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MPGP015 - GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Unidade Temática 1 - Introdução à Disciplina (15/06/2023 - 15/06/2023)
- Apresentação do plano de disciplina - Aula expositiva sobre os conceitos-chave de Qualidade. - Considerações sobre o setor público, organizações públicas e a gestão pública
    
Inicia em 19/06/2023 às 18h 0 e finaliza em 25/06/2023 às 23h 59
    
Inicia em 26/06/2023 às 18h 0 e finaliza em 02/07/2023 às 23h 59
    
Inicia em 03/07/2023 às 18h 0 e finaliza em 09/07/2023 às 23h 59
    
Inicia em 10/07/2023 às 18h 0 e finaliza em 16/07/2023 às 23h 59
    
Inicia em 17/07/2023 às 18h 0 e finaliza em 23/07/2023 às 23h 59
    
Inicia em 01/06/2023 às 8h 0 e finaliza em 18/06/2023 às 23h 59
    
Inicia em 12/06/2023 às 18h 0 e finaliza em 08/08/2023 às 23h 59
Unidade Temática 2 - Discussões iniciais sobre a Qualidade no Setor Público (22/06/2023 - 22/06/2023)
Qualidade no Setor Público ? Discussões conceituais e o Programa de Qualidade Total (TQM)
Unidade Temática 3 - Gestão da Qualidade no Setor Público (29/06/2023 - 29/06/2023)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: O Ciclo PDCA e o 6W3H
Unidade Temática 4 - Gestão da Qualidade no Setor Público (06/07/2023 - 06/07/2023)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Estrela Decisória, Brainstorm e Fluxogramação
Unidade Temática 5 - Gestão da Qualidade no Setor Público (13/07/2023 - 13/07/2023)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Cinco Sensos (5S), Matriz de Ishikawa, Matriz GUT.
Unidade Temática 6 - Gestão da Qualidade no Setor Público (20/07/2023 - 20/07/2023)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Matriz SWOT
Unidade Temática 7 - Gestão da Qualidade no Setor Público (27/07/2023 - 27/07/2023)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Diagrama de Pareto, O Modelo de Excelência de Gestão - MEG da Fundação Nacional da Qualidade.
unidade temática 7 - Gestão da Qualidade no Setor Público (continuação) (03/08/2023 - 03/08/2023)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Diagrama de Pareto, O Modelo de Excelência de Gestão - MEG da Fundação Nacional da Qualidade.
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO Total
15 22 29 06 13 20 27 03
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 4
7 2023100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2023100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4
11 2023100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 9,6 9,6 9,6 9,6 9.6 0 AM
2 2023100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
3 2023100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
4 2023100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
5 2023100**** 9,3 9,3 9,3 9,3 9.3 4 AM
6 2023100**** 7,6 7,6 7,6 7,6 7.6 4 AM
7 2023100**** 8,3 8,3 8,3 8,3 8.3 4 AM
8 2023100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
9 2023100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 2 AM
10 2023100**** 8,2 8,2 8,2 8,2 8.2 4 AM
11 2023100**** 9,4 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
12 2023100**** 7,7 7,7 7,7 7,7 7.7 0 AM
13 2023100**** 9,4 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
14 2023100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
15 2023100**** 9,1 9,1 9,1 9,1 9.1 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Considerações sobre o setor público. Fundamentos de qualidade. Qualidade em serviços: projeto, desenho de processos, programação de serviços e controle de qualidade. Integração de sistemas certificáveis de gestão. Logística e qualidade. Ferramentas de controle da qualidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do aluno em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento.
- Serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aulas expositivas dialogadas, discussões, análises de textos e trabalhos científicos na área de Gestão da qualidade (produção de esquemas, resumos, resenhas), trabalhos individuais e em grupo, apresentação de filme e debate.
- Como recursos didáticos serão utilizados slides, textos, filmes e outros materiais que possam ilustrar os assuntos estudados, bem como os aspectos da comunidade em que o aluno se insere.
- Os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas visando à formação de um olhar científico-acadêmico interdisciplinar e crítico.
- Os procedimentos de ensino poderão ser alterados de acordo com o andamento das aulas, sendo informado com antecedência para os alunos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para determinação da nota final na disciplina, serão considerados os seguintes critérios e seus respectivos pesos nas avaliações que serão realizadas:

Nota 01: Elaboração de um relato diário sobre as atividades do dia (entrega até a data e horário previamente estabelecido, conforme SIGAA). (Obs: 1) Somente serão considerados aqueles relatos dos Mestrandos(as) que estiveram presentes na respectiva aula. Nota Máxima = 10,0; Peso na Nota Final = 2,5

Nota 02: Realização da segunda atividade programada previamente (Busca, preenchimento da Planilha de catalogação e envio de um artigo de natureza teórico-empírica com tema relacionado à disciplina e com data de publicação não inferior ao ano de 2018 e que seja qualificado pelo Qualis CAPES nos estratos A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3 ou B4. É possível consultar a classificação atual (2017-2020) do periódico no Qualis CAPES pelo seguinte *link abaixo. Esta atividade deve ser enviada/postado pelo SIGAA até às 23:59 horas do dia 11/06/2023. Nota Máxima = 10,0; Peso na Nota Final = 3,0

Nota 03: Elaboração e entrega (enviado/postado no SIGAA) de um artigo para possível publicação ou um produto técnico sobre um tema relacionado com aqueles trabalhados na disciplina Gestão da Qualidade no Serviço Público até o dia 06 de agosto de 2023 às 23:59 horas. Nota Máxima = 10,0; Peso na Nota Final = 4,5.

Com efeito, Nota Final na disciplina de cada discente será calculada a partir da seguinte fórmula:

Nota Final = {[2,5 x (Nota 01)] + [3,0 x (Nota 02)] + [4,5 x (Nota 03)]} / 10
Horário de atendimento: Horário previamente agendado
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Gestão da Qualidade na Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2014.
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2014.
MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agliberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda. Gestão da qualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011.
BOUCKAERT, G.; HALLIGAN, J. Managing Performance: International Comparisons. Routledge. 2008.
LIMA, P. D. B. A Excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia da gespública. Rio de Janeiro: Quality mark, 2007.
BOYNE, G. et al. Public Service Performance: Perspectives on Measurement and Management. Cambridge University Press. 2006.
POLLITT, C.; BOUCKAERT, G.; LOFFLER, E. Making Quality Sustainable: Co-Design, CoDecide, Co-Produce, Co-evaluate. Conclusions of the 4QC Quality conference for Public Administrations in the EU, Finnish Ministry of Finance, Helsink, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRASIL. Instrução Normativa nº 01, de 19 de Janeiro de 2010. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. Disponível em: www.comprasnet.gov.br.
MARSHALL JÚNIOR, I. et al. Gestão da Qualidade. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
MARTINS, P. G. & LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARTINS, Petrônio G.; ALT, Paulo Renato C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2003.
NOVAES, C.; LASSO, S.; MAINARDES, E. W. Percepções de qualidade do serviço público. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 1, p. 107-123, 2015. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/35214/percepcoes-de-qualidade-doservicopublico-/
i/pt-br
POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/06/2023
15/06/2023
Unidade Temática 1 - Introdução à Disciplina
22/06/2023
22/06/2023
Unidade Temática 2 - Discussões iniciais sobre a Qualidade no Setor Público
29/06/2023
29/06/2023
Unidade Temática 3 - Gestão da Qualidade no Setor Público
06/07/2023
06/07/2023
Unidade Temática 4 - Gestão da Qualidade no Setor Público
13/07/2023
13/07/2023
Unidade Temática 5 - Gestão da Qualidade no Setor Público
20/07/2023
20/07/2023
Unidade Temática 6 - Gestão da Qualidade no Setor Público
27/07/2023
27/07/2023
Unidade Temática 7 - Gestão da Qualidade no Setor Público
03/08/2023
03/08/2023
unidade temática 7 - Gestão da Qualidade no Setor Público (continuação)
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Tipo de material Descrição
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Data
Comunicado importante e URGENTE 07/08/2023
Comunicado importante e URGENTE 04/08/2023
Comunicado de boas vindas e informações 18/02/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1075 17/05/2024 11:39