• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

BRUNO COELHO MENDES

DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

Ir ao Menu Principal

bruno coelho mendes

PAT - DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 05 (2023.2)

Tópicos Aulas
Unidade I – Pensando o método nas pesquisas histórico-críticas (02/10/2023 - 02/10/2023)
Introdução à disciplina 
Apresentação e discussão acerca da proposta da disciplina e das atividades avaliativas a serem realizadas ao longo do desenvolvimento da disciplina.

 Unidade I – Pensando o método nas pesquisas histórico-críticas

  • A dimensão filosófica da pesquisa científica

Discussão do texto:

  1. PINTO, A. V. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 1-10(Capítulo 1 – A necessidade da compreensão filosófica na pesquisa científica).
   Plano de Ensino 
Prezadas alunas, boa tarde! Segue em anexo o plano de ensino da disciplina.
  Texto "Ciência e Existência..." 
Prezadas alunas, sigam as orientações abaixo para procederem a leitura do texto indicado: Discussão do texto: 1. PINTO, A. V. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 1-10(Capítulo 1 – A necessidade da compreensão filosófica na pesquisa científica). Atividade prática: - Leitura atenta do texto com destaque para os argumentos desenvolvidos pelo autor para explicar a necessidade e o significado do pesquisador ter consciência da lógica e da filosofia que deve orientar sua pesquisa. - Ler a introdução e/ou metodologia de uma dissertação ou tese para identificar a presença de indicativos da filosofia que orientou o planejamento e o desenvolvimento da pesquisa. - Rever a introdução do seu projeto de pesquisa e pensar nas possibilidades de inserir indicativos do Materialismo Histórico-Dialético.
  Texto para atividade reflexiva 
Texto para atividade reflexiva sobre o olhar do pesquisador para a realidade social
  Texto do Malheiros 
Postando aqui p a aula de hoje
Unidade I – Pensando o método nas pesquisas histórico-críticas (09/10/2023 - 09/10/2023)

Unidade I – Pensando o método nas pesquisas histórico-críticas

   - O método dialético

Discussão dos textos:

POLITZER, G. et al. Princípios fundamentais de filosofia. São Paulo: Hemus, 1970, p. 25-34 (primeira lição)

 MARTINS, Lígia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. In: TULESKI, S. C.; CHAVES, M.; LEITE, H. A. (Org.). Materialismo histórico dialético como fundamento da pesquisa histórico-cultural: método e metodologia de pesquisa. Maringá: Eduem, 2015.

  Texto "O método dialético" 
Atividade prática: - Ler o texto com bastante atenção; - Ler a introdução e metodologia de uma dissertação e destacar indicativos das características do método empregado pelo pesquisador; - Rever a introdução do seu projeto de pesquisa orientando seu pensamento pelas características do método dialético.
  Texto "As aparências enganam..." 
Idem para a atividade já proposta
Unidade II – Pensando as práticas de pesquisa em educação (16/10/2023 - 16/10/2023)

Unidade II – Pensando as práticas de pesquisa em educação

 

Contextualizando as pesquisas em educação no Brasil

discussão com base no texto:

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Plano, 2002, p.09-41.

Unidade II – Pensando as práticas de pesquisa em educação (23/10/2023 - 23/10/2023)

Unidade II – Pensando as práticas de pesquisa em educação

  • Discutindo método e metodologia

 Discussão do texto:

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Plano, 2002, p. 42-66.

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação (30/10/2023 - 30/10/2023)

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação

  • Introdução: objeto de estudo, problema e objetivos de pesquisa, relevância social e acadêmica

Discussão com base no texto:

MALHEIROS, Bruno T. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011, cap. 3.

  Texto Malheiros 
Texto para orientar a compreensão sobre os elementos que devem constar na introdução do projeto de pesquisa.
  Notas de aula sobre elementos da introdução do projeto de pesquisa 
Segue arquivo contendo Notas de aula sobre elementos da introdução do projeto de pesquisa
  Roteiro de atividade sobre análise da introdução 
Leiam atentamente as orientações do doc em aenxo e depois façam o que estamos orientando em relação a análise da introdução da dissertação da Michelande.
  Introdução dissertação da Michelande 
Arquivo para análise seguindo as orientações já postadas!
Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação: introdução (06/11/2023 - 13/11/2023)

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação

Introdução: objeto de estudo, problema e objetivos de pesquisa, relevância social e acadêmica

Atividade a ser realizada fora da sala de aula:

- Dia 06 de novembro  vocês irão assistir a defesa de doutoramento do prof Luiz Bonfim valendo nossa aula. Para tanto, assistam prestando atenção e fazendo anotações sobre os pontos fortes e fracos da Tese, tendo por base os argumentos desenvolvidos pelos examinadores. Destaquem sobretudo as considerações feitas sobre a introdução, revisão de literatura e metodologia.

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação: introdução (20/11/2023 - 20/11/2023)

 

tema, objeto, gênese, contextualização, problema, objetivo(s), fundamentos teórico-metodológicos e relevância social.

 Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação

Apresentação da primeira versão do texto relativo à introdução do projeto de investigação, conforme orientações postadas no Sigaa.

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação: a revisão de literatura (27/11/2023 - 27/11/2023)

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação

- Revisão de Literatura: Aspectos introdutórios:

   . Do que se trata?

   . Por quê fazer?

   . Tipos?

   . Como fazer?

  Texto "Estado da Questão..." 
Segue texto sobre a revisão de literatura do tipo "Estado da Questão"
Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação: a revisão de literatura (04/12/2023 - 18/12/2023)

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação

* Tipos de Revisão de Literatura

- Estado da Questão

- Estado da Arte

  Texto "As pesquisas denominadas do tipo "Estado da Arte" em educação 
Texto para leitura e discussão em sala de aula
  Esquema texto Revisão Literatura 
Caras alunas, boa noite! Segue arquivo contendo o esquema para produção do texto sobre Revisão Literatura.
Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação: a revisão de literatura (08/01/2024 - 15/01/2024)

Unidade III – Pensando o projeto de pesquisa em educação

Apresentação do texto sobre a revisão de literatura

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 08 15
1 2023100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 8
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 8
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2023100**** 9,0 10,0 9,0 9,0 9.3 8 AM
3 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023100**** 9,0 9,0 8,5 8,5 8.8 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre a entrega do trabalho final da disciplina 22/01/2024
sobre a aula do dia 27/11/2023 23/11/2023
Sobre a aula do dia 20/11/23 19/11/2023
Sobre a aula do dia 02/10/23 01/10/2023
Sobre a aula dia 25/09/23 25/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:00