OLIVIA CANDEIA LIMA ROCHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA/CSHNB

Ir ao Menu Principal

olivia candeia lima rocha

HIJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA/CSHNB

CPPGED/CCE017 - PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de curso e cronograma da disciplina (28/09/2023 - 28/09/2023)
A pesquisa em História da Educação (05/10/2023 - 05/10/2023)
O Campo da História (26/10/2023 - 26/10/2023)
Práticas de Pesquisa em História (09/11/2023 - 09/11/2023)
Mitos, emblemas, sinais (16/11/2023 - 16/11/2023)
História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (23/11/2023 - 23/11/2023)
A Escrita da História (30/11/2023 - 30/11/2023)
Estudos sobre História Oral (02/12/2023 - 02/12/2023)
Aula Extra.
A história cultural e a contribuição de Roger Chartier (07/12/2023 - 07/12/2023)
Estudos sobre o uso do jornal como fonte (09/12/2023 - 09/12/2023)
Aula Extra.
História da profissão docente no Brasil (14/12/2023 - 14/12/2023)
Aula para estudos do trabalho final da disciplina (16/12/2023 - 16/12/2023)
Aula Extra.
História das instituições escolares (21/12/2023 - 21/12/2023)
O historiador e suas fontes (18/01/2024 - 18/01/2024)
Estudos para elaboração do trabalho final (25/01/2024 - 25/01/2024)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
28 05 26 09 16 23 30 02 07 09 14 16 21 18 25
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 9,0 9,3 9,0 8,5 9.0 0 AM
2 2023100**** 9,8 9,7 9,8 9,0 9.6 0 AM
3 2023100**** 10,0 10,0 9,5 9,0 9.6 0 AM
4 2022100**** 9,0 9,5 9,7 9,5 9.4 0 AM
5 2023100**** 10,0 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
6 2023100**** 9,5 9,0 9,3 8,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -A Pesquisa em História da Educação: formação do campo, especificidades, abordagens, dimensões, fontes e objetos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: . Aulas expositivas e dialogadas;
2. Produções de texto;
3. Debates;
4. Seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1. Produção de artigo;
2. Seminários;
3. Debates;

Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das três notas produz a nota final. Será aprovado o aluno que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 – CEPEX).
Na avaliação também serão considerados aspectos qualitativos como assiduidade, realização das atividades e participação nas discussões propostas.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: IN: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo, contexto, 2015.p.155-202.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos. Centro de pesquisa e documentação de história contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro: 1998.
BARROS, José D’Assunção. O Campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.


BARROS, José D’Assunção. A história cultural e a contribuição de Roger Chartier. Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 125-141, 2005 12 de maio de 2021
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). In: Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BUENO, Belmira Oliveira; CHAMLIAN, Helena Coharik; SOUSA, Cynthia Pereira de .CATANI, Denice Barbara. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educ. Pesqui. [online]. 2006, vol.32, n.2, pp.385-410. Disponível: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022006000200013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 05 de outubro de 2020.
BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In.: BURKE, Peter. (org.) A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992. p. 07 – 38.
BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem.Bauru,SP:Edusc,2004.270p
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.p.65-118
CHARTIER, R. Introdução. In.: ____ A história Cultural: Entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand. 1990.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território Plural: A pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010.
GATTI Júnior. A História das Instituições Educacionais; inovações paradigmáticas e temáticas. In; . In: ARAÚJO, José Carlos de Souza; GATTI JÚNIOR, Décio (Org.) Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002.p.3-24
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história tradução: Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989
GOMES, Rudimar. RIETROW, Gisele. Uma breve história da formação docente no Brasil: da criação das Escolas Normais as transformações da ditadura civil-militar. XI Congresso Nacional de Educação Educere. 2013.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8746_5986.pdf Acesso em 20 de março de 2021.
GONÇALVES, Irlen Antonio. FARIAS FILHO, Luciano Mendes. História das Culturas e praticas escolares: Perspectivas e desafios teórico-metodológicos. In: SOUZA, Rosa Fátima de. VALDEMARIN, Vera Teresa (orgs.) Acultura escolar em Debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para pesquisa. Campinas (SP): Autores Associados, 2005. P. 31 a 57.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão [et.al] 7ª ed. revista. Campinas, SP :Editora da Unicamp, 2013.
LUCA, Tania Regina de. Práticas de Pesquisa em História. São Paulo: Contexto, 2020
LUCA, Tania Regina de. A História dos, nos e por meio dos periódicos.IN: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo, contexto, 2015.p.111-153
MOGARRO, Maria João. Arquivos e Educação: a construção da memória coletiva. Revista de Ciência da Educação, n.1 set/dez/2006. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9875/1/Arquivos%20e%20educacao.pdf
NOSELLA, Paolo. BUFFA, Esther. As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. Eccos – Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 351-68, jul./dez. ano? .Disponível em: <http://www.uninove.br>. Acesso em: 09 de out 2016.
ROCHA, Maria Isabel Antunes.Da educação Rural a Educação do Campo: construindo caminhos.In:CARVALHO, Carlos Henrique. CASTRO, Magali de. (orgs.) Educação rural e do campo.Uberlândia: Edufu,2014.
SAVIANNI, Demerval. a história da história da educação no brasil: um balanço prévio e necessário. Eccos revista científica. vol.10, jul-2008. disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71509907.pdf acesso em :04 de outubro de 2020.
VICENTINI, Paula Perin. LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil; representações em disputa. História da profissão docente no Brasil: uma síntese fragmentada.p.209-225.
VIDAL, Diana Gonçalves . FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Rev. Bras. Hist. [online]. 2003, vol.23, n.45, pp.37-70. ISSN 1806-9347. Disponível em : https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- Acesso em 04 de outubro de 2020.
WERLE, Flávia Orbino Corrêa. História das instituições escolares: de que se fala? In: LOMBARDI, José Claudinei. NASCIMENTO, Maria Isabel de Moura. Fontes, história e historiografia da Educação. Campinas, SP: Autores Associados,2004.









Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/09/2023
28/09/2023
Apresentação do plano de curso e cronograma da disciplina
05/10/2023
05/10/2023
A pesquisa em História da Educação
26/10/2023
26/10/2023
O Campo da História
09/11/2023
09/11/2023
Práticas de Pesquisa em História
16/11/2023
16/11/2023
Mitos, emblemas, sinais
23/11/2023
23/11/2023
História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo
30/11/2023
30/11/2023
A Escrita da História
02/12/2023
02/12/2023
Estudos sobre História Oral
07/12/2023
07/12/2023
A história cultural e a contribuição de Roger Chartier
09/12/2023
09/12/2023
Estudos sobre o uso do jornal como fonte
14/12/2023
14/12/2023
História da profissão docente no Brasil
16/12/2023
16/12/2023
Aula para estudos do trabalho final da disciplina
21/12/2023
21/12/2023
História das instituições escolares
18/01/2024
18/01/2024
O historiador e suas fontes
25/01/2024
25/01/2024
Estudos para elaboração do trabalho final
Avaliações
Data Descrição
16/11/2023 1ª Avaliação
02/12/2023 2ª Avaliação
21/12/2023 3ª Avaliação
25/01/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Grupo de whatsapp 20/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:41