Bibliografia:
| ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: IN: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo, contexto, 2015.p.155-202. ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos. Centro de pesquisa e documentação de história contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro: 1998. BARROS, José DAssunção. O Campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BARROS, José DAssunção. A história cultural e a contribuição de Roger Chartier. Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 125-141, 2005 12 de maio de 2021 BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). In: Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. BUENO, Belmira Oliveira; CHAMLIAN, Helena Coharik; SOUSA, Cynthia Pereira de .CATANI, Denice Barbara. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educ. Pesqui. [online]. 2006, vol.32, n.2, pp.385-410. Disponível: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022006000200013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 05 de outubro de 2020. BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In.: BURKE, Peter. (org.) A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992. p. 07 38. BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem.Bauru,SP:Edusc,2004.270p CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.p.65-118 CHARTIER, R. Introdução. In.: ____ A história Cultural: Entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand. 1990. GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território Plural: A pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010. GATTI Júnior. A História das Instituições Educacionais; inovações paradigmáticas e temáticas. In; . In: ARAÚJO, José Carlos de Souza; GATTI JÚNIOR, Décio (Org.) Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002.p.3-24 GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história tradução: Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989 GOMES, Rudimar. RIETROW, Gisele. Uma breve história da formação docente no Brasil: da criação das Escolas Normais as transformações da ditadura civil-militar. XI Congresso Nacional de Educação Educere. 2013.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8746_5986.pdf Acesso em 20 de março de 2021. GONÇALVES, Irlen Antonio. FARIAS FILHO, Luciano Mendes. História das Culturas e praticas escolares: Perspectivas e desafios teórico-metodológicos. In: SOUZA, Rosa Fátima de. VALDEMARIN, Vera Teresa (orgs.) Acultura escolar em Debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para pesquisa. Campinas (SP): Autores Associados, 2005. P. 31 a 57. JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão [et.al] 7ª ed. revista. Campinas, SP :Editora da Unicamp, 2013. LUCA, Tania Regina de. Práticas de Pesquisa em História. São Paulo: Contexto, 2020 LUCA, Tania Regina de. A História dos, nos e por meio dos periódicos.IN: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo, contexto, 2015.p.111-153 MOGARRO, Maria João. Arquivos e Educação: a construção da memória coletiva. Revista de Ciência da Educação, n.1 set/dez/2006. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9875/1/Arquivos%20e%20educacao.pdf NOSELLA, Paolo. BUFFA, Esther. As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 351-68, jul./dez. ano? .Disponível em: <http://www.uninove.br>. Acesso em: 09 de out 2016. ROCHA, Maria Isabel Antunes.Da educação Rural a Educação do Campo: construindo caminhos.In:CARVALHO, Carlos Henrique. CASTRO, Magali de. (orgs.) Educação rural e do campo.Uberlândia: Edufu,2014. SAVIANNI, Demerval. a história da história da educação no brasil: um balanço prévio e necessário. Eccos revista científica. vol.10, jul-2008. disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71509907.pdf acesso em :04 de outubro de 2020. VICENTINI, Paula Perin. LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil; representações em disputa. História da profissão docente no Brasil: uma síntese fragmentada.p.209-225. VIDAL, Diana Gonçalves . FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Rev. Bras. Hist. [online]. 2003, vol.23, n.45, pp.37-70. ISSN 1806-9347. Disponível em : https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- Acesso em 04 de outubro de 2020. WERLE, Flávia Orbino Corrêa. História das instituições escolares: de que se fala? In: LOMBARDI, José Claudinei. NASCIMENTO, Maria Isabel de Moura. Fontes, história e historiografia da Educação. Campinas, SP: Autores Associados,2004.
|