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CQ/CEAD012 - QUÍMICA DO COTIDIANO - Turma: 8A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/10/2023 - 30/10/2023)

A importância da Química na vida e no cotidiano

Link: https://www.youtube.com/watch?v=FADj8jIzN5o  

Caro(a) aluno(a),

A química é uma ciência fascinante que permeia todas as esferas de nossas vidas, mesmo que nem sempre a percebamos em nosso cotidiano. A disciplina Química do Cotidiano pretende estimular aos pós-graduados, como ensinar Química de forma a relaciona-la ao dia a dia como uma abordagem pedagógica poderosa, de forma a conectar seus conceitos teóricos a situações reais e práticas, tornando o ensino mais significativo.

 

Link: Vídeo introdutório e plano de disciplina:

https://drive.google.com/drive/folders/14QsnAlMh49uDzuuncH-c7Sm_Jrk8WIjI  


Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

 Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: 

Adriano Gomes de Castroa),

 

CONHEÇA O PROFESSOR:


Minicurrículo: Possui graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológica pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2005), mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2008) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Atualmente é professor afetivo da UFPI desde 2017. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biodiesel, Estabilidade Oxidativa e Antioxidantes.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7015886017267497


AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/10/2023 - 30/10/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 01/10/2023 às 08:00 a 30/10/2023 às 23:59
UNIDADE I - Parte I (01/10/2023 - 30/10/2023)

Fórum 1 – QUESTIONAMENTO DE COMO ENSINAR QUÍMICA COM TEMAS DO COTIDIANO

A Química dos Alimentos

A Química dos Combustíveis

Aspectos relevantes sobre o conteúdo da Unidade I (01/10/2023) – Aula Síncrona 1

Tem-se como objetivo propor metodologias de ensino que visam melhor compreensão dos alunos aos conteúdos de química associando com temas do cotidiano como: Alimentos e Combustíveis.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • CHAGAS, A. P. Como se faz Química: Uma reflexão sobre a Química e a atividade do químico. 2.ed. Campinas: UNICAMP, 2006.
  • CHASSOT, A. A ciência através dos Tempos. São Paulo: Moderna, 1994.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1P1Mbu88gh18u6eG2GZYwFFVvJA4xcvoK

Os biocombustíveis, como o biodiesel e o etanol, são produzidos a partir de matérias-primas biológicas, como plantas oleaginosas (para biodiesel) e culturas ricas em açúcares (para etanol). O processo de produção envolve a extração ou fermentação dessas matérias-primas para criar combustíveis que podem ser usados em motores de veículos ou em outras aplicações.

Por outro lado, os alimentos que consumimos também são produzidos a partir de culturas agrícolas, como grãos, frutas, vegetais, entre outros. Esses alimentos são uma fonte de energia essencial para o corpo humano, fornecendo calorias e nutrientes necessários para o funcionamento adequado do organismo.

Assim, tanto os biocombustíveis quanto os alimentos têm em comum o fato de serem produzidos a partir de matéria orgânica cultivada. Essa conexão destaca a importância da agricultura e da gestão sustentável dos recursos naturais para fornecer alimentos e energia para a população global.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 01/10/2023 às 08:00 a 15/10/2023 às 23:59
UNIDADE I - Parte II (01/10/2023 - 30/10/2023)

Aprendendo a Química com os Detergentes e Cosméticos.

Unidade I – Parte II:

A Química dos Detergentes

A Química dos Cosméticos

ATIVIDADE AVALIATIVA – UNIDADE I

Tem-se como objetivo propor metodologias de ensino que visam melhor compreensão dos alunos aos conteúdos de química associando com temas do cotidiano como: Detergentes e Cosméticos.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • CHAGAS, A. P. Como se faz Química: Uma reflexão sobre a Química e a atividade do químico. 2.ed. Campinas: UNICAMP, 2006.
  • CHASSOT, A. A ciência através dos Tempos. São Paulo: Moderna, 1994.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/11HI4fd0tUECsstz7TWGy8oZAIgM-ed5O

 

Uma curiosidade interessante sobre cosméticos e detergentes é que muitos deles contêm ingredientes semelhantes, chamados surfactantes. Surfactantes são substâncias que reduzem a tensão superficial entre líquidos e sólidos, permitindo que o líquido se espalhe mais facilmente sobre uma superfície. Eles desempenham papéis cruciais tanto em produtos de limpeza quanto em produtos de cuidados pessoais, como sabonetes, shampoos e géis de banho.

A principal diferença entre surfactantes usados em produtos de limpeza e cosméticos geralmente está na concentração e na formulação específica. Em produtos de limpeza, os surfactantes são frequentemente mais concentrados e formulados para remover sujeira, gordura e manchas. Em cosméticos, eles são usados em concentrações menores e formulados para criar espuma, melhorar a textura e ajudar a remover óleos e impurezas da pele e do cabelo, de maneira mais suave.

Além disso, muitos surfactantes têm diferentes propriedades, o que os torna adequados para diferentes tipos de produtos. Por exemplo, os sulfatos são surfactantes comuns em produtos de limpeza, enquanto os surfactantes mais suaves, como os cocamidopropil betaines, são frequentemente encontrados em produtos de cuidados pessoais, como shampoos suaves.

Portanto, mesmo que produtos de limpeza e cosméticos pareçam muito diferentes em seu uso final, eles compartilham uma base química comum de surfactantes que ajuda a melhorar sua eficácia.

UNIDADE II - Parte I (01/10/2023 - 30/10/2023)

Aprendendo a Química com os Medicamentos e Águas.

Fórum 2 – QUESTIONAMENTO DE COMO PODEMOS SENTIR OS EFEITOS DA QUÍMICA EM NOSSA SAÚDE:  ASPECTOS POSITOVOS E NEGATIVOS

A Química dos Medicamentos

A Química das Águas

Aspectos relevantes sobre o conteúdo da Unidade II (21/10/2023) – Aula Síncrona 2

Tem-se como objetivo propor metodologias de ensino que visam melhor compreensão dos alunos aos conteúdos de química associando com temas do cotidiano como: Medicamentos e Águas

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • CHAGAS, A. P. Como se faz Química: Uma reflexão sobre a Química e a atividade do químico. 2.ed. Campinas: UNICAMP, 2006.
  • CHASSOT, A. A ciência através dos Tempos. São Paulo: Moderna, 1994.

 

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1xpTwZnVaGlCrsItbreO9EqjZdhr0WM_G

Quando as pessoas consomem medicamentos, parte dos compostos ativos pode ser excretada pelo corpo e acabar chegando ao sistema de esgoto. Essas substâncias podem não ser totalmente removidas durante o tratamento de água nas estações de tratamento de água, o que pode resultar na presença de vestígios de medicamentos na água potável.

Isso levanta preocupações ambientais e de saúde pública, pois a exposição constante a resíduos de medicamentos pode ter efeitos desconhecidos a longo prazo sobre a saúde humana e o ecossistema aquático. Pesquisadores têm estudado a presença de medicamentos em fontes de água e estão buscando maneiras de melhorar a remoção desses compostos durante o tratamento de água.

Além disso, também é importante destacar que algumas pessoas conscientemente descartam medicamentos não utilizados na pia ou no vaso sanitário, o que pode agravar o problema da contaminação da água. Para lidar com esse problema, muitas comunidades implementaram programas de descarte seguro de medicamentos, incentivando as pessoas a devolverem os medicamentos não utilizados a locais de coleta apropriados em vez de descartá-los na água.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 16/10/2023 às 08:00 a 29/10/2023 às 23:59
UNIDADE II - Parte II (01/10/2023 - 30/10/2023)

Aprendendo Química com os Sanitizantes

A Química dos sanitizantes

ATIVIDADE AVALIATIVA – UNIDADE II

Tem-se como objetivo propor metodologias de ensino que visam melhor compreensão dos alunos aos conteúdos de química associando com tema do cotidiano sanitizante.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • CHAGAS, A. P. Como se faz Química: Uma reflexão sobre a Química e a atividade do químico. 2.ed. Campinas: UNICAMP, 2006.
  • CHASSOT, A. A ciência através dos Tempos. São Paulo: Moderna, 1994.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1PeUfYqr8Dw6syKgnqTd5Ix6Fu6uy0tb3

Os sanitizantes podem matar uma ampla variedade de microrganismos, incluindo bactérias, vírus e fungos, tornando-os uma ferramenta eficaz para a higienização e prevenção de doenças. No entanto, o uso excessivo de sanitizantes pode levar ao desenvolvimento de microrganismos resistentes, representando um desafio para a saúde pública. Portanto, é importante usá-los com moderação e seguir as orientações de uso adequado.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/10/2023 - 30/10/2023)
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023200**** 10,0 5,0 5,0 8.0 0 AM
5 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023200**** 10,0 10,0 5,0 9.0 0 AM
12 2023200**** 10,0 10,0 5,0 9.0 0 AM
13 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 AM
30 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023200**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 AM
34 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2023200**** 10,0 10,0 5,0 9.0 0 AM
40 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2023200**** 10,0 10,0 5,0 9.0 0 AM
50 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
51 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
52 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2023200**** 10,0 10,0 5,0 9.0 0 AM
55 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
57 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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