-

DCE0063 - POLITICA E PROGRAMAÇÃO ECONÔMICA - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do Plano de Disciplina (08/05/2023 - 08/05/2023)
   Plano de disciplina - DCE0063 - Política e Programação Econômica.pdf 
Introdução à Política e Programação Econômica: Economia Normativa e Economia Positiva (10/05/2023 - 10/05/2023)
Problematizando o conceito de políticas públicas (29/05/2023 - 31/05/2023)
Planejamento e programação econômicos (05/06/2023 - 14/06/2023)
A política econômica (19/06/2023 - 03/07/2023)
O planejamento no Brasil (05/07/2023 - 26/07/2023)
A experiência recente do planejamento público no Brasil (31/07/2023 - 16/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 14 19 21 26 28 03 05 10 12 17 19 24 26 31 02 07 09 14 16 21 23 28
1 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017909**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017909**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
2 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O contexto sócio-político do planejamento. Características do planejamento. Características do planejamento em sociedade capitalista e socialista. Evolução histórica e estágio atual do planejamento no Brasil. Teorias e Técnicas de planejamento. As políticas econômicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O método de ensino se baseia numa concepção interacionista, com enfoque na relação ensino-aprendizagem, na qual considera-se o uso de metodologias ativas. Essa abordagem implica na constituição de práticas de ensino cientificamente embasadas, cuja meta é possibilitar à/ao aluna/o apropriar-se do objeto de conhecimento de forma ativa e de maneira autônoma, estabelecendo vínculos afetivos positivos que promovam maior aproximação ao objeto. Para tanto, funda-se num tríplice aspecto característico do processo de ensino-aprendizagem: a) o sujeito (a/o aluna/o); b) o objeto (um conhecimento específico); c) e o agente mediador (o/a professor/a).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações seguirão as normativas da Universidade. No âmbito da disciplina, busca-se garantir o caráter processual da avaliação e a objetividade dos parâmetros. Nesse sentido, cada etapa ou unidade da avaliação consiste na verificação do alcance dos objetivos de aprendizagem relacionados na ementa. Em pelo menos uma das etapas, deverá ser aplicada uma prova escrita.
Normativas:
Serão realizadas três avaliações parciais, de acordo com a Resolução 177/2012-CEPEX/UFPI.
Será realizada uma avaliação final com os discentes que não atingirem a média para aprovação, conforme a Resolução 177/2012-CEPEX/UFPI.
Para efeito de aprovação na disciplina o discente deverá ter frequência mínima de 75% nas aulas.
A segunda chamada de provas, parciais ou final, será de acordo com a Resolução 177/2012-CEPEX/UFPI.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BACHA, E. L.; BOLLE, M. B. (Orgs) Novos Dilemas da Política Econômica: ensaios em homenagem a Dionísio Dias Carneiro. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
KON, Anita. Planejamento no Brasil II. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
KON, Anita. Subsídios teóricos e metodológicos ao planejamento econômico público. São Paulo: EAESP/FGV/NPP, Relatório de pesquisa nº 12, 1997.
LANGE, Oscar. Ensaios sobre Planificação Econômica. São Paulo: Nova cultural, 1986.
MINDLIN, Betty (org.). Planejamento no Brasil. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MARQUES, R. M.; ANDRADE, P. R. O Brasil sob nova ordem: economia brasileira contemporânea – uma análise dos governos Collor a Lula. São Paulo: Saraiva, 2010.
ROSSETI, José P. Política e Programação Econômicas. 7ª ed. São Paulo: Atlas,1987.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MARINI, Rui M. Subdesenvolvimento e revolução. 5 ed. Florianopólis: Insular, 2014.
POCHMANN, M; GUERRA, A.; SILVA, R. A. (orgs.) Atlas da exclusão social no Brasil: dez anos depois. São Paulo: Cortez, 2014.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/05/2023
08/05/2023
Apresentação e discussão do Plano de Disciplina
10/05/2023
10/05/2023
Introdução à Política e Programação Econômica: Economia Normativa e Economia Positiva
29/05/2023
31/05/2023
Problematizando o conceito de políticas públicas
05/06/2023
14/06/2023
Planejamento e programação econômicos
19/06/2023
03/07/2023
A política econômica
05/07/2023
26/07/2023
O planejamento no Brasil
31/07/2023
16/08/2023
A experiência recente do planejamento público no Brasil
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Nossa disciplina iniciará na próxima semana 03/05/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1132 04/10/2024 04:36