• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CPPGED/CCE017 - PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de disciplina e cronograma (21/03/2023 - 21/03/2023)
Livro Território Plural (28/03/2023 - 28/03/2023)
Livro Território Plural (04/04/2023 - 04/04/2023)
Livro: O campo da História (02/05/2023 - 02/05/2023)
Livro :O campo da História (09/05/2023 - 09/05/2023)
Livro: Práticas de Pesquisa em História (16/05/2023 - 16/05/2023)
Livro: Práticas de Pesquisa em História (23/05/2023 - 23/05/2023)
Tema: a História da Educação no Brasil (30/05/2023 - 30/05/2023)
Tema: A Escrita da História (06/06/2023 - 06/06/2023)
Tema: a História Cultural (13/06/2023 - 13/06/2023)
Tema; A história da profissão docente no Brasil (20/06/2023 - 20/06/2023)
Tema; A história das instituições escolares (27/06/2023 - 27/06/2023)
Tema: Arquivos e história da educação (04/07/2023 - 04/07/2023)
Tema: Fontes Históricas (11/07/2023 - 11/07/2023)
Tema: História das disciplinas escolares (18/07/2023 - 18/07/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
21 28 04 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 9,8 9,9 9,7 10,0 9.9 0 AM
2 2023100**** 9,5 9,6 9,5 9,7 9.6 0 AM
3 2022100**** 9,5 9,7 9,6 9,9 9.7 0 AM
4 2023100**** 9,6 9,7 9,8 9,8 9.7 0 AM
5 2023100**** 9,7 9,8 9,8 10,0 9.8 0 AM
6 2022100**** 9,7 9,8 9,9 10,0 9.9 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -A Pesquisa em História da Educação: formação do campo, especificidades, abordagens, dimensões, fontes e objetos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1. Aulas expositivas e dialogadas;
2. Produções de texto;
3. Debates;
4. Seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1. Produção de artigo;
2. Seminários;
3. Debates;

Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das três notas produz a nota final. Será aprovado o aluno que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 – CEPEX).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: IN: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo, contexto, 2015.p.155-202.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos. Centro de pesquisa e documentação de história contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro: 1998.
BARROS, José D’Assunção. O Campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.


BARROS, José D’Assunção. A história cultural e a contribuição de Roger Chartier. Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 125-141, 2005 12 de maio de 2021
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). In: Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BUENO, Belmira Oliveira; CHAMLIAN, Helena Coharik; SOUSA, Cynthia Pereira de .CATANI, Denice Barbara. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educ. Pesqui. [online]. 2006, vol.32, n.2, pp.385-410. Disponível: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022006000200013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 05 de outubro de 2020.
BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In.: BURKE, Peter. (org.) A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992. p. 07 – 38.
BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem.Bauru,SP:Edusc,2004.270p
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.p.65-118
CHARTIER, R. Introdução. In.: ____ A história Cultural: Entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand. 1990.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território Plural: A pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010.
GATTI Júnior. A História das Instituições Educacionais; inovações paradigmáticas e temáticas. In; . In: ARAÚJO, José Carlos de Souza; GATTI JÚNIOR, Décio (Org.) Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002.p.3-24
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história tradução: Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989
GOMES, Rudimar. RIETROW, Gisele. Uma breve história da formação docente no Brasil: da criação das Escolas Normais as transformações da ditadura civil-militar. XI Congresso Nacional de Educação Educere. 2013.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8746_5986.pdf Acesso em 20 de março de 2021.
GONÇALVES, Irlen Antonio. FARIAS FILHO, Luciano Mendes. História das Culturas e praticas escolares: Perspectivas e desafios teórico-metodológicos. In: SOUZA, Rosa Fátima de. VALDEMARIN, Vera Teresa (orgs.) Acultura escolar em Debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para pesquisa. Campinas (SP): Autores Associados, 2005. P. 31 a 57.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão [et.al] 7ª ed. revista. Campinas, SP :Editora da Unicamp, 2013.
LUCA, Tania Regina de. Práticas de Pesquisa em História. São Paulo: Contexto, 2020
LUCA, Tania Regina de. A História dos, nos e por meio dos periódicos.IN: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo, contexto, 2015.p.111-153
MOGARRO, Maria João. Arquivos e Educação: a construção da memória coletiva. Revista de Ciência da Educação, n.1 set/dez/2006. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9875/1/Arquivos%20e%20educacao.pdf
NOSELLA, Paolo. BUFFA, Esther. As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. Eccos – Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 351-68, jul./dez. ano? .Disponível em: <http://www.uninove.br>. Acesso em: 09 de out 2016.
ROCHA, Maria Isabel Antunes.Da educação Rural a Educação do Campo: construindo caminhos.In:CARVALHO, Carlos Henrique. CASTRO, Magali de. (orgs.) Educação rural e do campo.Uberlândia: Edufu,2014.
SAVIANNI, Demerval. a história da história da educação no brasil: um balanço prévio e necessário. Eccos revista científica. vol.10, jul-2008. disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71509907.pdf acesso em :04 de outubro de 2020.
VICENTINI, Paula Perin. LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil; representações em disputa. História da profissão docente no Brasil: uma síntese fragmentada.p.209-225.
VIDAL, Diana Gonçalves . FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Rev. Bras. Hist. [online]. 2003, vol.23, n.45, pp.37-70. ISSN 1806-9347. Disponível em : https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- Acesso em 04 de outubro de 2020.
WERLE, Flávia Orbino Corrêa. História das instituições escolares: de que se fala? In: LOMBARDI, José Claudinei. NASCIMENTO, Maria Isabel de Moura. Fontes, história e historiografia da Educação. Campinas, SP: Autores Associados,2004.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2023
21/03/2023
Apresentação do Plano de disciplina e cronograma
28/03/2023
28/03/2023
Livro Território Plural
04/04/2023
04/04/2023
Livro Território Plural
02/05/2023
02/05/2023
Livro: O campo da História
09/05/2023
09/05/2023
Livro :O campo da História
16/05/2023
16/05/2023
Livro: Práticas de Pesquisa em História
23/05/2023
23/05/2023
Livro: Práticas de Pesquisa em História
30/05/2023
30/05/2023
Tema: a História da Educação no Brasil
06/06/2023
06/06/2023
Tema: A Escrita da História
13/06/2023
13/06/2023
Tema: a História Cultural
20/06/2023
20/06/2023
Tema; A história da profissão docente no Brasil
27/06/2023
27/06/2023
Tema; A história das instituições escolares
04/07/2023
04/07/2023
Tema: Arquivos e história da educação
11/07/2023
11/07/2023
Tema: Fontes Históricas
18/07/2023
18/07/2023
Tema: História das disciplinas escolares
Avaliações
Data Descrição
02/05/2023 1ª Avaliação
20/06/2023 2ª Avaliação
04/07/2023 3ª Avaliação
18/07/2023 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula amanhã 20/03/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:42