• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CNA/CEAD039 - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - Turma: 8A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (03/10/2023 - 21/11/2023)

 

Prezados estudantes.  Bem Vindo! 

 

Você está iniciando a disciplina EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS . A disciplina tem como proposta a formação de professor pautada na interação  teoria-prática, baseada em um processo de aprendizagem significativa. Este processo possibilita você estabelecer elos entre conhecimentos novos e as suas experiências, além de permitir a criatividade epistemológica, inovação e o desenvolvimento da autonomia intelectual.

A disciplina traz uma abordagem integradora da educação patrimonial e educação ambiental, com análise de temas voltados para área do ensino de ciências por meio da construção de atividades de natureza científico-acadêmica e tecnológica.

Dentro de uma linguagem técnico-científica e com orientação da professora da disciplina e acompanhamento de monitores  você desenvolverá atividades tipo fórum, leituras, vídeo, questionamentos e o desenvolvimento de E-portifólio didático que permitirão, com base numa fundamentação científica e interação com seus pares, refletir sobre novas metodologias para sua área profissional.

Para isto é importante que você se dedique à disciplina, pois esta indicará caminhos  que possam  desenvolver suas habilidades e competências relativas à área do Curso.

O bom resultado da disciplina Educação Patrimonial Ambiental no ensino de ciências e suas tencologias  depende também do seu engajamento,  realização, sistematização de registros que são exigidos para o trabalho científico-cacadêmico alicerçados em reflexões conceituais sólidas, conhecimentos já existentes e incorporação de novos conhecimentos. Algumas atividades poderão ser realizadas em duplas, enquanto outras, como a avaliação final ser individual.

Para alcançar os objetivos pretendidos é importante seguir o planejamento de orientação da disciplina, lembrando que além de ser componente curricular obrigatório neste Curso de Especialização é exigida para a conclusão do seu curso e obtenção do seu diploma.

Você contará com o meu acompanhamento e a colaboração dos professores tutores no percurso da disciplina.

Profa. Dra. MARIA DE FATIMA VILHENA DA SILVA

Bons estudos!

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

MARIA DE FATIMA VILHENA DA SILVA

Minicurrículo:
Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Ciências com ênfase em Alimentos pela Universidade Federal de Lavras. Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Atualmente pesquisa sobre fundamentos metodológicos e epistemológicos em educação em ciências e educação ambiental com ênfase na Educação Patrimonial Ambiental. Faz parte do grupo de docentes do Programa de Pós-Graduação em educação em ciências e matemática da Rede de Formação de Doutores na Amazônia - REAMEC, polo UFPA. Docente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Risco e Desastres Naturais - PPGGRD- Instituto de Geociências-UFPA. Coordena o Projeto de Extensão sobre Educação Inclusiva - Grupo CEEI- Ciclo de Estudos e Experiências sobre Educação Inclusiva no Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI-UFPA. Membro da rede Ibero Americana de Docentes.

Saiba mais no Currículo Lattes: link http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 

   Plano_da_disciplina-_Especializacao_EAD-no_modelo_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (03/10/2023 - 21/11/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 03/10/2023 às 08:00 a 21/11/2023 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 1 (03/10/2023 - 21/11/2023)

Período de Duração: 03/10 a 10/10/2023

Fundamentos Epistemológicos da Educação Patrimonial Ambiental

Tópico 4: O ambiente é Patrimônio
1.1- Concepções teórico-epistemológicas
de ambiente patrimonial
1.2- Ambiente- patrimônio cultural e científico

 

https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/edufpi/AF_201210_02_MMM_Livro.pdf .
Capítulo do livro que trata de caracterização sobre unidades de conservação no Piauí.

https://www.seer.ufrgs.br/revistaihgrgs/article/view/95176 
Artigo que apresenta reflexões sobre a importância da lagoa do bebedouro para a comunidade
São Vicente de Paula Parnaibapiauí 

Que em Teresina-Piauí temos uma quantidade muito expressiva de unidades de Conservação? Que em Santa Catarina existe um belo projeto de criação de unidade de conservação? Assista os vídeos abaixo para saber mais.

vídeo do youtube https://www.youtube.com/watch?v=ba_I36oPgWs 
Trata do projeto Saí- para criação da unidade de Conservação em Santa Catarina (11 min.)

Vídeo do youtube https://www.youtube.com/watch?v=caXyGqNDQRY 
Trata de conceituar e mapear sinteticamente as Unidades de Conservação em Teresina-Piauí (3,49mim)

Aula síncrona 1: 03/10/2023 (3ª. Feira) -19 às 21 horas

    
Inicia em 03/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 16/10/2023 às 23h 59
UNIDADE I - SEMANA 2 (03/10/2023 - 21/11/2023)

Fundamentos Epistemológicos da Educação Patrimonial Ambiental

Tópico 5 - A Educação Patrimonial Ambiental (EPA) e a formação de professores
1.1- Educação Patrimonial ambiental: uma abordagem crítica freirenana
1.2- Educação Patrimonial Ambiental: uma abordagem interdisciplinar

 

Leituras Disponíveis na internet:


Artigo apresentado em evento:
SILVA, Maria de Fatima Vilhena da. A educação patrimonial ambiental no ensino de ciências. 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. Os Fundamento Epistemológicos e Políticos da Produção do Conhecimento em Educação. Universidade Federal do Pará – 12 a 14 de março de 2013. Disponível na internet. Chamada pelo título do artigo.
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/riuea/2915/1/Pr%c3%a1ticas%20de%20educa%c3%a7%c3%a3o%20patrimonial%20ambiental%20no%20campo.pdf 
Trata de artigo sobre práticas de educação patrimonial ambiental no campo.

 

Oficina como construir o E-Portfolio didático e de formação


Objetivo: oferecer fundamentos metodológicos para a construção do E-portfólio acadêmico
Conteúdo: Conceitos, exemplos, metodologia. Os registros e sínteses; o que valorizar e priorizar; como analisar e autoavaliar
Atividade prática síncrona pela plataforma Google meet.

Sugestão de Leitura
https://rockcontent.com/br/talent-blog/o-que-e-portfolio/ 

Você sabia que o Brasil é rico em patrimônios mundiais da Unesco?

“A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura é uma agência que, entre outras missões, concede títulos a sítios culturais ou naturais importantes para a humanidade”.
Para você saber mais acesse a fonte:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/quiz/quiz-os-patrimonios-mundiais-da-unesco-no-brasil.ghtm 

Aula síncrona 2: 10/10 (3ª feira) – 19 às 21 horas
Atividade: oficina sobre Portfólio acadêmico

    
Inicia em 11/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 06/11/2023 às 23h 59
UNIDADE II - SEMANA 3 (03/10/2023 - 21/11/2023)

Metodologias de Educação Patrimonial Ambiental e Ensino de Ciências.

 

Tópico 6: Práticas Metodológicas com dimensões socioculturais
1.1- Práticas de EPA em ciências da natureza
1.2- Ensino com pesquisas em/sobre unidades de conservação do Estado, museus e outros.

 

Leituras disponíveis em link:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/riuea/2915/1/Pr%c3%a1ticas%20de%20educa%c3%a7%c3%a3o%20patrimonial%20ambiental%20no%20campo.pdf 

https://www.seer.ufrgs.br/revistaihgrgs/article/view/95176 


Em Vigia de Nazaré no Estado do Pará foi o primeiro lugar onde as pesquisas sobre Educação Patrimonial Ambiental iniciaram. Tais pesquisas foram dirigidas à formação de professores da educação básica. Foram quatro dissertações de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFPA. A primeira pesquisa incentivou os professores a escreverem histórias/memórias que se destacavam sobre determinado patrimônio na cidade. Esse material escrito em maio de 2006 pelos professores de Vigia de Nazaré constitui a obra “Educação Patrimonial Ambiental”, a qual foi publicada em maio de 2007. Tal obra cunhou o termo Educação Patrimonial Ambiental, organizada por Maria de Fatima Vilhena da Silva, Francisco Hermes Santos da Silva e Luiz Rocha da Silva.

Fonte: capa do Livro Educação Patrimonial Ambiental (2006)

 

3ª SEMANA: 17/10 a 23/10/2023
1º Fórum: 19/10/2023 a 20/10/2023(5ª. Feira) 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 19/10/2023 às 08:00 a 06/11/2023 às 23:59
UNIDADE II - SEMANA 4 (03/10/2023 - 21/11/2023)

Metodologias de Educação Patrimonial Ambiental e Ensino de Ciências.

Tópico 7 -Ciências, mídia, tecnologias e relações com EPA em ensino de ciências.
1.2. Competências para Ciências da Natureza à luz da BNCC
1.2. Diálogo entre saberes e uso das tecnologias em EPA associado às ciências da natureza

 

Leitura disponível em link:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf 
https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9054/3949 

Fonte:
http://rodrigodalosto.blogspot.com/2014/07/dos-saberes-dos-desejos-dos-sabores-e.html 

O que significa ser “aprendente”?
De acordo com José Pacheco (2013), um aprendente não é limitado a reproduzir respostas prontas, mas, em vez disso, esforçar-se para adquirir conhecimentos que os permitam a se envolverem como cidadãos de um mundo em constante transformação por meio de um pensamento virtuoso e não por recuperação e reprodução da informação (PACHECO; PACHECO, 2013).

4ª SEMANA: 24/10 a 30/10/2023
Aula síncrona 3: 26/10/2023 (5ª. feira) – 19 às 21 horas
Atividade: Oficina sobre Mapas Conceituais

UNIDADE III - SEMANA 5 (03/10/2023 - 21/11/2023)

Avaliação e Exercícios:
Tópico 8 - Exercícios de mapas conceituais
Tópico 9: Síntese dos estudos por meio de e-portifólio didático.

 

5ª SEMANA: 31/10 a 07/11/2023
Aula síncrona 4: 07/11/2023 (3ª. feira)
Avaliação de mapas conceituais e orientações sobre Portfólio

   FORUM -MEMORIAS
Período de Habilitação: 10/11/2023 às 02:00 a 13/11/2023 às 23:59
UNIDADE III - SEMANA 6 (03/10/2023 - 21/11/2023)

Avaliação e Exercícios

 

SEMANA: 08/11 a 14/11/2023
2º Fórum: 09/11/20223
Discussão sobre Metodologias de EPA

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 09/11/2023 às 08:00 a 09/11/2023 às 23:59
UNIDADE III - SEMANA 7 (03/10/2023 - 21/11/2023)

Módulo 3-Avaliação e Exercícios -continuação
Tópico 8 - Sistematização e escrita final do E- Portfólio
Tópico 9 - Atividades de avaliação:
Escrita final e Postagem do portfólio no SIGAA – até dia 13/11/2023

Prova eletrônica: 15 e 16/11/2023
2ª chamada: 17/11/2023
Lançamento de notas e consolidação da turma – 18 a 21/11/2023

Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023203**** 9,0 10,0 5,0 8.4 0 MATRICULADO
2 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
3 2023202**** 8,0 10,0 5,0 7.8 0 MATRICULADO
4 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
5 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
6 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
7 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
8 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
9 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
10 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
11 2023203**** 7,0 10,0 0,0 6.2 0 MATRICULADO
12 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
13 2023202**** 8,0 10,0 5,0 7.8 0 MATRICULADO
14 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
15 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
16 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
17 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
18 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
19 2023202**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 MATRICULADO
20 2023203**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
21 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
22 2023202**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
23 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
24 2023202**** 8,0 10,0 5,0 7.8 0 MATRICULADO
25 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
26 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
27 2023202**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 MATRICULADO
28 2023202**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
29 2023203**** 8,0 10,0 5,0 7.8 0 MATRICULADO
30 2023202**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
31 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
32 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
33 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
34 2023202**** 7,0 10,0 5,0 7.2 0 MATRICULADO
35 2023202**** 9,0 10,0 5,0 8.4 0 MATRICULADO
36 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
37 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
38 2023202**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 MATRICULADO
39 2023203**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
40 2023202**** 5,0 10,0 5,0 6.0 0 MATRICULADO
41 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
43 2023202**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 MATRICULADO
44 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
45 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
46 2023202**** 9,0 10,0 0,0 7.4 0 MATRICULADO
47 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
48 2023202**** 9,0 10,0 5,0 8.4 0 MATRICULADO
49 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
50 2023202**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
51 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
52 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
53 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
54 2023202**** 7,0 10,0 5,0 7.2 0 MATRICULADO
55 2023202**** 8,0 10,0 5,0 7.8 0 MATRICULADO
56 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
57 2023202**** 8,0 10,0 5,0 7.8 0 MATRICULADO
58 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
59 2023203**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
60 2023202**** 7,0 0,0 0,0 4.2 0 MATRICULADO
61 2023202**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 MATRICULADO
62 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
63 2023202**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
64 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
65 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
66 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
67 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
68 2023202**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
69 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
70 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
71 2023202**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK DO VÍDEO DA AULA SÍNCRONA 4 - DISCIPLINA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - PROFA. DRA. FATIMA VILHENA 14/11/2023
FORUM-MEMORIAS 10/11/2023
LINK DA AULA SÍNCRONA 4 - DISCIPLINA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - PROFA. DRA. FATIMA VILHENA 09/11/2023
LINK DO VÍDEO DA AULA SÍNCRONA 3 - DISCIPLINA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - PROFA. DRA. FATIMA VILHENA 31/10/2023
LINK DA AULA SÍNCRONA 3 - DISCIPLINA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - PROFA. DRA. FATIMA VILHENA 24/10/2023
LINK DO VÍDEO DA AULA SÍNCRONA 2 - DISCIPLINA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - PROFA. DRA. FATIMA VILHENA 17/10/2023
LINK DA AULA SÍNCRONA 2 - DISCIPLINA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - PROFA. DRA. FATIMA VILHENA 10/10/2023
LINK DO VÍDEO DA AULA SÍNCRONA 1 - DISCIPLINA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - PROFA. DRA. FATIMA VILHENA 10/10/2023
LINK DA AULA SÍNCRONA 1 - DISCIPLINA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - PROFA. DRA. FATIMA VILHENA 03/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 07:17