins.
´Para Porter (1989), a estratégia se define como uma configuração de atividades internamente coesa que diferencia uma empresa de seus concorrentes.
´Este conceito traz uma visão própria do que seja estratégia, e que é importante conhecer para que seu trabalho seja compreendido corretamente.
´Segundo Mintzberg e Quinn (2001), a definição de estratégia pode ser apresentada por cinco formas: como plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva (5 Ps da estratégia), e que podem ser inter-relacionadas:
´Estratégias como Plano: é uma espécie de curso ou guia de ação conscientemente engendrado, uma diretriz ou conjunto de diretrizes. Assim, as estratégias têm duas características essenciais: a) são preparadas previamente às ações para as quais se aplicam; b) são desenvolvidas consciente e deliberadamente.
´Padrão: estabilidade no comportamento, a estratégia enfoca a ação, lembrando que o conceito é vazio se não levar em conta o comportamento;
´Posição: encoraja a visualizar as organizações em seu ambiente competitivo, como encontrar suas posições e como se proteger a fim de enfrentar a concorrência. Olhar para fora, no intuito de posicionar a organização no ambiente.
´Perspectiva: enquanto estratégia, olha para dentro, na verdade para dentro das cabeças dos estrategistas, coletivamente, mas com uma visão mais ampla. não é apenas uma ideia de como lidar com o inimigo em um ambiente de concorrência ou de mercado, é sobre as organizações como instrumentos para percepção coletiva e ação, ou seja como as intenções se difundem através de um grupo de pessoas para se tornar compartilhada como normas e valores e como tais padrões de comportamento se integram no grupo.
´Pretexto: uso de “manobras” com a finalidade de obter vantagem;
´Mintzberg e Quinn (2001, p. 20) afirmam que : “Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente”.
´O que está no âmago da estratégia, é o fortalecimento de sua postura concomitante à sua capacidade de flexibilização.
´A essência da estratégia é construir uma postura que seja tão forte (e potencialmente flexível) de maneira seletiva que a organização possa alcançar suas metas, apesar das maneiras imprevisíveis que as forças externas possam, na realidade, interagir quando a ocasião chegar (MINTZBERG; QUINN, 2001, p. 25).
´Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), definem que não é simples conceituar o que seja estratégia, mas em geral concorda-se sobre a sua natureza.
´Portanto, a estratégia:
´Diz a respeito tanto à organização como ao ambiente;
´É complexa, pois mesmo considerando que as mudanças remetem a novas circunstâncias para a organização, a essência da organização deve permanecer inalterada;
´A estratégia:
´Afeta uma organização em seu todo;
´Implica em questões de conteúdo e processo;
´Não são determinadas, elas podem diferir entre si;
´Existe em níveis diferentes na organização;
´Envolve vários aspectos conceituais e analíticos.
´A estratégia pode ser definida como: um plano elaborado de forma a nortear a empresa na busca de seus objetivos e metas.
´A estratégia acaba tendo que passar por diversas mudanças na sua existência.
´Muitas organizações empregam planos para seu futuro e também copiam padrões de seu passado, uma pode se chamar de estratégia pretendida e a outra de estratégia realizada.
Estratégia pretendida e estratégia realizada
´As estratégias que os gestores oferecem, definem e que pretendem ver realizadas são as estratégias pretendidas.
´Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), estratégias pretendidas consistem em três componentes: finalidade, políticas e planos.
´Finalidades: quando uma organização pretende alcançar objetivos de longo prazo, realizando objetivos de curto prazo, descrevendo a missão da organização, e acabando nos chamados objetivos estratégicos. este procedimento hierárquico é toda a base da gestão estratégica.
´Políticas: são linhas mestras que apontam fronteiras e delimitações ao que quer conseguir. Em busca de alcançar as finalidades pretendidas pela organização.
´Planos: meios que se usa para atingir os fins, explicitando ou não o tempo.
´Ao contrário das estratégias pretendidas, que focam nos aspectos futuros, as estratégias realizadas referem-se ao passado.
´Para Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), apesar de se considerar que teoricamente uma estratégia pretendida é bem sucedida se for implementada e realizada na sua totalidade (Estratégia Deliberada), as estratégias pretendidas podem ser bastante diferentes das que realmente se realizam.