-

PPGEL034 - SEMINÁRIO TEMÁTICO II - ESTUDOS LITERÁRIOS - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias: Shakespeare, A tempestade (23/03/2023 - 23/03/2023)

Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias

Shakespeare: A tempestade

Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias: Shakespeare, A tempestade (30/03/2023 - 30/03/2023)

Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias

William Shakespeare: A tempestade

Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias: Shakespeare, A tempestade (13/04/2023 - 13/04/2023)

Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias

William Shakespeare: A tempestade

Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias: Shakespeare, A tempestade (20/04/2023 - 20/04/2023)

Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias

William Shakespeare: A tempestade

Arielismo na América Latina (27/04/2023 - 27/04/2023)

Arielismo na América Latina

Pesquisa sobre relocações literárias internacionais de A tempestade

Arielismo na América Latina (04/05/2023 - 04/05/2023)

Arielismo na América Latina

Pesquisa sobre relocações literárias internacionais de A tempestade

Arielismo na América Latina (11/05/2023 - 11/05/2023)

Arielismo na América Latina

Pesquisa sobre relocações literárias internacionais de A tempestade

Arielismo na América Latina (18/05/2023 - 18/05/2023)

Arielismo na América Latina

Pesquisa sobre relocações literárias internacionais de A tempestade

Calibã como referência identitária para a América Latina (25/05/2023 - 25/05/2023)

Calibã como referência identitária para a América Latina

Pesquisa sobre relocações literárias nacionais de A tempestade

Calibã como referência identitária para a América Latina (01/06/2023 - 01/06/2023)

Calibã como referência identitária para a América Latina

Pesquisa sobre relocações literárias nacionais de A tempestade

Calibã como referência identitária para a América Latina (15/06/2023 - 15/06/2023)

Calibã como referência identitária para a América Latina

Pesquisa sobre relocações literárias nacionais de A tempestade

Calibã como referência identitária para a América Latina (22/06/2023 - 22/06/2023)

Calibã como referência identitária para a América Latina

Pesquisa sobre relocações literárias nacionais de A tempestade

Traduções intersemióticas de A tempestade (29/06/2023 - 29/06/2023)

Traduções intersemióticas de A tempestade

Pesquisa sobre traduções intersemióticas de A tempestade

Traduções intersemióticas de A tempestade (06/07/2023 - 06/07/2023)

Traduções intersemióticas de A tempestade

Pesquisa sobre traduções intersemióticas de A tempestade

Traduções intersemióticas de A tempestade (13/07/2023 - 13/07/2023)

Traduções intersemióticas de A tempestade

Pesquisa sobre traduções intersemióticas de A tempestade

Traduções intersemióticas de A tempestade (20/07/2023 - 20/07/2023)

Traduções intersemióticas de A tempestade

Pesquisa sobre traduções intersemióticas de A tempestade

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
23 30 13 20 27 04 11 18 25 01 15 22 29 06 13 20
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 1 0 4
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 0 15
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2023100**** 0,0 0.0 15 RF
4 2023100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2023100**** 0,0 0.0 4 RF
6 2023100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Neste tópico damos continuidade nas discussões sobre as origens da cultura de massa e o processo em que ela se instalou na sociedade ocidental. Em outro viés buscaremos verificar como essa cultura se relaciona com as artes e as formas de diálogos entre elas. Para além dessas discussões primeiras, interessa-nos o movimento que acontece por parte das instâncias de consagração diante do aparecimento de novas praticas artísticas no sentido de movimentar artistas ou grupo de artistas em um espiral centrípeto que os leva à condição de multiplicação da arte primeira e abandono do curso criativo. Além das discussões teóricas, trataremos da escrita de monografias finais em forma de artigo científico que poderão ser enviados para revistas especializadas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será conduzida através de aulas expositivas e dialogas. Haverá o fomento de debates acerca do textos teóricos (em especial sobre a noção de reescrita literária e tradução intersemiótica) e literários, em especial A tempestade, de William Shakespeare. A disciplina contará também com atividades de pesquisa a serem executadas pelos alunos, sobre reescrituras literárias de A tempestade realizadas por autores e autoras internacionais e brasileiros/as, assim como de traduções intersemióticas do drama shakesperiano para as mais diversas linguagens artísticas. Em forma de plenária final, será proposto debate sobre possíveis ícones míticos, culturais ou históricos que representem a América Latina. Contará ainda com a realização de ensaios críticos, com a possibilidade eventual de trabalho continuado após o término da disciplina, para fins de publicação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Realização de ensaios críticos sobre reescritas ou traduções intersemióticas de A tempestade, de William Shakespeare.
Horário de atendimento: Terças, 10h
Bibliografia: BEIGEL, Fernanda. Científicos e periféricos, entre Ariel y Calibán: saberes institucionales y circuitos de consagración en Argentina: las publicaciones de los investigadores del CONICET. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 60, n. 3, 2017, p. 825-865.
CAPITANI, Maria Elena. Re-membering the bard: David Greig’s and Liz Lochhead’s re-visionary reminiscences of The tempest. Parole Rubate- Rivista Internazionale di Studi Sulla Citazione, Parma, v. 6, dez. 2017, p. 235-250.
EMAMIPOUR, Ali. William Shakespeare’s Caliban and Margaret Atwood’s surfacer: survival through the third space/thing. Comparative Literature: East & West, Abingdon, 2018, p. 1-11.
FANON, Frantz. Black skin, white masks. Charles Lam Markmann (Trad.). New York: Grove Weidenfeld, 1967.
GONSALEZ, Marcos. Caliban never belonged to Shakespeare: what Shakespeare’s ‘thing of darkness’ tells us about gatekeeping and language. Lit Hub, 26 jul. 2019, p. s/p. Disponível em: <https://lithub.com/caliban-never-belonged-to-shakespeare/>. Acesso em 05 de jan. 2021.
HARTNER, Marcus. Placing Prospero’s island: (post)colonial practices of comparing in the academic reception of Shakespeare’s The tempest. Fiar, Bielefeld, v. 12, n, 1, jun 2019, p. 73-85.
HASHEMIPOUR, Saman. Postcolonial perspective in The tempest: Shakespeare’s relevance in today’s very different world. International Journal of Linguistics, Literature and Translation, Londres, v. 2, n. 2, mar. 2019, p. 138-143.
KERMODE, Frank. (Ed.) The Arden Shakespeare: The tempest. London: Routledge, 1994.
MANNONI, Octave. Prospero and Caliban: The psychology of colonization. Pamela Powesland (Trad.). New York: Frederick A. Praeger Publishers, 1964.
MORA-RIOJA, Arturo. ‘Go bring the rabble’: the subaltern in Shakespeare’s The tempest. BABEL-AFIAL, v. 26, 2017, p. 5-21.
NEGRI, Matilde B. E. Sycorax, lo otro invisibilizado: relaciones entre magia, cuerpo-objeto, poder y deseo colonial. In: ZÓ, Ramiro Esteban; CAMPOY, Emiliano Matías. (Ed.) Trayectoria de saberes entre Argentina y Brasil. Mendoza: Qellqasqa, 2019. p. s/p.
NITRINI, Sandra. Literatura comparada. São Paulo: Edusp, 1997.
ORTUNO, Gabriela G. Sycorax, Canibalesa y Titubá: mujeres rebeldes ante la imposición colonial. Religación-Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, Quito, v. II, n. 5, mar. 2017, p. 138-151.
SCOTT-REYES, Laurie. Extricating Sycorax from The tempests baseless fabric. 2017. Master’s thesis, Harvard Extension School.
SIAN, Sullivan. Reading ‘Earth Incorporated’ through Caliban and the witch. In: BARBAGALLO, C.; BEURET, N.; HARVIE, D. Commoning with Silvia Federici and George Caffentzis. Londres: Pluto Press, 2019. p. 119-134.
SMITH, Philip. Literature inside the tree: teaching The tespest in The Bahamas Department of Correctional Services Facility at Fox Hill. International Journal of Bahamian Studies, Nassau, v. 24, 2018, p. 9-22.
VAUGHAN, Alden T. e VAUGHAN, Virginia M. (Eds.) The Arden Shakespeare:The tempest. Walton-on-Thames: AS, 1999.
VAUGHAN, Alden T. e VAUGHAN, Virginia M. Shakespeare’s Caliban: A cultural history. Cambridge: Cambridge UP, 1991.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/03/2023
23/03/2023
Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias: Shakespeare, A tempestade
30/03/2023
30/03/2023
Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias: Shakespeare, A tempestade
13/04/2023
13/04/2023
Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias: Shakespeare, A tempestade
20/04/2023
20/04/2023
Relocações literárias e traduções intersemióticas de narrativas literárias: Shakespeare, A tempestade
27/04/2023
27/04/2023
Arielismo na América Latina
04/05/2023
04/05/2023
Arielismo na América Latina
11/05/2023
11/05/2023
Arielismo na América Latina
18/05/2023
18/05/2023
Arielismo na América Latina
25/05/2023
25/05/2023
Calibã como referência identitária para a América Latina
01/06/2023
01/06/2023
Calibã como referência identitária para a América Latina
15/06/2023
15/06/2023
Calibã como referência identitária para a América Latina
22/06/2023
22/06/2023
Calibã como referência identitária para a América Latina
29/06/2023
29/06/2023
Traduções intersemióticas de A tempestade
06/07/2023
06/07/2023
Traduções intersemióticas de A tempestade
13/07/2023
13/07/2023
Traduções intersemióticas de A tempestade
20/07/2023
20/07/2023
Traduções intersemióticas de A tempestade
Avaliações
Data Descrição
13/07/2023 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Disciplina Seminário Temático II - Estudos Literários 19/07/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 29/04/2024 19:34