VERUSKA CAVALCANTI BARROS

DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA/CCS

Ir ao Menu Principal

veruska cavalcanti barros

PAR - DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA/CCS

CFL/CEAD023 - LEITURA CRÍT. SOBRE AS COMPT. ESPEC. DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - Turma: 8A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/09/2023 - 13/09/2023)

 

 

 

 

Caro(a) aluno(a),


Aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina Leitura crítica sobre as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é com muito prazer que damos início o nosso encontro! Desde já gostaria salientar que estamos nos organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de formação de cada
um de vocês.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): EDNA MARIA MAGALHÃES DO NASCIMENTO

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002), Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e Pós-Doutorado em Filosofia, na área de epistemologia contemporânea, realizado na Universidade de Navarra- Espanha (2016/2017). Atualmente é professora Associada III, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE. É professora dos seguintes programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí: Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Programa de Mestrado Profissional em Filosofia. É coordenadora do NEFI - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA UFPI e Subcoordenadora do NEFEP - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRAGMATISMO. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino e filosofia, filosofia, pragmatismo, neopragmatismo. Desenvolve pesquisa e publica sobre temas que envolve a discussão do naturalismo filosófico, empirismo radical, pragmatismo clássico (Peirce, James e Dewey), neopragmatismo (Richard Rorty) e autores linguísticos como Wittgenstein e Quine. Desenvolve pesquisas sobre a recepção do pragmatismo no Brasil, sobretudo em autores como Anísio Teixeira e Paulo Freire.

Saiba mais no Currículo Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/246820113339702 

   PLANO_DISCIPLINA - LEITURA CRÍTICA COMPETENCIAS CIENCIAS HUMANAS_SOCIAIS APLICADAS.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/09/2023 - 13/09/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 01/09/2023 às 08:00 a 13/09/2023 às 23:59
UNIDADE I (01/09/2023 - 13/09/2023)

Estudos sobre as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas da BNCC para o Ensino Médio;
Aprofundamento teórico sobre as metodologias e recursos didáticos aplicados às competências da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas.

• Compreender a lógica da formação por competências na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
• Estudar as diferentes lógicas da pedagogia das competências na Área de Ciências Humanas e Aplicadas;
• Discutir as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas da BNCC para o Ensino Médio;
• Refletir sobre as metodologias e recursos didáticos aplicados às competências da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

 

BOTELHO, L. B. A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. In: SANTANA, J. R. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 1 – A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009.

 

FAVARETO, et al. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004 Disponível em: ‹ http://www.cedes.unicamp.br  ›. Acessado em: 27 Jul 2016.

 

DWYER, T. Sociologia, tecnologias de informação e comunicação. In: MORAES, C. A. C. (Org.). Coleção Explorando o ensino - Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 15, 2010, Cap. 8, 304 p. Disponível em: < https://goo.gl/UufP2H >. Acesso em: 13 maio 2018.

 

JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

 

NASCIMENTO, A. M. M. D. Ensinar Filosofia utilizando software online e de autoria: construindo tirinhas. Revista Compartilhando Saberes, Paraíba, v. 1, ago./dez. 2014.

 

SANTANA, J. R. As tecnologias educacionais na perspectiva do ensino de ciências sociais e humanas: ideias fundamentais sobre as engenharias pedagógicas e didáticas. In: SANTANA, J. R. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 1 – A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: < http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias%20-%2001.pdf >.

Acesso em: 10 dez. 2021.

 

SOUZA, S. de; ARAÚJO, F. M. L. O ensino de história: por que ensinar? O que ensinar? Como ensinar? In: ARAÚJO, F. M. L. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 4 – O ensino de História. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: < http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias%20-%2004.pdf >. Acesso em: 10 dez. 2021.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ >. Acesso em 15 jun. 2022.

 

BIRKNER, Walter Marcos Knaesel; BARBOSA, Ana Clarisse Alencar. Comentários marginais às competências da BNCC para as humanas e sociais aplicadas (na perspectiva do desenvolvimento regional e da interdisciplinaridade). Revista Húmus, vol. 11, num. 33, p.334-372, 2021. Disponível em: <http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17589/9566>. Acesso: 01 jun. 2022.

 

SUETH, Elaine Borges da Silva; SUETH, Olandim de Sousa. Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino. Revista Transformar, vol. 14, num.2, p.117-133, Ago/Dez/2020.

Disponível em: <http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/596>. Acesso: 01 jun. 2022.

SOUZA, A. C. A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais. In: 6 Encontro Estadual de Ensino de Sociologia (ENSOC), 2018, Rio de Janeiro - RJ. Anais do 6 Encontro Estadual de Sociologia (ENSOC), 2018. Disponível em: <no SIGGA>. Acesso: 01 jun. 2022.

 

ZOMPERO, A. F; ANDRADE, M. A. B. S; MASTELARI, T. B; VAGULA, E. Ensino por

investigação e aproximações com a aprendizagem baseada em problemas. Debates em

Educação, v. 11, n. 25, p. 222–239, 2019. Disponível em:

https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7740/pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

 


As transformações ocorridas na educação básica no Brasil, estabelecidas por meio da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi responsável pela reestruturação do sistema de ensino que passou a exigir novas práticas que venham a atender as demandas pela ampliação das discussões e conhecimentos a serem aplicados no Novo Ensino Médio. 

    
Inicia em 08/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 13/09/2023 às 23h 59
UNIDADE II (01/09/2023 - 13/09/2023)

https://www.edocente.com.br/blog/bncc/guia-completo-sobre-a-bncc/  

METODOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS APLICADOS ÀS COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E APLICADAS  

 

“As Ciências Humanas e Sociais na nova BNCC”. Canal Futura. Publicado em 17 out. 2019. Duração: 24 min. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=GOjtYgajqf8 >. 

 

 

 

A necessidade de professores e agentes escolares se adaptarem a esse cenário do Novo Ensino Médio resultou na criação do “Curso de Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho” que, entre seus componentes curriculares, encontra-se a disciplina “Leitura crítica sobre as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, elaborada com o intuito de promover uma discussão sobre as competências específicas e práticas metodológicas da área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas da BNCC para o Ensino Médio, se constituindo em uma oportuna alternativa de formação que oferece embasamentos técnicos e teóricos para os profissionais da educação envolvidos com o ensino na área das humanidades

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 08/09/2023 às 08:00 a 13/09/2023 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/09/2023 - 13/09/2023)
    
Inicia em 13/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 14/09/2023 às 23h 59
    
Inicia em 15/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 16/09/2023 às 23h 59
    
Inicia em 18/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 22/10/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
2 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
3 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
4 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
5 2023202**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
6 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
8 2023202**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
9 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
10 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
11 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
12 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
13 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
14 2023201**** 8,0 10,0 7,0 8.2 0 MATRICULADO
15 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
16 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
17 2023202**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
18 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
19 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
20 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
21 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
22 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
23 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
24 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
25 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
26 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
27 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
28 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
29 2023201**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 MATRICULADO
30 2023202**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 MATRICULADO
31 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
32 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
33 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
34 2023201**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 MATRICULADO
35 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
36 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
37 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
38 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
39 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
40 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
41 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
43 2023201**** 8,0 0,0 0,0 4.8 0 MATRICULADO
44 2023201**** 8,0 0,0 0,0 4.8 0 MATRICULADO
45 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
46 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
47 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
48 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
49 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
50 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
51 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
52 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
53 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
54 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
55 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
56 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
57 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
58 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
59 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
PROVA FINAL 18/10/2023
Notas cadastradas no sistema 17/09/2023
Questionário avaliativo 16/09/2023
Questionário avaliativo 12/09/2023
Link para aula síncrona doa dia 09/09/2023 - 09:30 08/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 20:21