
“ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E CRÍTICAS DA ADOÇÃO DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS”
▪ Abordagem dos processos educativos mediados pela pedagogia das competências, considerando os seguintes aspectos: organização curricular, metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação.
▪ Análise, no âmbito educacional, as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.
▪ Participação Fórum 1.
Bibliografia básica.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed, 1999.
PERRENOUD, Philippe, et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, Vozes: 2002.

Objetivos:
a) Apresentar o contexto histórico da pedagogia e da pedagogia das competências;
b) Apresentar as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.



FÓRUM I
Período de Habilitação:
04/11/2023 às 00:00
a
12/11/2023 às 23:59
FÓRUM II
Período de Habilitação:
06/11/2023 às 00:00
a
19/11/2023 às 23:59
Inicia em 05/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 10/11/2023 às 23h 59