Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
PROCEDIMENTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Serão desenvolvidas aulas expositivas e dialogadas, atividades teóricas e teórico-práticas, discussões, oficinas em softwares estatísticos e apresentação de artigos científicos. As aulas serão realizadas na sala de aulas do PPGO/UFPI. Atividades serão postadas na plataforma SIGAA/UFPI. Durante o desenvolvimento da disciplina, dúvidas e questionamentos podem ser enviados pela plataforma SIGAA/UFPI e/ou por e-mail. RECURSOS DIDÁTICOS
Para o desenvolvimento do conteúdo proposto serão utilizados os seguintes recursos didáticos: computador, data-show, quadro branco, pincéis, plataformas SIGAA/UFPI e os programas estatísticos SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), Microsoft Excel, BioEstat, Jamovi.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO E FREQUÊNCIA
A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do (a) discente durante todo o processo, de forma qualitativa e quantitativa. Para isso serão observados o envolvimento, interesse, participação, produtividade, conhecimento científico, compromisso e responsabilidade. Além disso, serão realizadas prova escrita, oral ou prática, atividades individuais ou em grupo, resolução e apresentação de atividades. Haverá duas notas do rendimento acadêmico, correspondendo a duas avaliações escrita, oral ou prática, atividades individuais ou em grupo de interpretação e apresentação de análises estatísticas de artigos científicos e resolução e apresentação de exercícios envolvendo o conteúdo ministrado nas aulas anteriores. Ao final do período letivo, o(a) discente terá duas notas, que obedecerão a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), para que seja realizada uma média aritmética final.
1ª Nota: 1ª Avaliação Máximo 8,0 + Elaboração e apresentação do instrumento de coleta de dados e banco de dados Máximo 2,0
2ª Nota: 2ª Avaliação Máximo 8,0 + Interpretação e apresentação de análises estatísticas de artigos científicos Máximo 2,0
OBSERVAÇÃO: Será considerado aprovado na disciplina, o(a) discente que obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária e média aritmética igual ou superior a 07 (sete) nas atividades escolares.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| 1. ALMEIDA FILHO, N.; BARRETO, M.L. Epidemiologia & Saúde: fundamentos, métodos, aplicações. Ganabara Koogan: Rio de Janeiro, 2014, 699p. 2. BUSSAB, W.O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica. 9ed. São Paulo: Saraiva Uni, 2017, 568p. 3. ESTRELA, C. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 3ed. São Paulo: Artes Médias, 2018, 738p. 4. FÁVERO, L.P.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS®, Stata®. 1ed. Rio de Janeiro: LCT, 2020, 1187p. 5. FIELD, A. Descobrindo a Estatística Utilizando o SPSS. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2013, 688p. 6. LUIZ, R.R.; COSTA, A.J.L.; NADANOVSKY, P. Epidemiologia & Bioestatística em Odontologia. 2ed. Atheneu: Rio de Janeiro, 2018, 500p. 7. NORMANDO, D., HONÓRIO, H. M. Bioestatística quase sem fórmulas. 1ed. Maringá: The Life Press, 2023, 540p.
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