CECILIA MARIA RESENDE GONCALVES DE CARVALHO

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO/CCS

Ir ao Menu Principal

cecilia maria resende goncalves de carvalho

NUT - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO/CCS

CFL/CEAD022 - DIF. LÓGICAS DA PEDAG. DAS COMPET. NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - Turma: 4A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLLINA (04/08/2023 - 30/08/2023)

Caro(a) aluno(a),
Aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina DIFERENTES LÓGICAS DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS. É com muito prazer que damos início o nosso encontro! Desde já gostaria salientar que estamos nos organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de formação de cada
um de vocês.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): EDNA MARIA MAGALHÃES DO NASCIMENTO

 

CONHEÇA O PROFESSOR:


Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002), Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e Pós-Doutorado em Filosofia, na área de epistemologia contemporânea, realizado na Universidade de Navarra- Espanha (2016/2017). Atualmente é professora Associada III, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE. É professora dos seguintes programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí: Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Programa de Mestrado Profissional em Filosofia. É coordenadora do NEFI - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA UFPI e Subcoordenadora do NEFEP - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRAGMATISMO. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino e filosofia, filosofia, pragmatismo, neopragmatismo. Desenvolve pesquisa e publica sobre temas que envolve a discussão do naturalismo filosófico, empirismo radical, pragmatismo clássico (Peirce, James e Dewey), neopragmatismo (Richard Rorty) e autores linguísticos como Wittgenstein e Quine. Desenvolve pesquisas sobre a recepção do pragmatismo no Brasil, sobretudo em autores como Anísio Teixeira e Paulo Freire.

Saiba mais no Currículo Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/246820113339702 

   PLANO DE DISCIPLINA ESPECIALIZAÇÃO CEAD 2.pdf 
  Calendário do curso 
Segue anexado o calendário do curso. As datas de fóruns e atividades são sugestões, cabendo ao discente melhor gerir. As datas fixas, que não podem ser modificadas, são as início e término de cada de disciplina.
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/08/2023 - 30/08/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 04/08/2023 às 08:00 a 30/08/2023 às 23:59
  Conceito de Paradigma 
CONCEITO DE PARADIGMA
UNIDADE I (04/08/2023 - 30/08/2023)

Unidade I - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DAS DIFERENTES LÓGICAS DAS COMPETÊNCIAS

 

Entendimento sobre o conceito de lógica e o novo paradigma da aprendizagem;
Definição da área de Ciência Humanas e Sociais aplicadas e as estratégias de ensino-aprendizagem com base na lógica das competências;
Discussão sobre “as diferentes lógicas da pedagogia das competências na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”; 

MEDEIROS, M. (2016). Lógicas das competências: Perspectivas para o Currículo em

Ação. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14 (2), pp. 1031-1040 http://www.scielo.org.co/pdf/rlcs/v14n2/v14n2a11.pdf

 

ZOMPERO, A. F; ANDRADE, M. A. B. S; MASTELARI, T. B; VAGULA, E. Ensino por

investigação e aproximações com a aprendizagem baseada em problemas. Debates em

Educação, v. 11, n. 25, p. 222–239, 2019. Disponível em:

https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7740/pdf. Acesso: 22 nov. 2021.

 

PARANÁ. REFERENCIAL CURRICULAR PARANAENSE PARA O NOVO ENSINO MÉDIO – VERSÃO PRELIMINAR (2): Sistema Estadual de Ensino do Paraná, 2019.

• Entender o contexto de mudança de paradigma da educação tradicional para a lógica das competências.
• Compreender a lógica da formação por competências na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
• Estudar as diferentes lógicas da pedagogia das competências na Área de Ciências Humanas e Aplicadas; 

Disponível em: https://geoverdade.com/2019/07/14/14084/ 

RIBEIRO, et al. Paradigma tradicional e paradigma emergente: algumas implicações na educação. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.12 | n.01 | p.27-42 | jan-abr | 2010.

https://www.scielo.br/j/epec/a/38TbkSBPsHBLNqNc6CwJgWQ/?format=pdf&lang=pt

 

PERRENOUD, F., et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

https://statics-americanas.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/189081.pdf 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 04/08/2023 às 08:00 a 30/08/2023 às 23:59
    
Inicia em 04/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 30/08/2023 às 23h 59
UNIDADE II (04/08/2023 - 30/08/2023)

Unidade II CONCEITO DE CURRÍCULO EM AÇÃO E A NOVA BNCC

Disponível em: link https://www.edocente.com.br/blog/bncc/guia-completo-sobre-a-bncc/ 

A lógica do ensino por investigação e aproximações com aprendizagem baseada em resolução de problemas; Elementos que sustentam as noções de cidadania, crítica e ética, instrumentalizados pela Filosofia, Sociologia, História e pela Geografia. A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, por meio dos componentes curriculares Filosofia, Sociologia, Geografia e História: ressignificação e sentido para a vida prática ou prática social dos jovens estudantes do Ensino Médio.

• Estimular educadores (as) para o horizonte da compreensão do Novo Ensino Médio, com criticidade e abertura para novas possibilidades dos processos do aprender e do ensinar;
• Desenvolver procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a levar os alunos a compreenderem e posicionarem-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles;
• Refletir sobre a noção de currículo em ação em conformidade com os princípios pedagógicos do novo Ensino Médio.

    
Inicia em 04/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 30/08/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/08/2023 - 30/08/2023)
    
Inicia em 24/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 26/08/2023 às 23h 59
    
Inicia em 01/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 08/09/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
2 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
3 2023202**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
4 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
5 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
6 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
9 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
10 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
11 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
12 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
13 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
14 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
16 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
17 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
18 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
19 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
20 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2023202**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
22 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
23 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
24 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
25 2023202**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
26 2023202**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 MATRICULADO
27 2023202**** 9,0 9,0 0,0 7.2 0 MATRICULADO
28 2023202**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 MATRICULADO
29 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
30 2023202**** 8,5 0,0 10,0 7.1 0 MATRICULADO
31 2023202**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 MATRICULADO
32 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
33 2023202**** 9,0 0,0 5,0 6.4 0 MATRICULADO
34 2023202**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
35 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
36 2023202**** 8,0 10,0 5,0 7.8 0 MATRICULADO
37 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
38 2023202**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
39 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
40 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
41 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
43 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
44 2023202**** 8,0 0,0 0,0 4.8 0 MATRICULADO
45 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
46 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
47 2023201**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
48 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
49 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
50 2023202**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
51 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
52 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
53 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
54 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
55 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
56 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
57 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas da prova final. 10/09/2023
PROVA 02/09/2023
PROVA 02/09/2023
Notas cadastradas no sistema 01/09/2023
Prazos! 29/08/2023
Prazos! 28/08/2023
Prova Eletrônica. 24/08/2023
AULA SÍNCRONA 22/08/2023
Aula 02 21/08/2023
Aula 02 21/08/2023
Aula inaugural 21/08/2023
Link Google Meet (AULA INAUGURAL) 19/08/2023
Link Google Meet (AULA INAUGURAL) 15/08/2023
Prezados(as) 09/08/2023
Aula virtual em 08/08/2023 - 18:30 07/08/2023
As aulas terão Início dia 04/08/2023 - link para acessar grupo virtual 02/08/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 20:39