MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

Ir ao Menu Principal

maria da gloria carvalho moura

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano da Atividade Pedagógica e cronograma das ações a serem desenvolvidas (27/03/2024 - 27/03/2024)

Leitura e dicussão no coletivo dos textos: 01)  A.N. Leontiev; 02) Historicizando a Teoria da Atividade: do embate ao debate.

 

   TEXTO 01 
Texto 01: A. N. Leontiev
  TEXTO 02 
Texto 02: Historicizando a Teoria da Atividade: do embate ao debate.
  TEXTO 03 
Texto 03: Tesis fundamentales de la teoria materialista dialéctica del pensamento.
  TEXTO 05 
Texto 05: Aparecimento da consciência humana.
  TEXTO 06 
Texto 06: Sobre o desenvolvimento histórico da consciência.
  TEXTO 07 
Texto 07: A relação entre objetivação e apropriação.
  TEXTO 08 
Texto 08: La concepcion de la actividad de estudio de los escolares.
  TEXTO 09 
Texto 09: Atividade e personalidade.
  TEXTO 10 
Texto 10: Sentido e significado: elementos constitutivos da “atividade de aprendizagem”.
  TEXTO 11 
Texto 11: El desarrollo psiquico del niño em la edad preescolar.
  TEXTO 12 
Texto 12: A função formadora de sentido do motivo.
  TEXTO 04 
Texto 04: O problema da atividade na psicologia.
  PLANO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA 
Plano da Atividade Pedagógica - Tópicos Especiais em Educação II - Teoria da Atividade
  ORIENTAÇÕES GERAIS PARA REALIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS 
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA REALIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS
Aula expositiva e dialogada sobre as teses fundamentais da teoria materialista dialética do pensamento (03/04/2024 - 03/04/2024)

- As teses fundamentais da teoria materialista dialética do pensamento

Aula expositiva e dialogada sobre as teses fundamentais da teoria materialista dialética do pensamento (10/04/2024 - 10/04/2024)

- As teses fundamentais da teoria materialista dialética do pensamento;

- Síntese das discussões (no coletivo).

Estudo sobre o aparecimento da consciência humana (17/04/2024 - 17/04/2024)

- O aparecimento da consciência humana

Estudo sobre o aparecimento da consciência humana (24/04/2024 - 24/04/2024)

- O aparecimento da consciência humana;

- Síntese das discussões (no coletivo).

Estudo sobre o problema da atividade na psicologia (08/05/2024 - 08/05/2024)

- O problema da atividade na psicologia: a categoria atividade

Estudo sobre o problema da atividade na psicologia (12/06/2024 - 12/06/2024)

- O problema da atividade na psicologia: a categoria atividade;

- Síntese das discussões (no coletivo).

Seminário sobre o desenvolvimento histórico da consciência (19/06/2024 - 19/06/2024)

- O desenvolvimento histórico da consciência

Seminário sobre o desenvolvimento histórico da consciência (26/06/2024 - 26/06/2024)

- O desenvolvimento histórico da consciência;

- Síntese das discussões (no coletivo).

Seminário sobre a relação entre objetivação e apropriação (03/07/2024 - 03/07/2024)

- A relação entre objetivação e apropriação

Seminário sobre a relação entre objetivação e apropriação (10/07/2024 - 10/07/2024)

- A relação entre objetivação e apropriação;

- Síntese das discussões (no coletivo).

Seminário sobre atividade e personalidade (17/07/2024 - 17/07/2024)

- As categorias  atividade e personalidade

Seminário sobre atividade e personalidade (24/07/2024 - 24/07/2024)

- As categorias atividade e personalidade;

- Síntese das discussões (no coletivo).

Leitura e discussão no coletivo do texto sentido e significado: elementos constitutivos da "aprendizagem" (31/07/2024 - 31/07/2024)

- Sentido e significado: elementos constitutivos da "aprendizagem";

- Síntese das discussões (no coletivo).

Síntese das leituras dos textos e discussões teóricas empreendidas ao longo da disciplina sobre a Teoria da Atividade (14/08/2024 - 14/08/2024)

- Síntese das discussões teóricas empreendidas ao longo da disciplina sobre a Teoria da Atividade;

- Encerramento da disciplina.

Formação de professores: aspectos históricos, legais, paradigmáticos e conceptuais (26/03/2016 - 26/03/2016)
Formação de professores: aspectos históricos, legais, paradigmáticos e conceptuais (02/04/2016 - 02/04/2016)
Formação de professores: aspectos históricos, legais, paradigmáticos e conceptuais (09/04/2016 - 09/04/2016)
• Paradigmas educativos e formação de professores:  professor como profissional técnico  do profissional reflexivo ao intelectual crítico (16/04/2016 - 16/04/2016)
• Paradigmas educativos e formação de professores:  professor como profissional técnico  do profissional reflexivo ao intelectual crítico (23/04/2016 - 23/04/2016)
Formação continuada: princípios, concepções e trajetória no Brasil; (30/04/2016 - 30/04/2016)
Formação continuada: princípios, concepções e trajetória no Brasil; (07/05/2016 - 07/05/2016)
Desenvolvimento profissional: concepções e fatores determinantes; (14/05/2016 - 14/05/2016)
Desenvolvimento profissional: concepções e fatores determinantes; (21/05/2016 - 21/05/2016)
Desenvolvimento profissional: concepções e fatores determinantes; (28/05/2016 - 28/05/2016)
Construção da identidade profissional docente (04/06/2016 - 04/06/2016)
Construção da identidade profissional docente (11/06/2016 - 11/06/2016)
• Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo (18/06/2016 - 18/06/2016)
• Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo (25/06/2016 - 25/06/2016)
• Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo (02/07/2016 - 02/07/2016)
• Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo (09/07/2016 - 09/07/2016)
Estrutura das produções científicas: pré-textuais, textuais e pós-textuais. (20/03/2024 - 17/04/2024)
Estrutura das produções científicas
Avaliação da aprendizagem (24/04/2024 - 24/04/2024)
Realização da primeira avaliação da aprendizagem
A produção do conhecimento no campo da educação: artigo, comunicação oral, ensaio científico, peper. (08/05/2024 - 29/05/2024)
Discussão referente a artigo, comunicação oral e ensaio científico.
Avaliação da aprendizagem (05/06/2024 - 05/06/2024)
Realização da segunda avaliação da aprendizagem
Discussões das orientações técnicas da ABNT (12/06/2024 - 26/06/2024)
Análise da ABNT
Avaliação da aprendizagem (03/07/2024 - 03/07/2024)
Realização da terceira avaliação da aprendizagem
Elaboração de artigo científico (10/07/2024 - 31/07/2024)
Elaboração de artigo científico.
Avaliação da aprendizagem (07/08/2024 - 07/08/2024)
Realização da quarta avaliação da aprendizagem
- Fundamentos da pesquisa qualitativa: teóricos e metodológicos. (18/09/2023 - 23/10/2023)
Fundamentos da pesquisa qualitativa: teóricos e metodológicos.
Avaliação da Aprendizagem (30/10/2023 - 30/10/2023)
? Diferentes métodos e procedimentos de coleta e análise do material empírico para realização da análise de dados qualitativos ? Estudo de caso, Etnografia, Pesquisa participante, História oral. (06/11/2023 - 27/11/2023)
Diferentes métodos e procedimentos de coleta e análise do material empírico para realização da análise de dados qualitativos ? Estudo de caso, Etnografia, Pesquisa participante, História oral.
? Técnicas e procedimentos de coleta de dados ? Observação participante, Entrevista, Narrativas, grupo focal. (04/12/2023 - 08/01/2024)
Técnicas e procedimentos de coleta de dados ? Observação participante, Entrevista, Narrativas, grupo focal.
Avaliação da aprendizagem (11/12/2023 - 11/12/2023)
Avaliação da aprendizagem
Avaliação da aprendizagem (15/01/2024 - 15/01/2024)
Avaliação da aprendizagem
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 08 15
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021100**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Para a operacionalização desta proposta, além do trabalho docente, exigir-se-á dedicação do pós-graduando, tendo em vista que o programa será executado por meio de aula expositiva dialogada, leitura e apresentação de obras, participação efetiva nas aulas e nas discussões do material bibliográfico, elaboração de textos individuais, tornando-se indispensável a leitura prévia das obras e textos individuais referentes aos conteúdos do programa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação tem caráter formativo e será realizada ao longo da disciplina por meio das discussões dos textos produzidos.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba, CRV, 2018.<br /><br />ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto, et al. Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba, 1 ed. Editora CRV, 2014.<br /><br />BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.<br /><br />BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. EDURN, Paulos. Natal, 2010.<br /><br />CALNDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. ILLEEL/UFU, 2 ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.<br /><br />Chizzotti, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, 2003, 16(2), pp. 221-236. © 2003, CIEd - Universidade do Minho<br /><br />FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual de Normalização de publicações técnico-científicas. 8ª ed revista. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.<br /><br />GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2009.<br /><br />GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões do método na construção da pesquisa em educação. 2 ed. São Pulo: Cortez, 2011. <br />GOODSON, Ivor F. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2019.<br /><br />______. Narrativas em Educação: a vida e a voz dos professores. Porto Portugal. Editora Porto, 2015.<br /><br />MACEDO, Robert o Sidnei. A Etnopesquisa crítica e multireferencialidade nas ciências humanas e na educação. Editora UFBA, Salvador, 2000.<br /><br /><br />MELUCCI, Alberto. Por uma sociologia reflexiva: Pesquisa qualitativa em Educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2005.<br /><br /><br />MORAIS, Joelson de Sousa. Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 78, p. 1133-1147, 2023.<br /><br />NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, nº 3, 2º sem./1996 <br /><br />RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Editora Atlas S. A., 1999.<br /> <br />PÁDUA, Elisabete Matallo M. de. Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. 17ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2012.<br /><br />POUPART, Jean. et. al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.<br /><br />RODRIGUES, Walace. Orientações para a escrita de artigos científicos. Educação e Humanidades. Imperatriz (MA), v. 3, n. 4, p. 91 99, jan./jun. 2021.<br /><br />SPECTOR, Nelson. Manual para a Redação de Teses, Projetos de Pesquisa e Artigos Científicos. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.<br /><br />SILVA, Anne Patricia Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1 -12, set.-dez. 2020 | e- 37452.<br /><br />SOUZA, Elizeu Clamentino. et al. Pesquisa (Auto)biográfica: trajetórias de formação e profissionalização. Curitiba: CRV, 2013.<br /><br />______. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação | Santa Maria | v. 39 | n. 1 | p. 39-50 | jan./abr. 2014<br /><br />SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de.<br /> Revisão integrativa: o que é e como fazer. Eeinstein. 2010; 8(1 Pt 1):102-6<br /><br />THERRIEN, Sílvia Maria Nóbrega; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul.-dez./2004.<br /><br />WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. Metodologias da Pesquisa qualitativa em educação: teoria e Prática. 3 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2013.<br /><br /> YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/09/2023
23/10/2023
- Fundamentos da pesquisa qualitativa: teóricos e metodológicos.
30/10/2023
30/10/2023
Avaliação da Aprendizagem
06/11/2023
27/11/2023
? Diferentes métodos e procedimentos de coleta e análise do material empírico para realização da análise de dados qualitativos ? Estudo de caso, Etnografia, Pesquisa participante, História oral.
04/12/2023
08/01/2024
? Técnicas e procedimentos de coleta de dados ? Observação participante, Entrevista, Narrativas, grupo focal.
11/12/2023
11/12/2023
Avaliação da aprendizagem
15/01/2024
15/01/2024
Avaliação da aprendizagem
Avaliações
Data Descrição
30/10/2023 1ª Avaliação
06/11/2023 2ª Avaliação
11/12/2023 3ª Avaliação
15/01/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
PESQUISA QUALITATIVA I 25/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:31