• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CTT/UFPI068 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO - Turma: 05 (2023.2)

Tópicos Aulas
Acolhida das cursistas pela coordenadora de polo Dra. Reijane Soares e pela coordenadora de polo Dr. Marta Queiroz - Apresentação do professor e, posteriormente, da turma (nome e expectativas com a especialização); - Leitura do plano de disciplina e plano de trabalho; - Exibição do vídeo "O desenvolvimento cognitivo de Vygotsky" - Aula expositiva e dialogada do texto "A escola como lugar da cultura mais elanborada". (05/09/2025 - 05/09/2025)

- Acolhida das cursistas pela coordenadora de polo Dra. Reijane Soares e pela coordenadora Dr. Marta Queiroz

- Apresentação do professor e, posteriormente, da turma (nome e expectativas com a especialização);

- Leitura do plano de disciplina e plano de trabalho;

- Exibição do vídeo "O desenvolvimento cognitivo de Vygotsky"

- Aula expositiva e dialogada do texto "A escola como lugar da cultura mais elanborada".

Aula extra (05/09/2025 - 05/09/2025)
Aula Extra.
- Aula expositiva e dialogada do texto "Memorial de formação: quando as histórias narram a história da formação"; - Orientação da primeira avaliação - Memorial; - Tutorial de como fazer uma pesquisa usando "marcadores booleanos"; - Exposição do texto autobiográfico "Entre escuta, conflito e escrita de si: o relato autobiográfico como ressignificação da formação docente na educação infantil" - Exibição de sites para seleção de textos: https://scholar.google.com/?hl=pt-BR https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/lista-a-z-periodicos.html https://www.scielo.br/; - Construção coletiva de uma metodologia autobiográfica; - Orientação individual no projeto de pesquisa. (06/09/2025 - 06/09/2025)

- Aula expositiva e dialogada do texto "Memorial de formação: quando as histórias narram a história da formação";

- Orientação da primeira avaliação - Memorial;

- Tutorial de como fazer uma pesquisa usando "marcadores booleanos";

- Exposição do texto autobiográfico "Entre escuta, conflito e escrita de si: o relato autobiográfico como ressignificação da formação docente na educação infantil"

- Exibição de sites para seleção de textos: https://scholar.google.com/?hl=pt-BR https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/lista-a-z-periodicos.html https://www.scielo.br/;

- Construção coletiva de uma metodologia autobiográfica;

- Orientação individual no projeto de pesquisa;

- Primeira Avaliação - Memorial 

- Encaminhamentos:
1. A primeira avaliação ( memorial ) deve ser enviada até dia 16/09 em meu e-mail: wandersonfidalgo@ufpi.edu.br – segue o modelo de memorial com as orientações;
2. Segue também os slides dos textos utilizados ontem e hoje;
3. Também estou encaminhando um artigo escrito por mim, que tem o método autobiográfico: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246
4. Durante as aulas ao trazer referências outras. Percebi o interesse de vocês, então segue nomes de autores/as que abordei: Luiz Rufino, Conceição Evaristo, Leda Maria Martins, Barbara Carine, Deleuze, Hampâté Bâ, Jacques Gauthier, Silvio Gallo, Sandra Petit, Sandro Soares;
5. Segue o texto do Sandro Soares “Memória, cotidianidade e implicações: construindo o diário de itinerância na pesquisa”;
6. Sites que vocês podem utilizar para seleção de textos: https://scholar.google.com/?hl=pt-BR https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/lista-a-z-periodicos.html https://www.scielo.br/
7. Como vimos, para fazer uma busca direcionada nesses sites vocês podem pesquisar da seguinte forma: “educação infantil” and “cantigas de roda” – isso para textos com essas duas categorias;
8. Também segue o modelo de metodologia que escrevemos coletivamente em sala de aula.
9. E gostaria que me enviasse os registros fotográficos da aula.

- Exbição de um vídeo - após a exibição a turma foi provocada a pensar o "planejamento na pesquisa"; - Exibição do vídeo da Teoria do Caos na relação com a pesquisa e as perguntas-norteadoras; - Aula dialogada do texto - Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas - Silvio Sánchez Gamboa; - Exposição do "Quadro de perguntas"; - Modelo de Fichamento; - Modelo de Triangulação de textos. (19/09/2025 - 19/09/2025)

- Exbição de um vídeo - após a exibição a turma foi provocada a pensar o "planejamento na pesquisa";

- Exibição do vídeo da Teoria do Caos na relação com a pesquisa e as perguntas-norteadoras;

- Aula dialogada do texto - Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas - Silvio Sánchez Gamboa;

- Exposição do "Quadro de perguntas";

- Modelo de Fichamento;

- Modelo de Triangulação de textos.

Aula extra (19/09/2025 - 19/09/2025)
Aula Extra.
A turma levou um objeto que falasse sobre sua prática docente; - Perguntas a partir do objeto levado - O que este objeto conta sobre minha prática docente? O que eu sinto? O que eu faço ao sentir? Como autobiografar minha prática docente? - A turma respondeu a essas perguntas e algumas realizaram a apresentação do objeto e do escrito as demais; - Apresentação do slide sobre projeto de pesquisa e suas partes; - Apresentação sobre o papel da fundamentação teórica; - A turma realizou uma busca nas plataformas e selecionou 3 textos a partir de suas temáticas; - Apresentação de um modelo de metodologia autobiográfica. (20/09/2025 - 20/09/2025)

- A turma levou um objeto que falasse sobre sua prática docente; 

- Perguntas a partir do objeto levado - O que este objeto conta sobre minha prática docente? O que eu sinto? O que eu faço ao sentir? Como autobiografar minha prática docente?

- A turma respondeu a essas perguntas e algumas realizaram a apresentação do objeto e do escrito as demais;

- Apresentação do slide sobre projeto de pesquisa e suas partes;

- Apresentação sobre o papel da fundamentação teórica;

- A turma realizou uma busca nas plataformas e selecionou 3 textos a partir de suas temáticas;

- Apresentação de um modelo de metodologia autobiográfica;

- Segunda Avaliação - Projeto de pesquisa elabadora até o item Metodologia;

- Encaminhamentos:

1. Envio da segunda avaliação – Projeto de pesquisa elaborado até o item Metodologia;
2. O projeto deve ser enviado para o e-mail: wandersonfidalgo@ufpi.edu.br;
3. Prazo para envio: até 01/10/2025 ;
4. Segue abaixo um exemplo de metodologia;
5. Seguem os slides utilizados nos encontros de sexta e sábado;
6. Segue também o quadro para organização do levantamento bibliográfico;
7. Lembrando que, nas aulas dos dias 03/10 e 04/10, haverá a socialização do projeto de pesquisa de vocês para a turma ;
8. A terceira avaliação será a versão final do projeto de pesquisa (prazo a definir);
9. Para o momento de socialização, a forma de apresentação é livre – vocês podem fazer slides, apresentação dialogada, ou outro formato de sua escolha;
10. O tempo máximo de apresentação é de 15 minutos;
11. Abaixo, segue a relação das pessoas que irão apresentar nos dias 03/10 e 04/10.

Socialização dos projetos de pesquisa (03/10/2025 - 03/10/2025)

Socialização dos projetos de pesquisa

Aula extra (03/10/2025 - 03/10/2025)
Aula Extra.
Socialização dos projetos de pesquisa e encerramento da disciplina (04/10/2025 - 04/10/2025)

- Socialização dos projetos de pesquisa e encerramento da disciplina;

- Terceira Avaliação - Versão final do projeto de pesquisa.

- Encaminhamentos:
1. Nos dias 03/04 e 04/10 realizamos a socialização dos projetos de pesquisa;
2. A terceira avaliação corresponde à entrega final do projeto de pesquisa . A segunda avaliação foi a entrega do projeto até a metodologia; desse modo, para esta terceira avaliação deve ser acrescida a fundamentação teórica;
3. Lembrando que muitas já encaminharam o projeto de pesquisa completo; a essas, recomendo um aprofundamento das discussões;
4. A terceira avaliação deverá ser enviada , em word, para o e-mail: wandersonfidalgo@ufpi.edu.br;
5. Recomendo o envio em word para facilitar os comentários no projeto;
6. Prazo para envio da terceira avaliação: 20/10/2025;
7. As pessoas com pendências na primeira e segunda avaliações devem me encaminhar até o dia 15/10/2025 ;
8. A socialização dos projetos de pesquisa somará pontos, juntamente com o envio do projeto;
9. Na socialização dos projetos observei os seguintes critérios: clareza e objetividade; linguagem e postura; interação e foco; domínio do tema; e organização.

 

UNIDADE I - FUNDAMENTOS DO MÉTODO CIENTÍFICO E TENDÊNCIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO (17/10/2025 - 17/10/2025)
Apresentação do plano de curso; - Discussão acerca de Pesquisa, método e metodologia. (Textos: Ramos (2009); Ferreira, 2017). Complementar. --Apresentação e Discussão sobre a importância da pesquisa para a área da Educação Infantil. Uso de Slides . -Apresentação em Slides acerca do conteúdo: Consentimento e Assentimento.Autor: Coutinho (2023). -Encaminhamento do Roteiro do estudo do conteúdo para elaboração da atividade complementar das ideias principais.
   PLANO DE ENSINO, CRONOGRAMA DE TRABALHO E TEXTOS 
UNIDADE II - ABORDAGENS DE PESQUISA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (18/10/2025 - 18/10/2025)
-Estudo e discussão acerca das abordagens de pesquisa aplicadas à Educação Infantil considerando metodologias participativas e princípios éticos. -Roteiro Orientador acerca da elaboração de um quadro sinótico das ideias e características das abordagens de pesquisa na educação infantil. -Tendências atuais e limites das pesquisas em Educação Infantil. - Discussão e Apresentação
UNIDADE III-PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:RELAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO (31/10/2025 - 31/10/2025)
-Discussão acerca da pesquisa articulada à prática docente na Educação Infantil. --Apresentação/discussão oral do conteúdo com uso de Slides Texto-BUSS-SIMÃO, M.; LESSA, J. S. (2023). --Roteiro Orientador sobre elaboração de quadro das ideias principais do estudo acerca da Pesquisa e docência com crianças: aportes teóricos, metodológicos, escrita, registro, observação e análise de práticas de pesquisa com crianças.
UNIDADE III - PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:RELAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO (01/11/2025 - 01/11/2025)
-Discussão com base nas orientações de elaboração das ideias/características do quadro sinótico sobre pesquisa e docência com crianças: aportes teóricos, metodológicos, escrita e registros. MARTINEZ, L. da S. (2023). - Apresentação individual do Resumo Expandido acerca do Projeto de Pesquisa em andamento. -Discussão e encaminhamentos acerca das abordagens de pesquisa, como: temas, objeto de estudo, objetivos, metodologia, referencial teórico.
Orientação de estágio (02/08/2023 - 02/08/2023)
Orientação de estágio (09/08/2023 - 09/08/2023)
Orientação de estágio (16/08/2023 - 16/08/2023)
Orientação de estágio (23/08/2023 - 23/08/2023)
Orientação de estágio (30/08/2023 - 30/08/2023)
Orientação de estágio (06/09/2023 - 06/09/2023)
Orientação de estágio (13/09/2023 - 13/09/2023)
Orientação de estágio (20/09/2023 - 20/09/2023)
Orientação de estágio (27/09/2023 - 27/09/2023)
Orientação de estágio (04/10/2023 - 04/10/2023)
Orientação de estágio (11/10/2023 - 11/10/2023)
Orientação de estágio (18/10/2023 - 18/10/2023)
Orientação de estágio (25/10/2023 - 25/10/2023)
Orientação de estágio (01/11/2023 - 01/11/2023)
Orientação de estágio (08/11/2023 - 08/11/2023)
Orientação de estágio (15/11/2023 - 15/11/2023)
Orientação de estágio (22/11/2023 - 22/11/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
02 09 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 22
1 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022300**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1492 16/12/2025 08:16