Bibliografia:
| BOTTING, Fred. Gothic. New York: Routledge, 2014. BOULD, Mark. The ships landed long ago: Afrofuturism and Black SF. Science Fiction Studies, v. 34, n. 2, p. 177186, 2007. Disponível em: www.jstor.org/stable/4241520. Acesso em: 2 dez. 2020. BROOKS, Kinita D. Searching for Sycorax: black womens hauntings of contemporary horror. New Brunswick: Rutgers university Press, 2018. BUTLER, Octavia Estelle. Despertar. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Morro Branco, 2018. CAMPBELL, Joseph John. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 2007. COLEMAN, Robin R. Means. Horror Noire: a representação negra no cinema de terror. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2019. 15 DALCASTAGNÈ, Regina. Entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. In: DALCASTAGNÈ, Regina; JENSEN, Laeticia (orgs). Literatura e exclusão. Porto Alegre: Zouk, 2017. DERY, Mark. Black to the Future: interviews with Samuel R. Delany, Greg Tate, and Tricia Rose. In: DERY, Mark (ed.). Flame Wars: the discourse of cyberculture. Durham, NC: Duke University Press, 1994. p. 179-222. DURÃO, Fabio Akcelrud. Metodologia de pesquisa em literatura. São Paulo: Parábola, 2020. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. HUTCHINGS, Peter. The horror film. Londres: Pearson, 2004. LAVALLE, Victor. A balada do Black Tom. Tradução de Petê Rissati. São Paulo: Morro Branco, 2018 [2016]. LOVECRAFT, Howard Phillips. O horror sobrenatural em literatura. Tradução de Celso. M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2008 [1927]. LOVECRAFT, Howard Phillips. On the creation of niggers. Howard P. Lovecraft collection. Brown Digital Repository. Providence: Brown University Library, 1912. Disponível em: https://repository.library.brown.edu/studio/item/bdr:425397/. Acesso em: 20 nov. 2020. MANCUSO, Cecilia. Speculative or science fiction? As Margaret Atwood shows, there isn't much distinction. The Guardian Books Network, 10 ago. 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2016/aug/10/speculative-or-science-fiction-as-margaret-atwood-shows-there-isnt-much-distinction. Acesso em: 2 dez. 2020. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2020. OZIEWICZ, Marek. Speculative Fiction. Literature. Oxford Research Encyclopedia. Disponível em: https://oxfordre.com/literature/view/10.1093/acrefore/9780190201098.001.0001/acrefore-9780190201098-e-78. Acesso em: 27 nov. 2020. SEDGWICK, Eve Kosofsky. The coherence of gothic conventions. New York: Methuen, 1986. SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. Tradução de Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006. STEVENSON, Robert Louis. Janet, a maligna. In: AGUIAR, Luiz Antonio (org.). Góticos 1: vampiros, múmias, fantasmas e outros astros da literatura de terror. São Paulo: Melhoramentos, 2011. VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. |