RAFAEL ROCHA MATIAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

Ir ao Menu Principal

rafael rocha matias

ELE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

CLI/CEAD047 - História do jogo de xadrez e as escolas enxadrísticas - Turma: 4A (2022.2)

Tópicos Aulas
Aula 1: TCC I (26/09/2023 - 26/09/2023)
1.Informes sobre a disciplina
2.Objetivos de TCC I
3.Planificação das Atividades
4.Cronograma das atividades de TCC I e Bibliografias requeridas
Aula 2: Introdução_título_projeto (03/10/2023 - 03/10/2023)
1.Título: como elaborar?
2.Como fazer a Introdução do tema
3.Dicas para referir autores
 
Referências
ATV 1: Introdução (10/10/2023 - 10/10/2023)

Envio da primeira atividade/ATV1 constando do título do projeto, orientador e Introdução conforme o modelo anexado. Atividade valendo 1.0 ponto a ser somada às demais atividades como nota do 1 AP. 

A presença desta atividade assíncrona será dada pelo envio da atividade dentro do prazo, via SIGAA.

O envio dessa atividade é exclusivamente em WORD.

    
Inicia em 10/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 12/10/2023 às 23h 59
Aula 3: Revisão Bibliográfica e Referências (17/10/2023 - 17/10/2023)
1.O que é uma revisão bibliográfica?
2.Tópicos de uma revisão bibliográfica
3.Dicas e exemplos para elaborar uma revisão
4. Citações na revisão
5.Como fazer as referências (NBR6023)
 
Referências
ATV 2: Revisão Bibliográfica_Referências (24/10/2023 - 24/10/2023)

Atividade referente à elaboração dos tópicos "Revisão Bibliográfica" e "Referências", valendo no máximo 2.0 pontos, a serem somados às demais atividades como nota de 1 AP.

    
Inicia em 24/10/2023 às 14h 0 e finaliza em 06/11/2023 às 23h 59
Aula 4: Hipótese e objetivos (31/10/2023 - 31/10/2023)
1.O que é uma Hipótese num trabalho científico?
2.Como elaborar uma hipótese
3.Exemplos de formulação de Hipóteses
4.Objetivos de um projeto: definição
5.Qual a diferença entre objetivo geral e objetivos específicos?
6. Exemplos e dicas de elaboração de objetivos
 
Referências
ATV 3: Hipótese e Objetivos (07/11/2023 - 07/11/2023)

Atividade referente aos tópicos "Hipótese e objetivos (geral e específico)" valendo, no máximo 2.0 pontos a serem somados às demais atividades com nota de 1 AP.

A ATV3, como as demais deverá ser enviada, exclusivamente, em word e via SIGAA

    
Inicia em 07/11/2023 às 14h 0 e finaliza em 11/11/2023 às 23h 59
Aula 5: Metodologia (14/11/2023 - 14/11/2023)
1.Metodologia: como fazer?
2.Roteiro e dicas de elaboração de metodologia
3.Exemplos de elaboração de metodologia
 

Referências

ATV 4: Metodologia (21/11/2023 - 21/11/2023)

Atividade relativa ao tópico "Metodologia"/ATV4, com pontuação máxima de 3.0 pontos a ser somada às demais atividades como nota da primeira avaliação parcial/1AP.

 

    
Inicia em 21/11/2023 às 14h 0 e finaliza em 28/11/2023 às 23h 59
Aula 6: Resultados Esperados/ Cronograma de atividades (28/11/2023 - 28/11/2023)

Considerações finais/Resultados Esperados

Elaboração de um Cronograma de atividades

Elementos pré e pós textuais

 

ATV 5: Considerações finais e Cronograma de atividades (05/12/2023 - 05/12/2023)

Última atividade/ATV5 para compor a nota final de 1 AP

Envio exclusivamente em word e via SIGAA, valendo num total de 2.0 pontos

    
Inicia em 05/12/2023 às 14h 0 e finaliza em 08/12/2023 às 23h 59
Aula 7: Apresentação Oral (12/12/2023 - 12/12/2023)
A comunicação científica: conceitos e diretrizes
Diretrizes para uma apresentação oral
 
Referências
Envio da apresentação oral e tópicos do projeto (19/12/2023 - 19/12/2023)

Envio dos slides para correção da apresentação oral e dos tópicos faltante do projeto de TCC I

    
Inicia em 19/12/2023 às 14h 0 e finaliza em 16/01/2024 às 23h 59
Férias docentes de 02/01/2024 a 12/01/2024 (02/01/2024)

Férias docentes, conforme calendário oficial de UFDPar de 02/01 a 12/01/2024

Perparação e correção dos slides (16/01/2024 - 23/01/2024)

Preparação e correção dos slides para a apresentação oral

Cada aluno terá , no máximo, 10 minutos para a apresentação e no mínimo 08 minutos

O cronograma de apresentação, por ordem alfabética, encontra-se anexado abaixo 

Apresentação oral do projeto de TCC I (30/01/2024 - 30/01/2024)

O aluno tem 10 minutos e no mínimo 08 minutos para a apresentação

Esta atividade terá valor máximo de 05 pontos a ser somado com o projeto concluído

A ordem de apresentação será alfabética conforme o Quadro abaixo:

Envio do Projeto de TCC I finalizado (30/01/2024 - 20/02/2024)

Envio, em word, via SIGAA do projeto finalizado de TCC I

    
Inicia em 01/02/2024 às 14h 0 e finaliza em 20/02/2024 às 14h 0
Apresentação da disciplina. Análise descritiva (25/08/2015 - 25/08/2015)
Análise de uma amostra (01/09/2015 - 01/09/2015)

Teste Qui-quadrado

Teste t de uma amostra

Teste Qui-Quadrado (08/09/2015 - 08/09/2015)
Transformação no SPSS (15/09/2015 - 15/09/2015)
Primeira avaliação (22/09/2015 - 22/09/2015)
ANOVA One-way (29/09/2015 - 29/09/2015)
ANOVA two-Way (06/10/2015 - 06/10/2015)
ANOVA two-way e three-way (13/10/2015 - 13/10/2015)
Segunda avaliação (20/10/2015 - 20/10/2015)
Anova two-way e three-way mixed (27/10/2015 - 27/10/2015)
Terceira avaliação (03/11/2015 - 03/11/2015)
Correlação e regressão linear simples (10/11/2015 - 10/11/2015)
regressão linear múltipla e logística (17/11/2015 - 17/11/2015)
Quarta avaliação (24/11/2015 - 24/11/2015)
Testes não paramétricos (01/12/2015 - 01/12/2015)
Testes não paramétricos (08/12/2015 - 08/12/2015)
Tópico prévios. (09/02/2022 - 09/02/2022)

i) Estrutura atômica

1) https://drive.google.com/file/d/14Uk3UgBMhqbjWTGH2Oy3atNNy_9HS-OP/view?usp=sharing

2) https://drive.google.com/file/d/1ScL1toHlFxt-w6SV-WVaaWYBdBsjpnR9/view?usp=sharing

ii) Classificação Periódica

1) https://drive.google.com/file/d/1fr7fNbxRCED6h4DQjupHylC-eYPMeCUi/view?usp=sharing

2) https://drive.google.com/file/d/1Tz6VOqFUAr80b8p5w17B9DnjhUcIqNRR/view?usp=sharing

iii) Ligações Químicas

1) https://drive.google.com/file/d/1iJ0i7g8Be3hBvlW59ypVq2L8Y8HipyA-/view?usp=sharing

2) https://drive.google.com/file/d/1iT1jogS59aKeaqB6TnMupc4BuNPCXeV9/view?usp=sharing

3) https://drive.google.com/file/d/1pOEf8ZJZ6yJM856yR_2sSgWC71ht9sSZ/view?usp=sharing

4) https://drive.google.com/file/d/1KmvZL44BhikNSDpvN00LvSYanTx-hZU7/view?usp=sharing

Apresentação da Disciplina (16/02/2022 - 16/02/2022)

-Discussão do plano de curso

-Acertos gerais sobre o andamento do curso

Link permanente: https://meet.google.com/cca-nmgt-ctk

Grupo de Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GkD7ElEbzdvAu3SkKKBtCv

Livro texto: Introdução à Química Geral

https://drive.google.com/file/d/1VjiSDACdZmFR_Vl3z9Go4xOtjpw_f_5V/view?usp=sharing

 

Bibliografia secundária:

Livro Química a ciência central - Brown : https://drive.google.com/file/d/18l-Kj-JK38jqwC72KJgMPKUbdzhofYIH/view?usp=sharing

Livro Princípios de Química - Atkins: https://drive.google.com/file/d/110n8eCzzt9Yzo83tlxPjWo46rSGCN56T/view?usp=sharing

 

   Plano de Curso 
Conceitos Gerais (16/02/2022 - 16/02/2022)

-Propriedades da matéria

-Medidas

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1Is865Q9pc0LjOWIhARhFgfbhTsP_oGE9/view?usp=sharing

Conceitos Gerais - Continuação (18/02/2022 - 18/02/2022)

Classificação da Matéria

Transformações da Matéria

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1AVTp_E4ySAhptd3tzVSvnSGeEs1QdZkN/view?usp=sharing

Reações Químicas (23/02/2022 - 23/02/2022)

-Exemplos de reação químicas

-Mol e massa molar

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1Vkkiyr7O7s5yGVtYqgzSCdUzhojr1HdJ/view?usp=sharing

Reações Químicas II (25/02/2022 - 25/02/2022)

-Balanceamento de Equações Química

-Orientação sobre a prática caseira.

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1bsEZl6nH9q5g9LftzdcwhvuAld8vOqFS/view?usp=sharing

Aula assíncrona - Experimento Caseiro Reações Químicas (25/02/2022 - 25/02/2022)
Primeiro experimento caseiro. Fazer individualmente. Entregar até o dia 07/03/22.
Reações Químicas III (Aula Assíncrona) (02/03/2022 - 02/03/2022)

Estequiometria

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1CBt3vV6inulNeheRIkdu0iD0dTf5vGd3/view?usp=sharing

Reações Químicas IV (04/03/2022 - 04/03/2022)

-Reação iônicas em solução

-Reações de Oxidação

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1hHpEQH3dzaTXgZE9L5CY075F2h8630kB/view?usp=sharing

1ª avaliação (11/03/2022 - 11/03/2022)
Não teve aula (16/03/2022 - 16/03/2022)

Paralisação docente tendo como pauta reposição salarial.

Soluções (18/03/2022 - 18/03/2022)

Definição

Tipos de solução

Solubilidade

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1oS82tmvkUpDDav4Q73BxbDqESqngqFyL/view?usp=sharing

Soluções II (23/03/2022 - 23/03/2022)

Solubilidade e Interações Intermoleculares.

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1qq96LiblOGniiQR42IIQC_tdIOYJ0MiS/view?usp=sharing

Aula assíncrona - Experimento Caseiro Soluções (23/03/2022 - 23/03/2022)
Aula Extra.
  Segundo experimento caseiro. 
Fazer individualmente. Entregar até o dia 02/04/22.
Soluções III (25/03/2022 - 25/03/2022)

Concentração de soluções

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1Nv-Oi4apmpT84DSVD6H_BJcgQ740oJWX/view?usp=sharing

Soluções IV (Aula assíncrona) (28/03/2022 - 28/03/2022)

-Propriedades coligativas

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1ey0Q_B_wgoRCNHcv4JLO26S8wkgojlLJ/view?usp=sharing

Velocidade das Reações Químicas I (30/03/2022 - 30/03/2022)

-Definição de Velocidade das Reações Químicas

-Teoria das colisões

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1D4dNMwJEgXyjsamCTDXsKy3Wsn2cJ9HO/view?usp=sharing

Velocidade das Reações II (01/04/2022 - 01/04/2022)

- Fatores que afetam a velocidade da reação.

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1FuLpMuCx7VXdlHdINXkvG-aqTm_FP8v4/view?usp=sharing

Equilíbrio Químico I (06/04/2022 - 06/04/2022)

-Reação direta e inversa

-Constante de Equilíbrio

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1-e1Lm-rxj0NsWQ2KE0uKomDyDtC06PEA/view?usp=sharing

Equilíbrio Químico II (08/04/2022 - 08/04/2022)

-Princípio de Le Chatelier

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1kDUvSGM7abBmA_XZ72IGxZ4SBqH8uTS3/view?usp=sharing

2ª avaliação (Assíncrona) (13/04/2022 - 13/04/2022)
Ácidos e Bases (20/04/2022 - 20/04/2022)

-Definições de Ácidos e bases

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1_Aiay1ASCwmT-XDiicRcOSiIsyGUbhub/view?usp=sharing

Ácidos e Bases II (Assíncrona) (21/04/2022 - 21/04/2022)

Classificação de ácidos e bases.

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1OPajjfaPkcd7UJjOgmKrIKE970K9kEl4/view?usp=sharing

Ácidos e Bases III (22/04/2022 - 22/04/2022)

-Força dos Ácidos e Bases

-pH, pOH

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1k-uJJqOFmZEe3z9mHd_JHGzhV6XUiUvt/view?usp=sharing

Aula assíncrona - Experimento Caseiro Ácidos&Bases (25/04/2022 - 25/04/2022)
Aula Extra.
  Terceiro experimento caseiro. 
Fazer individualmente. Entregar até o dia 02/05/22.
Acidos & Bases IV (27/04/2022 - 27/04/2022)

-Soluções Tampão

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/10qgYoq2ONbdofkTNorta2pB0SBwAS1vQ/view?usp=sharing

Termoquímica I (29/04/2022 - 29/04/2022)

-Terminologia

-Primeira Lei da Termodinâmica

-Entalpia

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1GzmXXqxfuqoVLHlvynUT2GHGW29mhrjd/view?usp=sharing

Termoquímica II (04/05/2022 - 04/05/2022)

-Entropia

-Segunda Lei da Termodinâmica

-Terceira Lei da Termodinâmica

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1_yBL9cnEhDU2yUFNbhzDl23gXc-lFbng/view?usp=sharing

Termoquímica III (06/05/2022 - 06/05/2022)

-Energia livre de Gibbs

-Espontaneidade das reações

-Termodinâmica e sistemas vivos

Aula gravada: https://drive.google.com/file/d/1e25_SkXGdeV-feV-lZpzZMfrd1vGv5q_/view?usp=sharing

Revisão (11/05/2022 - 11/05/2022)
3ª Avaliação (13/05/2022 - 13/05/2022)
Exame Final (17/05/2022 - 17/05/2022)

Aula Extra.

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (09/12/2022 - 01/01/2023)

 

Disponível em: https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/2425

 

Caro(a) aluno(a),

 

Para você ter um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina e contribuir para seu processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Está será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

Mas, para conseguir êxito total nessa disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas horas e meias de estudo para ler os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos, no período da disciplina, seus conhecimentos poderão ficar limitados. 

Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do Professor Heraldo Aparecido Silva e dos Tutores: Agostinho José da Silva Sobrinho e Erasmo Márcio Falcão.

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Heraldo Aparecido Silva é Professor Associado na Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação – DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL/CCHL/UFPI. Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo – NEFEP/UFPI. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase nos temas: filosofia da educação; filosofia prática; pragmatismo e neopragmatismo; filosofia contemporânea; estética e filosofia da arte; história da filosofia; filosofia e literatura; histórias em quadrinhos e cultura pop; webcomics, desenhos animados; documentários, seriados e filmes. Linhas de pesquisas: Walter Benjamin (experiência e cultura), Michel Foucault (subjetivação e práticas de si), Gilles Deleuze e Félix Guattari (linhas de segmentaridade e literatura menor), Richard Rorty (narrativa e redescrição), Harold Bloom (desleitura e literatura sapiencial), Milan Kundera (arte do romance; estética e existência), Richard Shusterman (somaestética e cultura pop).

E-mail: heraldokf@yahoo.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1328012571835066 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (09/12/2022 - 01/01/2023)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

 Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

UNIDADE I (09/12/2022 - 01/01/2023)

“HISTÓRIA DO JOGO DE XADREZ”

“PERSPECTIVAS HISTÓRICAS SOBRE O SURGIMENTO DO XADREZ.”

▪ Apresentação das linhas históricas gerais do surgimento do xadrez.

▪ Investigação das características distintivas das principais escolas enxadrísticas através dos tempos.

▪ Participação Fórum 1.

Bibliografia básica.

 

LASKER, Edward. História do xadrez. Trad. Aydano Arruda. São Paulo: IBRASA, 1999.

MANZANO, Antônio López; GONZÁLEZ, José Monedero. Trad. Abrão Aspis. O xadrez dos grandes mestres. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SILVA, Wilson (Org.). Xadrez e educaçãocontribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico. Curitiba: Edufpr, 2012.

  1. Apresentar a linhas históricas constitutivas gerais do xadrez do Período Antigo e o subperíodo Romântico.
  2. Apresentar a linhas históricas constitutivas gerais do xadrez do Período Moderno e os subperíodos Científico, Hipermoderno e Eclético.
    
Inicia em 10/12/2022 às 8h 0 e finaliza em 08/01/2023 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 15/12/2022 às 08:00 a 16/12/2022 às 23:59
UNIDADE II (09/12/2022 - 01/01/2023)

 

“ANÁLISE DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS DE XADREZ.”

▪ Tratar das questões históricas relativas ao surgimento, consolidação e popularização do xadrez enquanto prática artística, científica e esportiva.

▪ Apresentar as diferenças e especificidades dos estilos de jogo: tático, posicional e universal.

▪ Participação Fórum 2.

 

Bibliografia básica.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 1: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. 2ª ed. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2016.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 2: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. 2ª ed. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2017.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 3: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2005.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 4: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2006.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 5: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2008.

Objetivos:

▪ Tratar das questões históricas relativas ao surgimento, consolidação e popularização do xadrez enquanto prática artística, científica e esportiva;

▪ Apresentar as diferenças e especificidades dos estilos de jogo: tático, posicional e universal.

    
Inicia em 17/12/2022 às 8h 0 e finaliza em 08/01/2023 às 23h 59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 25/12/2022 às 08:00 a 31/12/2022 às 23:59
UNIDADE III (09/12/2022 - 01/01/2023)

“ANÁLISE DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS DE XADREZ.”

Bibliografia básica.

McDONALD, Neil. The Giants of Strategy: Learn from Kramnik, Karpov, Petrosian, Capablanca and Ninzowitsch. London: Everyman Chess: 2007.

McDONALD, Neil. The Giants of Power Play: Learn from Topalov, Geller, Bronstein, Alekhine and Morphy. London: Everyman Chess: 2009.

PRITCHETT, Craigl. Heroes of Classical Chess: Learn from Carlsen, Anand, Fischer, Smyslov and Rubstein. London: Everyman Chess: 2009.

▪ Tratar das questões históricas relativas ao surgimento, consolidação e popularização do xadrez enquanto prática artística, científica e esportiva;

▪ Apresentar as diferenças e especificidades dos estilos de jogo: tático, posicional e universal.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (09/12/2022 - 01/01/2023)
    
Inicia em 01/01/2023 às 8h 0 e finaliza em 06/01/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 AM
2 2022200**** 9,5 9,5 7,0 9.0 0 AM
3 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2022200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
6 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
8 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2022200**** 9,0 9,0 7,0 8.6 0 AM
10 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2022200**** 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
12 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
13 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
14 2022200**** 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
15 2022200**** 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
16 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2022201**** 9,5 9,5 7,0 9.0 0 AM
18 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2022200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
20 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2022200**** 9,5 9,5 8,5 9.3 0 AM
22 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2022200**** 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
24 2022200**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
25 2022200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
26 2022200**** 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
27 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2022200**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 AM
29 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
30 2022200**** 9,0 9,0 9,5 9.1 0 AM
31 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
32 2022200**** 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
33 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
34 2022200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
35 2022201**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
36 2022200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
37 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2022200**** 9,5 9,5 8,5 9.3 0 AM
39 2022200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
40 2022200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
41 2022201**** 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
42 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
45 2022201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2022200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
48 2022200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
49 2022200**** 9,5 9,5 8,5 9.3 0 AM
50 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
51 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
52 2022200**** 9,5 9,5 0,0 7.6 0 AM
53 2022200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
54 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
55 2022200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
56 2022200**** 9,5 9,5 10,0 9.6 0 AM
57 2022200**** 9,5 9,5 8,5 9.3 0 AM
58 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
59 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
60 2022200**** 9,5 9,5 8,5 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
RECUPERAÇÃO DE NOTA/ALUNOS DESISTENTES. 06/01/2023
História do jogo de xadrez e as escolas enxadrísticas (2022.2 - T8A) 19/12/2022
História do jogo de xadrez e as escolas enxadrísticas (2022.2 - T8A) 14/12/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 05:15