• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

jose iran nobre de sena

FIL - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHL

PPGS014 - SOCIOLOGIA DO CORPO - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Configurações de uma Sociologia do Corpo (19/09/2023 - 26/09/2023)

CONVERSAÇÕES I

I Encontro – Configurações de uma Sociologia do Corpo 

1.Vivência de entrosamento e socialização das percepções e sentidos sobre nosso corpo.

2.Confabulando com bell hooks sobre o amor! Texto no Sigaa.

3.Apresentação/reconstrução do plano de disciplina e suas possibilidades ações/movimentos/tensões/invenções nos diversos encontros ao longo do período.

 Leitura para confabular nesse primeiro encontro.  Prefácio da edição brasileira e introdução – páginas 8 a 43.  - hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2021.

   livro de bell hooks - Tudo sobre o amor 
Realizar a leitura do Prefácio e da introdução ao livro para uma breve conversação durante nosso primeiro encontro. ver páginas 08 a 41. OBS: quem tiver mais tempo e se sentir estimulado, convido a prosseguir a leitura de bell hooks.
CONVERSAÇÕES II - Percepções socioantropológicas, históricas e metodológicas (26/09/2023 - 17/10/2023)

II Encontro - Dispositivos para pensar o corpo;

III Encontro - A sociopoética e seus dispositivos artísticos para pesquisar;

IV Encontro- A perspectiva interseccional nas pesquisas sobre corpo, gênero e geração.

 

  • Leituras básicas e complementares

 ADAD, Shara Jane Costa et al. Tudo que não inventamos é falso – Dispositivos artísticos para pesquisar, ensinar e aprender com a sociopoética. Fortaleza: EDUECE, 2014.

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade.São Paulo:Sueli Carneiro; Pólen,2019. (coleção feminismos plurais).

DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo.

Disponível em, <http://vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/art14.pdf>> acesso em agosto de 2019.

DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Ed. Contexto, 2015.  Texto: Magia e medicina na colônia – o corpo feminino – pág. 78

GAUTHIER, Jacques. O oco do vento. Metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. Curitiba: CRV, 2012.

KASTRUP, Virginia & BARROS, Regina Benevides. Movimentos-Funções do dispositivo na prática cartográfica. In: Pistas do Método da Cartografia – pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Sulina, 2015.

KASTRUP, Virinia & Barros, Laura Possana de. Cartografar é acompanhar processos. In. Pistas do Método da Cartografia – pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Sulina, 2015.

LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. págs. Cap. I (21-66) caps. 4 e 5 (203-288);

LE BRETON, David. Desaparecer de si – uma tentação contemporânea. Petrópolis,RJ : Vozes, 2018.

MARCELLO, Fabiana de Amorim. O conceito de dispositivo em Foucault: mídia e produção agonística de sujeitos-maternos. Revista Educação e Realidade, jan/jun/2004.

MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: Sociologia e antropologia. São Paulo: UBU, 2017. págs. 421 – 443;

NAJMANOVICH, Denise, O sujeito encarnado – questões para pesquisa no / do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. págs. 07 a 29.

SILVA, Priscila da. Dispositivo: um conceito, uma estratégia. Revista Profanações, ano 1, n. 2, julho/dezembro de 2014.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. The invention of women: making an African sense of western gender discourses. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997, p. 1-30. Tradução para uso didático de Wanderson Flor do Nascimento. (Visualizando o corpo: teorias ocidentais e sujeitos Africanos).

CONVERSAÇÃO III - Corpo, gênero, sexualidades e geração (24/10/2023 - 07/11/2023)

CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADES E GERAÇÕES

 VI Encontro – Corpos que pesam - Butler e a colonialidade do gênero – Connel;

VI Encontro – Teoria queer e transfeminismo;

VII Encontro – Meu corpo, minas regras e feminilidades;


Leituras básicas e complementares

 BUTLER, Judith. Corpos que pesam sobre os limites discursivos do sexo. In. LOURO, Guacira.

O corpo educado: pedagogias da sexualidade. BH: Autêntica, 2000.

CONELL,Gênero em termos reais. SP; Inversos, 2016. Cap. 1 A colonialidade do gênero, pag. 25-44 e cap. 2 Os corpos do sul e as deficiências, pag. 45-66.

GUACIRA, Lopes. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer.  Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

MISkOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora : UFOP, 2016.

NASCIMENTO, Letícia C. Transfeminismo. col.Feminismos Plurais. SP: Jandaíra, 2021. Cisgeneridade, despatologização e atodeterminação: nós por nós mesmas (pag. 93 a 1220 e Corporalidades transgeneras: autodeterminação como insurgência ao cistema  (124-1560..

PAZ, Aline & MATTOS, Uanna. Meu corpo, minhas regras. Violência contra a mulher e o feminismo no século XXI. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016.

POCAHY, Fernando; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte & JÚNIOR, Dilton Ribeiro Couto. Gênero, sexualidade & geração. Aracajú: EDUNIT, 2018.

SILVA, Daniele Andrade da [et al.]. Feminilidades: corpos e sexualidades em debate. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013. (Debate 1 – Feminismo Trans: Os corpos femininos que se constroem – págs. 63 – 143 / Debate 2- PROSTITUIÇÃO: os corpos como mercadoria ou a sexualidade como atividade econômica – págs. 145 – 214.)

CONVERSAÇÕES IV - Corpos negros, indígenas e quilombolas – Existências e Resistências (14/11/2023 - 05/12/2023)

Corpos negros, indígenas e quilombolas – Existências e Resistências

 

VIII Encontro – Racismo estrutural e feminismo negro

IX Encontro – Pensamento contracolonial e povos quilombolas.

X Encontro – Povos originários e ancestralidade

 

Leituras básicas e complementar;

 ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaira, 2021. Coleção Femininos Plurais.

BISPO dos Santos, Antonio. A terra dá, a terra quer. São Paulo : UBU Editora, 2023.

CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo : Jandaira, 2020.

COSTA, Joaze Bernardino; TORRES, Nelson Maldonado & GROSTOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. Introdução (09-26) e Encontro de saberes e descolonização (79-106).

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016. pags. 177-203.

DEALDINA, Selma dos Santos. Mulheres quilombolas – territórios de existências negras femininas. São Paulo: Sueli Carneiro : Jandaira, 2020.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: UBU Editora, 2020.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano - ensaios, intervenções e diálogos. Organização de Flávia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro : Zahar, 2020.

HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor – novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2021.

HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo – políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação – episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo : Companhia das Letras, 2020

LIMA, Solimar Oliveira e FIABANI, Adelmir (orgs.) Sertão quilombola – comunidades negras rurais no Piauí. Teresina: EDUFPI, 2017

LORDE, Audre. Irmã outsider. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro – processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectivas, 2016

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

SOUZA, Jessé. Como o racismo criou o Brasil. Rio de Janeiro: Estação do Brasil, 2021

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de & CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Belo Horizonte, Educação em Revista, vol.26.número 01, 2010

CONVERSAÇÕES V - A Política dos corpos - os condenados, os anormais e as vulnerabilidades (12/12/2023 - 02/01/2024)

A Política dos corpos - os condenados, os anormais e as vulnerabilidades

 XI Encontro – Corpo, disciplina em Foucault e biopoder e necropolítica em Mbembe

XII Encontro – Enquadramentos, precariedade e Vulnerabilidade em Butler

 Leituras básicas e complementares

 BUTLER, Judith. Quadros de guerra – quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. Introducão – pags.13-56; cap. 2 pags. 99-149.

BUTLER, Judith. Vida precária – os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.  Violência, luto e política (39-72) e vida precária (157-182)

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo – crítica da violência ética. Belo Horizonte : Autêntica, 2019.

BUTLER, Judith. Corpo em aliança e a política das ruas – notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987. Cap. I pags. 09-29 (primeira parte) e Cap. I, II e III pags. 117-187 (terceira parte).

FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2010 As três figuras que constituem o domínio da anomalia – aula de 22 de janeiro de 1975 – pág. 47- 68 e aula de 26 de fevereiro de 1975 – A culpabilização do corpo como carne - pág. 173 -199. - BUTLER, Judith.

MBEMBE, Achille. Necropolítica – biopoder, soberania, estado de exceção e política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2019;

.

CONVERSAÇÕES VI - Sociologia da escuta sensível, dos afetos e “confluências (16/01/2024 - 16/01/2024)

Sociologia da escuta sensível, dos afetos e “confluências”  - Atividades parciais de Avaliação da Disciplina:

 

 SOCIOLOGIA DO CORPO:  ARTE-POESIA E CIENCIA NA PESQUISA

“A subjetividade é produzida por agenciamentos de enunciação. (...) É fabricada e modelada no registro do social”.

Guattari e Rolnik, 1986

1. Adentrando nas intensidades do corpo-movimento:

1.1. Produção de um texto conectando arte-poesia e ciência. A ideia inicial é propiciar aos discentes da disciplina sociologia do corpo, a possibilidade de experienciar uma imersão nos sentidos e sensações que foram tecendo em cada encontro/conversação. Para isso, sugerimos uma releitura do programa de disciplina, observando suas proposições: temas geradores e intercessores com suas fundamentações teóricas-metodológicas e políticas.

1.2. Descrever quais conversações e encontros da disciplina contribuíram (ou não) no processo de revisão dos conceitos. (pré-conceitos), e categorias definidas no seu projeto de pesquisa em andamento; no que foi apresentado durante o processo de seleção ou numa futura proposta de pesquisa. Destacar criticamente contradições, incompatibilidades e complementaridade entre as teorias e autores estudados. Como você percebe a categoria corpo em sua proposta? Como pretende pesquisar com o corpo todo?

1.3. Entre “o dito e o não dito” – abra seu arquivo de memórias e produza mapas de afecções e expresse com criatividade suas emoções no ato de efetivar as leituras, no fazer anotações, no preparar e compartilhar as apresentações, no ato de ouvir/escutar os outros, no fazer/sentir das vivências durante os encontros.

1.4. Do corpo pesquisador ao corpo pesquisamor - Sem romantizar apresente estratégias para criar linhas de forças e (re)existências na produção de si e dos outros no contexto da pós-graduação de sociologia na Universidade Federal do Piauí.

 

2. Apresente resumidamente alguns dispositivos para pensar o corpo em sua pesquisa.

Caminhadas pedestres podem iniciar artes de moldar percursos” (CERTEAU,1994)

 

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 26 09 16
1 2023101**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 4 4 4 60
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
3 2023100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 12
4 2023100**** 0 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 12
5 2023101**** 0 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 12
6 2023100**** 0 0 4 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 12
7 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 4 12
8 2023100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2021100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 4 12
11 2023100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
12 2023100**** 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 2023101**** 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 12
14 2023101**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 4 4 4 4 60
15 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
17 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2023100**** 10,0 10.0 4 AM
3 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2023101**** 0,0 0.0 60 RF
5 2023101**** 8,0 8.0 12 AM
6 2023100**** 10,0 10.0 8 AM
7 2023100**** 8,5 8.5 8 AM
8 2023100**** 8,5 8.5 12 AM
9 2021100**** 9,0 9.0 4 AM
10 2023100**** 10,0 10.0 4 AM
11 2023101**** 8,0 8.0 12 AM
12 2023100**** 10,0 10.0 12 AM
13 2023101**** 7,5 7.5 12 AM
14 2023100**** 9,5 9.5 12 AM
15 2023100**** 8,5 8.5 12 AM
16 2023100**** 10,0 10.0 4 AM
17 2023101**** 0,0 0.0 60 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A dimensão social e cultural do corpo. Corpo e sociologia. Imaginários, lógicas e espelhos sociais. Culto ao corpo: mídia, estilos de vida, consumo, mercado. Corpo no espaço cibernético. Corpo e saúde. Corpo, juventude e envelhecimento na sociedade atual
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia trabalhada na disciplina será efetivada através de apresentações e discussões dos temas propostos a partir das referências bibliográficas indicadas ou sugeridas previamente. Discussões mediadas pelas professoras, mas com ampla participação dos/as discentes. Organizações de estudos em grupos para debater ou ampliar conhecimentos sobre as temáticas. Realização de dinâmicas e ou vivências
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação se dará de forma processual e contínua, ao longo da disciplina, levando em consideração a participação dos(as) discentes nos encontros presenciais, leituras do material bibliográfico sugerido (teórico e metodológico) e da produção de ensaio científico abordando uma das temáticas da disciplina relacionando com o problema de pesquisa que está desenvolvendo ou que pretende desenvolver no projeto de pesquisa. Esse trabalho somará 6,0 pontos para compor a nota final.
Horário de atendimento: Será realizado após agendamento com a docente.
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ADAD, Shara Jane Holanda Costa. Corpos de rua: catografias dos saberes juvenis e o sociopoetizar dos desejos dos educadores. Fortaleza: Ed. UFC, 2011.
BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar T. & HIKIJI, Rose Satiko G. Imagem-conhecimento – antropologia, cinema e outros diálogos. Campinas, SP: Papirus, 2009
BERTH, Joice. Se a cidade fosse nossa – racismos, falocentrismoa e opressões nas cidades. Rio de Jnaeiro: Paz e Terra, 2023.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
CORBIN, Alain et al. História do corpo – Da revolução à grande guerra. Vol. 2. Petrópolis RJ: Vozes, 2008.
COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo – pensar com Foucault. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
COURTINE, Jean-Jacques. História do rosto – exprimir e calar as emoções. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.
DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade – ensaio sobre a natureza humana. São Paulo: Editora 34, 2012.
DINIS, Nilson Fernandes. A esquizoanálise: um olhar oblíquo sobre os corpos, gêneros e sexualidades. Rev. Sociedade e cultura, v. 11, n. 02, jul/dez. 2008.
ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos – seguidos de envelhecer e morrer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
GOFFMAN, Erving. Estigma – notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LCT, 2008.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de gozar - amor, sexo e tesão na maturidade. Rio de Janeiro : Record, 2023.
GOLDENBERG, Mirian. Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e identidade. Rio de Janeiro: Ed, Record, 2015.
GOLDENBERG, Mirian (org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas, SP: Papirus, 2003.
LE BRETON, David. Rostos – ensaio de antropologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 201 BRETON, LE BRETON, David. Antropologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. págs. Caps. 2,3 e 4 (35-110).
LINS, Daniel & GADELHA, Sylvio. Nietzsche e Deleuze: Que pode o corpo. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Fortaleza, CE: Secretaria da Cultura e Desporto, 2002. O Corpo que não aguenta mais, com David Lapoujade – págs. 81-90 e Ecopolítica: o que pode um corpo? Com Edson Passeti, págs. 91 – 107.
LOURO, Guacira Lopes. Corpo, gênero e sexualidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação – uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MBEMBE, ACHILLE. Sair da grande noite – ensaio sobre a África descolonizada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
MCLAREN, Margaret A. Foucault, feminismos e subjetividade. São Paulo: Intermeios, 2016. Págs. 109 – 153;
MONTAGU, Ashley. Tocar: o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.
MOURA, Clóvis. Sociologia do negro no Brasil. São Paulo:Perspectiva, 2019.
RIBEIRO, Dejamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes – mito e realidade. São Paulo: Expressão Popular,2013.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Expressão Popular,2014
SILVA, Ignacio Assis. Corpo e sentido: a escuta do sensível. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
SILVA, Daniele Andrade, et al. Feminilidades: corpos e sexualidades em debate. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013.
SOUSA, Sueli Rodrigues de. Vivências constituintes – sujeitos constitucionalizados. Teresina: Avant Garde, 2023.
SOUZA, Maria Rosângela de. Corpo e desejo no tempo da velhice. Dissertação e Mestrado – Universidade Federal do Ceará – Orientadora: Dra. Glória Maria Diógenes - Defesa em 2004.
SOUZA, Maria Rosângela de. As velhices que habitam o sertão: cartografias dos modos de envelhecer e morrer no semiárido piauiense. Universidade Federal do Ceará – Orientador: Antonio Cristian Saraiva Paiva – Ano de Defesa: 2013.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
STUKER, Paola; CELMER, Elisa Girotti & PASSOS, A. Gustavo da Silva. Vidas Críticas – gênero, sexualidades, violências e justiça. Porto Alegre: Editora Mikelis, 2019.


OBS: As leituras básicas devem ser lidas por todos/as, mesmo quando forem atribuídas a pessoas ou grupos. As leituras complementares apresentam aspectos a serem ampliados nas discussões das temáticas e podem ser lidos quando houver debates e produção de textos.

Embora o plano de curso esteja concluído, há abertura e flexibilidade para substituir textos, acrescentar autores e sugestões de filmes, documentários e outras artes.




Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/09/2023
26/09/2023
Configurações de uma Sociologia do Corpo
26/09/2023
17/10/2023
CONVERSAÇÕES II - Percepções socioantropológicas, históricas e metodológicas
24/10/2023
07/11/2023
CONVERSAÇÃO III - Corpo, gênero, sexualidades e geração
14/11/2023
05/12/2023
CONVERSAÇÕES IV - Corpos negros, indígenas e quilombolas – Existências e Resistências
12/12/2023
02/01/2024
CONVERSAÇÕES V - A Política dos corpos - os condenados, os anormais e as vulnerabilidades
16/01/2024
16/01/2024
CONVERSAÇÕES VI - Sociologia da escuta sensível, dos afetos e “confluências
Avaliações
Data Descrição
16/01/2024 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
aula de 03/10 - Sociologia do Corpo 02/10/2023
AULA DE 26/09/2023 24/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 06:57