-

PPGED059 - SEMINÁRIO DE PESQUISA III - Turma: 02 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação plano de disciplina, leitura e discussão sobre: Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica (02/05/2023 - 02/05/2023)
Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica
Estudo de texto sobre: Produção de conhecimento sobre formação e práticas da docência: Estado da questão . Discussão da temática estudada. (09/05/2023 - 09/05/2023)
Produção de conhecimento sobre formação e práticas da docência: Estado da questão
Apresentação coletiva dos sumários, objetivos e categorias teóricas das teses. (16/05/2023 - 16/05/2023)
Apresentação coletiva dos sumários, objetivos e categorias teóricas das teses.
Apresentação coletiva dos sumários, objetivos e categorias teóricas das teses. (23/05/2023 - 23/05/2023)
Apresentação coletiva dos sumários, objetivos e categorias teóricas das teses.
Roda de conversa abordando: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico; - Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas (30/05/2023 - 30/05/2023)
- Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico; - Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas
Discussão abordando: Formação de formadores na perspectiva da (auto)transformação; - Paradigmas de formação de professores com ênfase na reflexividade. (06/06/2023 - 06/06/2023)
Formação de formadores na perspectiva da (auto)transformação; - Paradigmas de formação de professores com ênfase na reflexividade.
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação (13/06/2023 - 13/06/2023)
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação
Roda de conversa, tematizando: Apresentação de questões metodológicas e éticas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa - Cadastro d (20/06/2023 - 20/06/2023)
Apresentação de questões metodológicas e éticas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa - Cadastro dos projetos no comitê gestor
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN Total
02 09 16 23 30 06 13 20
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2022100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discute a versão preliminar da tese em sua estrutura completa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento das atividades do Seminário de Pesquisa III, constará da seguinte metodologia: •
• Aulas expositivas dialogadas
• Leitura e discussão do referencial bibliográfico recomendado
• Participação efetiva nas aulas e nas discussões
• Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Conforme as normas da UFPI, será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da
disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas. Para efeito de nota, serão observados os seguintes aspectos:
1) Participação e assiduidade do pós-graduando nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2) Entrega de artigo sobre o tema vinculado ao objeto de estudo.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação: artigos em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro, 2006, 6p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002, 5p.

ALVORADA-PRADA, Luís Eduardo; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista à Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. 1.ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. 1.ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2001.

DUBAR, Claude. Para uma teoria sociológica da identidade. Em A socialização. Porto: Porto Editora, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha prática. 2. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GOULART, Cecília. M. A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 35-51, Ago./Dez. 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade (11ª. Edição). São Paulo: DP&A, 2006.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Trad. José Cláudio e Júlia Ferreira. 2. ed. rev. e ampl. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

KOCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; PAVANI, C. F. Prática Textual: atividades de leitura e escrita. 5.ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.


MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline de; DEZZOTTI, Magda. Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, 20020, p. 1-17.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PASSEGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, p. 67-86, jan/abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267/pdf Acesso em: 30/09/2020.

VAILLANT, D.; GARCIA, C. M. Las tareas del formador. Málaga: Ediciones Aljibe, 2001.

VAILLANT, D. Formação de formadores: estado da prática. Documento do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe – PREAL, n. 25, out., 2003.











Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/05/2023
02/05/2023
Apresentação plano de disciplina, leitura e discussão sobre: Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica
09/05/2023
09/05/2023
Estudo de texto sobre: Produção de conhecimento sobre formação e práticas da docência: Estado da questão . Discussão da temática estudada.
16/05/2023
16/05/2023
Apresentação coletiva dos sumários, objetivos e categorias teóricas das teses.
23/05/2023
23/05/2023
Apresentação coletiva dos sumários, objetivos e categorias teóricas das teses.
30/05/2023
30/05/2023
Roda de conversa abordando: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico; - Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas
06/06/2023
06/06/2023
Discussão abordando: Formação de formadores na perspectiva da (auto)transformação; - Paradigmas de formação de professores com ênfase na reflexividade.
13/06/2023
13/06/2023
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação
20/06/2023
20/06/2023
Roda de conversa, tematizando: Apresentação de questões metodológicas e éticas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa - Cadastro d
Avaliações
Data Descrição
13/06/2023 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 11:56