Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Na disciplina serão utilizados os métodos de aula expositiva com recursos audiovisuais e metodologia ativa para avaliações, assim como métodos ativos como grupos de discussão, onde o professor tem como objetivo direcionar o aprendizado, deixando o aluno desenvolver sua própria reflexão, criticidade e criatividade facilitando o processo de ensino-aprendizagem. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação terá caráter diagnóstico, formativo e somativo. Desse modo, o discente será avaliado individualmente e/ou em grupo e, portanto, deverá participar das atividades propostas, sendo observado os seguintes aspectos:<br /> Frequência mínima de 75% da carga horária, que será distribuída em atividades síncronas e assíncronas;<br /> Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega das atividades propostas no presente plano;<br /> Qualidade dos trabalhos produzidos.<br />Para efeito de registro de notas serão considerados:<br />1ª Nota: Avaliação teórica correspondente ao conteúdo abordado na Unidade I, e sendo a nota final de 0 (zero) a 10 pontos;<br />2ª Nota: Avaliação teórica correspondente ao conteúdo abordado na Unidade II, sendo a nota final de 0 (zero) a 10 pontos;<br />3ª Nota: Atividade de Grupo de Discussão Dinâmica (GDD) com o uso de artigos (20%) e o seminário (80%), sendo a nota de 0 (zero) a 10 pontos;<br /> A nota final será a média das atividades propostas acima sendo a nota de aprovação igual ou maior que 7,0.<br /> Ao aluno que por motivo justo e comprovado deixar de comparecer as avaliações parciais, será concedido uma segunda oportunidade, se requerida no prazo de 3 (três) dias úteis a partir da mesma, de acordo com as normas institucionais. A data de aplicação será estipulada pelo professor(a) da disciplina.<br /> O exame final será realizado ao final do período letivo e é destinado ao aluno que tenha obtido nota inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro). Mediante este exame, o aluno deverá obter média aritmética igual ou superior a 6 (seis), resultante da média aritmética entre a média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. O conteúdo programático será referente a todos as unidades trabalhadas, sendo uma prova escrita.<br />As avaliações serão regidas de acordo com a resolução n° 187/2022 do CEPEX. |
Horário de atendimento:
| 08:00 a 11:00 |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica:<br />BORGES-OSÓRIO, Maria Regina; ROBINSON, Wanyce Miriam. Genética humana. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.<br />MOTTA, Paulo Armando. Genética humana: aplicada a psicologia e toda a área biomédica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.<br />FRANCIS, Richard. Epigenética: como a ciência está revolucionando o que sabemos sobre hereditariedade. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2015.<br />Bibliografia Complementar:<br />JACOB, F. 1998. O rato, a mosca e o homem. Companhia das Letras. São Paulo.<br />GRIFFITHS, A. J. F., et al. Genética moderna. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.<br />LIMA, C. P. Genética humana. São Paulo: Harbara, 2004.<br />BURNS, G. W.; BOTTINO, P. J. Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. |