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PPGENF005 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I – FILOSOFIA E CIÊNCIA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO (20/03/2023 - 03/04/2023)
   2023-1_Plano FUND TEORICOS.doc 
Apresentação da disciplina (20/03/2023 - 20/03/2023)

- Apresentação da disciplina;

Dinâmica: Conceitos e a representação do mundo observado

 

Leitura: Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8.

 

Atividade 1 SIGAA: Considerando a exposição realizada, elabore um mapa de conceitos apresentando seu objeto de estudo, de modo que permita visualizar os conceitos principais e periféricos que o sustentam e possíveis construtos já presentes. Podem utilizar essa ferramenta online https://www.mindmeister.com/folders

ENVIAR VIA SIGAA ATÉ ÀS 00:00 DO DIA 27/03. (2 h)

 

Leitura para a aula seguinte:

CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60.

 

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

    
Inicia em 25/03/2023 às 0h 0 e finaliza em 27/03/2023 às 23h 59
História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo, teoria como estrutura (27/03/2023 - 27/03/2023)

Exposição: História das ciências:  o indutivismo e o falsificacionismo, teoria como estrutura

 

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

 

Atividade assíncrona

Atividade: Primeira etapa:

1)     Os alunos irão se organizar em seis grupos de quatro integrantes e um grupos de três integrantes.

2)     Cada grupo irá escolher uma teoria de enfermagem de médio alcance ou prática e um contexto de aplicação de cuidado individualizado.

3)     As teorias escolhidas não poderão ser repetidas. As teorias de médio alcance e recentes terão preferencia para essa atividade, evitem teorias clássicas já amplarmente conhecidas e grandes teorias de difícil aplicação ao indivíduo.

4)     Os grupos deverão elaborar um texto com a estrutura da teoria escolhida. Para isso, deverá utilizar o esquema esquema de análise de teoria de Meleis, a etapa de descrição.

5)     Atividade deverá ser entregue no dia 08/05/2023

 

6)     REFERÊNCIAS:

Referências: Capítulo 2 – Visão geral da teoria na enfermagem. In.: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

 

Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

 

Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.

Dr. José Wicto Pereira Borges

 
 
 
História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo, teoria como estrutura (03/04/2023 - 03/04/2023)

Exposição: História das ciências:  o indutivismo e o falsificacionismo, teoria como estrutura

 

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. 

UNIDADE II – EPISTEMOLOGIA PARA/DA ENFERMAGEM (08/05/2023 - 22/05/2023)
Conferência Construção de cenário de simulação realística em enfermagem (08/05/2023 - 08/05/2023)

Conferência

Construção de cenário de simulação realística em enfermagem

 

Profa. Dra. Chrystiany Plácido de Brito Vieira (Coordenadora do Laboratório de Simulação Avançada do Departamento de Enfermagem – UFPI)

 

 

Dr. José Wicto Pereira Borges

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva

    
Inicia em 08/05/2023 às 0h 0 e finaliza em 09/05/2023 às 23h 59
Modelos clássicos de teoria de enfermagem (15/05/2023 - 15/05/2023)

Modelos clássicos de teoria de enfermagem

 

Referências

MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

 

Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva

Exposição: Análise de teoria de enfermagem (22/05/2023 - 22/05/2023)

Exposição: Análise de teoria de enfermagem

 

Referências

MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

Construção

Atividade: Segunda etapa

Os grupos irão construir cenários de simulação realística, a partir da teoria de enfermagem trabalhada anteriormente.

Dra. José Wicto Pereira Borges

UNIDADE III – MODELOS EMERGENTES DE TEORIAS DE ENFERMAGEM: PENSANDO ESTRATÉGIAS DE APLICAÇÃO (29/05/2023 - 07/08/2023)
ATIVIDADE ASSÍNCRONA (29/05/2023 - 29/05/2023)

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

PRODUÇÃO DOS CENÁRIOS

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

ATIVIDADE ASSÍNCRONA (05/06/2023 - 05/06/2023)

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

PRODUÇÃO DOS CENÁRIOS

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

Seminários temáticos: Pensando a prática de enfermagem sob à ótica de teorias. (12/06/2023 - 12/06/2023)

Seminários temáticos: Pensando a prática de enfermagem sob à ótica de teorias.

 

Apresentação dos cenários de simulação, avaliação e melhorias em grupo.

Dinâmica de avaliação: os grupos serão direcionados à avaliar os cenários dos outros grupos e indicar melhorias.

20 min apresentação/ 10 min avaliação.

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

ATIVIDADE ASSÍNCRONA (19/06/2023 - 19/06/2023)

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

INCORPORAÇÃO DAS MELHORIAS DOS CENÁRIOS

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

TESTE DOS CENÁRIOS (26/06/2023 - 26/06/2023)

Curso de Extensão para a graduação

TESTE DOS CENÁRIOS
LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Cada cenário irá rodar duas vezes

Cenário 1 e 2

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

TESTE DOS CENÁRIOS (03/07/2023 - 03/07/2023)

TESTE DOS CENÁRIOS
LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Cada cenário irá rodar duas vezes

 

Cenário 3 e 4

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

TESTE DOS CENÁRIOS (10/07/2023 - 10/07/2023)

TESTE DOS CENÁRIOS
LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Cada cenário irá rodar duas vezes

 

Cenário 5 e 6

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

TESTE DOS CENÁRIOS (17/07/2023 - 17/07/2023)

TESTE DOS CENÁRIOS
LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Cada cenário irá rodar duas vezes

 

Cenário 7

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

ATIVIDADE ASSÍNCRONA (24/07/2023 - 24/07/2023)

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

Melhoria dos cenários após testes nos laboratórios

Inserir experiência dos testes nos textos

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

Entrega dos textos finais (cenários de simulação) (31/07/2023 - 31/07/2023)

Entrega dos textos finais (cenários de simulação)

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

Encerramento (07/08/2023 - 07/08/2023)

Encerramento da disciplia

Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva & Dr. José Wicto Pereira Borges

MATERIAIS DIDÁTICOS (07/08/2023 - 07/08/2023)
  Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem 
Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8
  CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993.
  MENEZES et al Caminhos percorridos pela Enfermagem brasileira para o desenvolvimento de subconjuntos terminológicos 
Menezes HF, Camacho ACLF, Nóbrega MML, Fuly PSC, Fernandes SF, Silva RAR. Paths taken by Brazilian Nursing for the development of terminological subsets. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3270. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3132.3270.
  Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory 
Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.
  Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias 
Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.
  BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS 
BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS DE MÉDIO ALCANCE DE ENFERMAGEM. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 26, n. 4, e1420017, 2017 .
  ALMEIDA, N Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis 
ALMEIDA, N. G.; OLIVEIRA, M. R. ; GUEDES, M. V. C. ; SILVA, L. F. ; FREITAS, M. C. ; TORRES, R. A. M. ; FIALHO, A. V. M. . Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis. Nursing & Health Care, v. 4, p. 1-6, 2018.
  BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem 
O SER (Ontologia, metafísica e antropologia). BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
20 27 03 10 17 24 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Evolução do pensamento filosófico e do conhecimento científico e suas implicações no processo do cuidar da saúde e na construção do saber em enfermagem. As principais Teorias de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como fundamento para a prática,ensino e pesquisa. Análise crítica da produção científica na enfermagem e sua aplicação na prática assistencial.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades serão realizadas presencialmente ou remotamente por meio de Tecnologias da Informação e Co-municação. Aulas expositivas e dialogadas; os alunos estudarão os textos base da disciplina antes de cada con-ferência. Serão realizadas atividades que interceptam o objeto de pesquisa do aluno ao quadro teórico estudado. As atividades ocorrerão no SIGAA e terão datas de início e finalização. Os alunos irão produzir material reflexivo com o objetivo de fomentar conhecimento acerca da enfermagem enquanto ciência, dialogando com a comunida-de sobre seus pressupostos e teorias. Os temas escolhidos precisarão abordar uma teoria de enfermagem ou marco conceitual da enfermagem e sua aplicação em um contexto de cuidado simulado. A partir disso, irão ela-borar um cenário de simulação realística com aplicação da teoria de enfermagem escolhida em um contexto de cuidado. O cenário de simulação deverá ser testado em ambiente de laboratório de alta fidelidade, desse modo, os cenários deverão prever a aplicação com o manequim de alta fidelidade. As aplicações dos cenários e testes de melhoramento serão realizadas com os alunos da graduação em enfermagem da UFPI em um curso de ex-tensão.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: De acordo com as NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, aprovada pelo CEPEX e em vigor desde 2012; em seu Capítulo I (Da Avaliação Da Aprendizagem E Da As-siduidade em Disciplinas):
- Art. 111: “Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que: I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (se-tenta e cinco por cento) [ou seja, 45 horas de frequência, o limite máximo de faltas são 03 (três) dias de aula] da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais; II –Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.”
- Art. 113: “É reprovado no componente curricular o aluno cuja média final for menor que 4,0 (quatro). Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final”.
- Para as avaliações serão adotados processos avaliativos construtivistas: Assiduidade e participação nas webaulas serão indi-cadoras de qualificação das notas. Os alunos terão três notas que serão compostas por cinco atividades:
1ª nota: somatório das atividades 1 (escolha e alinhamento da teoria de enfermagem ao grupo);
2ª nota atividades Seminário nota exposição (elaboração do cenário de simulação);
3ª nota atividade Seminário nota texto reflexivo (execução do cenário de simulação);
Horário de atendimento: 14
Bibliografia: BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004.
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993.
CARVALHO, V. Para uma epistemologia de enfermagem: tópicos de crítica e contribuição. Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2013.
MELEIS, A. I. Theoretical Nursing: development & progress. Wolters Kluwer Lippincott Williams & Wilkins. 5 ed. Philadelphia, 2012.
Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.
BRANDÃO MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.
LEANDRO TA, et al. Desenvolvimento das teorias de médio alcance na enfermagem. Rev Bras Enferm. 2020;73(1):e20170893
BRANDÃO MAG et al. Reflexões teóricas e metodológicas para a construção de teorias de médio alcance de enfermagem. Texto Contexto Enferm, 2017; 26(4):e1420017
MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/03/2023
20/03/2023
Apresentação da disciplina
20/03/2023
03/04/2023
UNIDADE I – FILOSOFIA E CIÊNCIA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO
27/03/2023
27/03/2023
História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo, teoria como estrutura
03/04/2023
03/04/2023
História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo, teoria como estrutura
08/05/2023
22/05/2023
UNIDADE II – EPISTEMOLOGIA PARA/DA ENFERMAGEM
08/05/2023
08/05/2023
Conferência Construção de cenário de simulação realística em enfermagem
15/05/2023
15/05/2023
Modelos clássicos de teoria de enfermagem
22/05/2023
22/05/2023
Exposição: Análise de teoria de enfermagem
29/05/2023
29/05/2023
ATIVIDADE ASSÍNCRONA
29/05/2023
07/08/2023
UNIDADE III – MODELOS EMERGENTES DE TEORIAS DE ENFERMAGEM: PENSANDO ESTRATÉGIAS DE APLICAÇÃO
05/06/2023
05/06/2023
ATIVIDADE ASSÍNCRONA
12/06/2023
12/06/2023
Seminários temáticos: Pensando a prática de enfermagem sob à ótica de teorias.
19/06/2023
19/06/2023
ATIVIDADE ASSÍNCRONA
26/06/2023
26/06/2023
TESTE DOS CENÁRIOS
03/07/2023
03/07/2023
TESTE DOS CENÁRIOS
10/07/2023
10/07/2023
TESTE DOS CENÁRIOS
17/07/2023
17/07/2023
TESTE DOS CENÁRIOS
24/07/2023
24/07/2023
ATIVIDADE ASSÍNCRONA
31/07/2023
31/07/2023
Entrega dos textos finais (cenários de simulação)
07/08/2023
07/08/2023
MATERIAIS DIDÁTICOS
07/08/2023
07/08/2023
Encerramento
Avaliações
Data Descrição
08/05/2023 1ª Avaliação
29/05/2023 2ª Avaliação
24/07/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas 20/03/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 22:37