Formação para o novo mundo do trabalho e desenvolvimento de carreiras: Unidade III - Período de Duração: (21/10 - 10/01)
● Novo Ensino Médio e o Mundo do Trabalho
● Projeto de Vida
● Potenciais e Talentos
● Profissão e Carreira
● Trilhas, Âncoras e Planejamento de Carreira
Fonte: Porvir (2019, documento on-line).
Fonte: Frente Novo Currículo Médio adaptado AVAMEC (2022)
Fonte: Adaptado de Motomura (2017).
Fonte: Frente Novo Currículo Médio
Formular conceitos e atividades que possibilitem o “pensar estratégico docente”, permitindo correlacionar seus projetos pedagógicos com os Projetos de Vida discentes, tornando a educação como instrumento de mudança social, contemplando o design de carreiras futuras que a sociedade demanda(rá).
BIGNETTI, L. P. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 1, 2011. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/1040 .
Acesso em: 17 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/itinerarios-formativos-do-novo-ensino-medio . Acesso em: 17 ago. 2021.
Carreiras: um olhar especialista: Maira Habimorab. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m0jC5fSSKfI
Conte sua história com ilustrações: https://blush.design/pt
FALEIROS, N. P. Educação para a carreira no cotidiano da escola pública: proposta de modelo interventivo para a grade curricular. 2014. 182 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-05032015-155659/publico/faleiros_corrigida.pdf . Acesso em: 15 ago. 2021.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Administração Contemporânea, v. 5, nesp, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/C5TyphygpYbyWmdqKJCTMkN/?lang=pt . Acesso em: 15 ago. 2021.
LIMEIRA, T. M. V. Empreendedorismo social no Brasil: estado da arte e desafios. In: ICE, [S. l.:s. n.], 2015. Disponível em: http://ice.org.br/empreendedorismo-social-no-brasil-estado-da-arte-e-desafios/ . Acesso em: 17 ago. 2021.
PORVIR. Entenda as 10 competências gerais que orientam a Base Nacional Comum. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: https://porvir.org/entenda-10-competencias-gerais-orientam-base-nacional-comum-curricular/ . Acesso em: 20 jul. 2021.
PORVIR. Novo Ensino Médio: entenda os itinerários formativos. [S. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/novo-ensino-medio-entenda-os-itinerarios-formativos/ . Acesso em: 20 jul. 2021.
Profissões do Futuro: https://www.youtube.com/watch?v=EifjORZ4ZEg&list=PLyVnn6KKTTYZwmX7cswz4UIxDZmu7wzVN&index=5&t=0s
VINCENT-LINCRIN, S. et al. Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: o que significa na escola. São Paulo: Fundação Santillana, 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/documentos/instituto-ayrton-senna-documento-ocde-traduzido.pdf . Acesso em: 17 ago. 2021.
WORLD ECONOMIC FORUM. The future of jobs report 2020. Genebra: [s. n.], 2020. Disponível em: http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf . Acesso em: 20 jul. 2021.
Você conhece sites que podem ser úteis no autoconhecimento, um dos pontos fundamentais para Projeto de Vida, Carreira e Propósito? Um dos mais utilizados é O MBTI - “Myers-Briggs Type Indicator” - um inventário que tem por objetivo avaliar a personalidade segundo a teoria dos tipos psicológicos de Jung, de forma simples e sucinta.
Conheça mais no site oficial: https://www.mbtionline.com/
Explorar os princípios da educação técnico-profissional, do projeto de vida e das competências para o mundo do trabalho, são aspectos fundamentais para o seu aprendizado desta semana e em breve pelos seus alunos. Por fim, com esses conceitos apresentados, finalizamos mais esta semana.