FRANCISCO EDMAR MOREIRA DE LIMA NETO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

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francisco edmar moreira de lima neto

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

CPPGED/CCE016 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
O legado Educacional no Brasil (18/10/2023 - 18/10/2023)
História da Escola Pública no Brasil (25/10/2023 - 25/10/2023)
O direito à educação do processo constituinte à nova LDB – concepções e interesses em disputa (25/10/2023 - 25/10/2023)
HIstória da Formação de Professores no Brasil (01/11/2023 - 01/11/2023)
A educação no contexto de avanço das políticas neoliberais no Brasil (01/11/2023 - 01/11/2023)
História da Profissão docente no Brasil (08/11/2023 - 08/11/2023)
Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial (08/11/2023 - 08/11/2023)
História da Formação de Professores no Brasil (22/11/2023 - 22/11/2023)
Regime de colaboração e cooperação federativa na educação (22/11/2023 - 22/11/2023)
Gestão e financiamento - desafios emergentes para o direito à educação (29/11/2023 - 29/11/2023)
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação (06/12/2023 - 06/12/2023)
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação (13/12/2023 - 13/12/2023)
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas (10/01/2024 - 10/01/2024)
Painel: As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (17/01/2024 - 17/01/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
18 25 01 08 22 29 06 13 10 17
1 2021100**** 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 32
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,7 0,0 0,0 0,0 2.4 0 RN

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A constituição da educação brasileira: diferentes sujeitos, espaços, tempos, concepções e políticas. Expansão e democratização da educação no Brasil.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1. Aulas expositivas e dialogadas;
2. Produções de texto;
3. Debates;
4. Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1. Produção de artigo;
2. Seminários;
3. Debates;

O processo de avaliação será desenvolvido por meio do acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas pelos discentes, considerando sua atuação nos trabalhos individuais e coletivos, a assiduidade, interesse, participação nos debates e demais atividades propostas. Com base na Resolução nº 189/07 – CEPEX/UFPI, que regulamenta a Pós-Graduação Stricto Sensu, para efeito de aprovação dos discentes, será observado ainda a frequência mínima de 75% da carga horária e a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), decorrente da participação das atividades.
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALVES, Giberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. São Paulo, SP: Autores Associados, 2005.
AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
CUNHA, Luis Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel M. (Orgs). A Escola Pública no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Políticas e educação no Brasil: o papel do congresso nacional na legislação do ensino. Campinas: Autores Associados, 2015.
VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Àtica, 2007.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
ADRIÃO, Theresa, PERONI, Vera (org.). O público e o privado na educação - interfaces entre estado e sociedade. São Paulo: Xamã, 2005.
BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo – análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Volume I. Novembro de 2017. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf Acesso em 12 fev. 2019.
BARBOSA, M. C.. Escravos letrados: uma página (quase) esquecida. E-Compós (Brasília), v. 12, p. 1-19, 2009.
BARBOSA, M. C.. Modos de comunicação e práticas de leitura dos escravos do século XIX. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 14, p. 153-171, 2017.
BARROSO, J. O. Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação e Sociedade, 92, v. 26, número especial, 2005.
BOTO, Carlota. A dimensão iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras à universidade. Revista Brasileira de Educação, v. 15, p. 282-299, 2010.
BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. 2 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
CARREIRA, Denise; PINTO, José Marcelino Rezende. Custo Aluno-Qualidade Inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil. São Paulo: Global. Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2007.
CERQUEIRA, Aliana Georgia C.; CERQUEIRA, A. C. ; MENDES, P. A. ; SOUZA, T. C. . A trajetória da LDB: um estudo crítico frente à realiade brasileia. In: XX Ciclo de Estudos Históricos, 2009, Ilhéus, 2009.
CORREA, Bianca Cristina. GARCIA, Teise Oliveira. (Org.) Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008.
CUNHA, Luiz Antônio. A Educação no processo Constituinte. In: CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995, p. 427-469.
DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a Educação”. Educação e Sociedade, 87, volume 25, maio-ago., 2004, p. 423-460. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21464.pdf >. Acesso em: abr.2013.
DOURADO, Luís Fernandes. Plano Nacional de Educação: política de estado para a educação brasileira. Brasília: INEP, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/523064/PLANO+NACIONAL+DE+EDUCA%C3%87%C3%83O+-+Pol%C3%ADtica+de+Estado+para+a+educa%C3%A7%C3%A3o+brasileira/2cbb3d59-497d-45a8-a5af-d3bbe814336e?version=1.5 Acesso em 01 nov. 2019.
EDNIR, Madza; BASSI, Marcos. Bicho de sete cabeças: para entender o financiamento da educação brasileira. São Paulo: Peirópolis: Ação Educativa, 2009.
ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Entre o caráter regulatório e o potencial emancipatório do sistema de avaliação da educação básica. In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (org.). Avaliação em larga escala: questões polêmicas. Brasília: Liber Livro, 2012.
GONDRA, J. G.; MAGALDI, A. M. (Orgs). A reorganização do campo educacional no Brasil: manifestações, manifestos e manifestantes. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003
GOHN, Maria da G. Movimentos Sociais e Educação, 8ª ed., São Paulo, Cortes, 2012
GOHN, Maria da G. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 20 de jun. 2012.

GOHN, M. da G. M. Lutas e movimentos pela educação no Brasil a partir de 1970. EccoS, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 23-38, jan./jun. 2009.
GOUVEIA, Andréa B.; PINTO, José Marcelino de R.; CORBUCCI, Paulo Roberto. Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil. Brasília: IPEA, 2011.
HADDAD, Sérgio (org.). Banco Mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-53.
HADDAD, Sérgio (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo/SP: Cortez, 1998.
HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001. p. 30-41. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5539.pdf >. Acesso em: abr. 2013.
LOPES, A. P. C.. A escolarização das crianças no Piauí: obrigatoriedade escolar, família e escola. In: VIDAL, Diana Gonçalvesl; SÁ, Elizabeth Figueredo de; SILVA, Vera Lúcia Gaspar da. (Org.). Obrigatoriedade escolar no Brasil. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2013, p. 227-241.
MASIERO, C. G.; SILVA, T. SILVA, C. E. A ditadura militar através do olhar infantil: representações e imaginário social no filme o ano em que meus pais saíram de férias (2006). Oficina do Historiador, v. 7, p. 173-196, 2014.
MIGNOT, Ana; SILVA, Alexandra Lima da.; SILVA, Marcelo Gomes da (Orgs.). Outros tempos, outras escolas. 1. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2014.
MONTI, E. M. G. DO. Aulas régias: luz que emana do trono. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 1, 23 abr. 2018.
MORAES, O projeto neoliberal e o mito do Estado Mínimo. Lutas Sociais, v. 1, nov. 1996. Disponível em: < http://www.pucsp.br/neils/downloads/v1_artigo_moraes.pdf >. Acesso em: 10 set. 2019.
NEGRÃO, João José de Oliveira. O governo FHC e o neoliberalismo. Lutas Sociais, v. 1, nov. 1996. Disponível em: < http://www.pucsp.br/neils/downloads/v1_artigo_negrao.pdf >. Acesso em: 10 set. 2019.
PINO, Ivany. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação: a ruptura do espaço social e a organização da educação nacional. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 2. ed. Rev. São Paulo: Cortez, 1998, p. 19-43.
PINTO, José Marcelino de Rezende. Financiamento da educação básica: a divisão de responsabilidades Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 6, n. 10, p. 155-172, jan./jun. 2012. Disponível em: <http//www.esforce.org.br> Acesso em: abr.2013.
SANTOS, Flávio Reis. Educação no Brasil Colonial: da religiosidade católica ao despotismo esclarecido (1549-1820). Expedições: Teoria da História e Historiografia, v. 9, p. 18-36, 2018.
SAVIANI, Demerval. et.al. O Legado Educacional do Século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia M. de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
SILVA, Alexandra Lima da.. O saber que se anuncia: o poder da palavra em tempos de escravidão (Rio de Janeiro, 1830 A 1888). Revista Brasileira de História Da Educação, v. 18, p. 1-29, 2018.
STEPHANOU
VASCONCELOS, M. C. C.; PAIVA, P. P. Como educar os filhos na casa. Educação & Formação, v. 3, p. 37-56, 2018.
VIEIRA, Evaldo. A política e as bases do direito educacional. Cadernos Cedes, Campinas, nº 55, pp. 9-29, 2001.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Panorama das políticas públicas na educação brasileira: uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rle/n27/n27a11.pdf Acesso em 05 out. 2019.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/10/2023
18/10/2023
O legado Educacional no Brasil
25/10/2023
25/10/2023
O direito à educação do processo constituinte à nova LDB – concepções e interesses em disputa
25/10/2023
25/10/2023
História da Escola Pública no Brasil
01/11/2023
01/11/2023
HIstória da Formação de Professores no Brasil
01/11/2023
01/11/2023
A educação no contexto de avanço das políticas neoliberais no Brasil
08/11/2023
08/11/2023
História da Profissão docente no Brasil
08/11/2023
08/11/2023
Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial
22/11/2023
22/11/2023
Regime de colaboração e cooperação federativa na educação
22/11/2023
22/11/2023
História da Formação de Professores no Brasil
29/11/2023
29/11/2023
Gestão e financiamento - desafios emergentes para o direito à educação
06/12/2023
06/12/2023
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação
13/12/2023
13/12/2023
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação
10/01/2024
10/01/2024
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas
17/01/2024
17/01/2024
Painel: As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais
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Tipo de material Descrição
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