BRUNO COELHO MENDES

DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

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bruno coelho mendes

PAT - DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

CPPGED/CCE016 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados (15/05/2023 - 15/05/2023)

Texto introdutório (anexo)

NÓVOA, António. Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria H. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

Modelo de fichamento (anexo)

Texto 1 - Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados

https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230067

Texto 2 - O SABER QUE SE ANUNCIA: O PODER DA PALAVRA EM TEMPOS DE ESCRAVIDÃO (RIO DE JANEIRO, 1830 A 1888

https://www.researchgate.net/publication/323888039_O_saber_que_se_anuncia_o_poder_da_palavra_em_tempos_de_escravidao_Rio_de_Janeiro_1830_a_1888 

   modelo de fichamento.doc 
ATUALIZADO Material (aula do dia 22/05) - Instituições Escolares: disputas entre Igreja e Estado (22/05/2023 - 22/05/2023)

*Documentário:  Quem fomos, quem nos tornamos

Memorial do Campus Teresina Central em comemoração ao 110 anos do Instituto Federal do Piauí.

https://youtu.be/gmFXYrxBBlA?list=PLeLikVo0e9ru6BynxN1ZHe1mzB3bq2Bub


*Texto 1:

 MONTI, E. M. G.. Aulas régias:. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, v. 20, p. 73-89, 2018

link: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3065

*Texto 2

FALCÃO, R. D.; NETA, O. M. de M. O ALVARÁ DE 28 DE JUNHO DE 1759: QUAL REFORMA À EDUCAÇÃO?. Diálogos e Diversidade[S. l.], v. 1, p. e12768, 2021.

Link: https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/12768 

 

 

Cultura Nacionalista e Intelectuais da Educação na Era Vargas (29/05/2023 - 29/05/2023)

Texto 1 

MONTI, E. M. G.. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE OSCAR LORENZO FERNANDEZ PARA O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS (1930-1931). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 227-238, 2016.

Link; https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/61437

Texto 2 

MONTI, E. M. G.. -Terminologia Musical- e -Origem do Fado-: cultura política e identidade nacional nos estudos musicológicos de Mário de Andrade, publicados na revista Illustração Musical (1930-1931). EDUCAR EM REVISTA, p. 67-83, 2017.

Link: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53221

Link para postagem do fichamento 3

https://forms.gle/YSMXYPFZWnxv25JJ7

 

 

O legado educacional do Regime Militar (05/06/2023 - 05/06/2023)

Texto para ser fichado:

SAVIANI, D.. O legado educacional do regime militar. Cadernos CEDES (Impresso), v. 28, p. 291-312, 2008

Link: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000300002

Link para postagem do fichamento

https://forms.gle/Le9LaS8BPrckTXu47

O direito à educação do processo constituinte à nova LDB – concepções e interesses em disputa (12/06/2023 - 12/06/2023)
  Texto 1 - aula 1 
MARTINS, Paulo de Sena. Constituinte, financiamento e direito à educação: a voz dos protagonistas. Educ. Soc. 2018, vol.39, n.145, p.823-845. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2021
  Texto 2 - aula 1 
BRZEZINSKI, Iria. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 8, n. 2, p. 185-206, Out. 2010 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 nov. 2020.
A educação no contexto de avanço das políticas neoliberais no Brasil (19/06/2023 - 19/06/2023)
  TEXTO 3 
NEGRÃO, João José de Oliveira. O governo FHC e o neoliberalismo. Lutas Sociais, v. 1, nov. 1996. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/18809/13991 >. Acesso em: 10 set. 2019.
  Texto 4 
MENCHISE, Rose Mary; FERREIRA Diogo Menchise; ÁLVAREZ, Antón Lois Fernandez. Neoliberalismo, políticas públicas e desigualdade: Uma análise principalmente do Brasil. Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc. – Rio de Janeiro – Vol. 16 – no 1 – Jan-Abr. 2023 – pp. 1-21. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dilemas/a/XzRkRqdpMRpMJWqcQF3d8wK/# Acesso em: 05 maio 2023.
Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial (26/06/2023 - 26/06/2023)
  TEXTO 5 
BANCO MUNDIAL. Gastar mais e melhor: eficiência e equidade na educação brasileira. In: BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo – análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Volume I. Novembro de 2017, p. 121-138. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf Acesso em 12 fev. 2019.
  TEXTO 6 
AMARAL, Nelson Cardoso. Uma análise do documento “Um Ajuste Justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” 28f. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/11/analise-critica-bm-2017.pdf Acesso em: 24 mar. 21.
Regime de colaboração e cooperação federativa na educação (03/07/2023 - 03/07/2023)
  Texto 7 
TAMANINI, P.; SOUZA, M. S. Sistema Nacional de Educação: entre rastros, avanços e retrocessos. Jornal de Políticas Educacionais. V. 12, n. 11. Julho de 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/58656/35759 Acesso em: 15 maio 22.
  Texto 8 
DOURADO, Luís Fernandes. Plano Nacional de Educação: política de estado para a educação brasileira. Brasília: INEP, 2016. Disponível em: http://seriepne.inep.gov.br/ojs3/index.php/seriepne/issue/view/304 Acesso em 06 jun. 2023
Gestão e financiamento - desafios emergentes para o direito à educação (10/07/2023 - 10/07/2023)
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação (17/07/2023 - 17/07/2023)
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação (24/07/2023 - 24/07/2023)
  Quadro Sintese - Lutas dos Movimentos sociais por Educação.doc 
Produção de quadro síntese: As lutas dos movimentos sociais pelo direito à educação.
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas (31/07/2023 - 31/07/2023)
Painel: As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (07/08/2023 - 07/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO Total
20 27 03 10 17 24 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 8
7 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
8 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
9 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
15 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 4 0 0 0 3 0 0 0 15
18 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
21 2023100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 9,5 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
2 2023100**** 9,5 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
3 2023100**** 10,0 10,0 9,5 9,0 9.6 0 AM
4 2023100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
5 2023100**** 9,5 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
6 2023100**** 9,5 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
7 2023100**** 9,5 10,0 9,5 9,5 9.6 0 AM
8 2023100**** 9,5 10,0 9,5 9,5 9.6 0 AM
9 2023100**** 9,5 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
10 2023100**** 9,5 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
11 2023100**** 9,5 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
12 2023100**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
13 2023100**** 9,5 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
14 2023100**** 9,5 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
15 2023100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
16 2023100**** 10,0 9,5 9,5 9,0 9.5 0 AM
17 2023100**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
18 2023100**** 9,5 9,0 9,0 9,0 9.1 0 AM
19 2023100**** 9,5 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
20 2022100**** 9,5 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
21 2023100**** 9,5 9,0 9,5 9,0 9.3 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A constituição da educação brasileira: diferentes sujeitos, espaços, tempos, concepções e políticas. Expansão e democratização da educação no Brasil.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de webconferência, através de aulas expositivas/dialogadas, debates, rodas de diálogos, realização de atividades em grupo e individual, apresentação de painéis e discussões de sínteses individuais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação será desenvolvido por meio do acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas pelos discentes, considerando sua atuação nos trabalhos individuais e coletivos, a assiduidade, interesse, participação nos debates e demais atividades propostas. Com base na Resolução nº 189/07 ? CEPEX/UFPI, que regulamenta a Pós-Graduação Stricto Sensu, para efeito de aprovação dos discentes, será observado ainda a frequência mínima de 75% da carga horária e a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), decorrente da participação das atividades propostas e na produção de um artigo vinculando os estudos da disciplina com a temática de pesquisa do discente.
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALVES, Giberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. São Paulo, SP: Autores Associados, 2005.
AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
CUNHA, Luis Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel M. (Orgs). A Escola Pública no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Políticas e educação no Brasil: o papel do congresso nacional na legislação do ensino. Campinas: Autores Associados, 2015.
VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Àtica, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/05/2023
08/05/2023
Apresentação dos docentes, discentes e do plano de ensino. Introdução ao conteúdo da Unidade I
15/05/2023
15/05/2023
Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados
22/05/2023
22/05/2023
ATUALIZADO Material (aula do dia 22/05) - Instituições Escolares: disputas entre Igreja e Estado
29/05/2023
29/05/2023
Cultura Nacionalista e Intelectuais da Educação na Era Vargas
05/06/2023
05/06/2023
O legado educacional do Regime Militar
12/06/2023
12/06/2023
O direito à educação do processo constituinte à nova LDB – concepções e interesses em disputa
19/06/2023
19/06/2023
A educação no contexto de avanço das políticas neoliberais no Brasil
26/06/2023
26/06/2023
Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial
03/07/2023
03/07/2023
Regime de colaboração e cooperação federativa na educação
10/07/2023
10/07/2023
Gestão e financiamento - desafios emergentes para o direito à educação
17/07/2023
17/07/2023
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação
24/07/2023
24/07/2023
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação
31/07/2023
31/07/2023
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas
07/08/2023
07/08/2023
Painel: As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Próxima aula - leitura e combinados 06/06/2023
Link para postagem dos fichamento fora do prazo 05/06/2023
Texto da aula do dia 05/06/23 30/05/2023
Material para aula do dia 29/05/2023 22/05/2023
Link para postagem do fichamento 3 22/05/2023
Link para postagem do fichamento 2 19/05/2023
Link para postagem do fichamento 1 08/05/2023
Material para aula do dia 15/05/2023 08/05/2023
Início das aulas 24/03/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:37