- Aula expositiva e dialogada do texto "Memorial de formação: quando as histórias narram a história da formação"; - Orientação da primeira avaliação - Memorial; - Tutorial de como fazer uma pesquisa usando "marcadores booleanos"; - Exposição do texto autobiográfico "Entre escuta, conflito e escrita de si: o relato autobiográfico como ressignificação da formação docente na educação infantil" - Exibição de sites para seleção de textos: https://scholar.google.com/?hl=pt-BR https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/lista-a-z-periodicos.html https://www.scielo.br/; - Construção coletiva de uma metodologia autobiográfica; - Orientação individual no projeto de pesquisa. (06/09/2025 - 06/09/2025)
- Aula expositiva e dialogada do texto "Memorial de formação: quando as histórias narram a história da formação";
- Orientação da primeira avaliação - Memorial;
- Tutorial de como fazer uma pesquisa usando "marcadores booleanos";
- Exposição do texto autobiográfico "Entre escuta, conflito e escrita de si: o relato autobiográfico como ressignificação da formação docente na educação infantil"
- Exibição de sites para seleção de textos: https://scholar.google.com/?hl=pt-BR https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/lista-a-z-periodicos.html https://www.scielo.br/;
- Construção coletiva de uma metodologia autobiográfica;
- Orientação individual no projeto de pesquisa;
- Primeira Avaliação - Memorial
- Encaminhamentos:
1. A primeira avaliação ( memorial ) deve ser enviada até dia 16/09 em meu e-mail: wandersonfidalgo@ufpi.edu.br – segue o modelo de memorial com as orientações;
2. Segue também os slides dos textos utilizados ontem e hoje;
3. Também estou encaminhando um artigo escrito por mim, que tem o método autobiográfico: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246
4. Durante as aulas ao trazer referências outras. Percebi o interesse de vocês, então segue nomes de autores/as que abordei: Luiz Rufino, Conceição Evaristo, Leda Maria Martins, Barbara Carine, Deleuze, Hampâté Bâ, Jacques Gauthier, Silvio Gallo, Sandra Petit, Sandro Soares;
5. Segue o texto do Sandro Soares “Memória, cotidianidade e implicações: construindo o diário de itinerância na pesquisa”;
6. Sites que vocês podem utilizar para seleção de textos: https://scholar.google.com/?hl=pt-BR https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/lista-a-z-periodicos.html https://www.scielo.br/
7. Como vimos, para fazer uma busca direcionada nesses sites vocês podem pesquisar da seguinte forma: “educação infantil” and “cantigas de roda” – isso para textos com essas duas categorias;
8. Também segue o modelo de metodologia que escrevemos coletivamente em sala de aula.
9. E gostaria que me enviasse os registros fotográficos da aula.