AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (12/01/2024 - 10/02/2024)


Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.
Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.
Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.
Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:
- Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
- Fique atento à formatação das mensagens;
- Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
- Respeite o nível de conhecimento de cada um;
- Seja cortês na comunicação.
Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!
Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;
Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;
Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:
- Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
- Autonomia;
- Reflexão;
- Problematização da realidade;
- Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.
Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas para estudos posteriores. Abaixo estão as bibliografias para as unidades I e II:
Aula síncrona I
Especialização em Artes Integrada e a BNCC (2024-01-12 19:06 GMT-3) - Google Drive
aula síncrona II
Especialização em Artes Integrada e a BNCC (2024-02-02 19:19 GMT-3) - Google Drive
Unidade I
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [...]. Brasília, 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-
2018/2017/Lei/L13415.htm.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file
CAMARGO, F., THUINIE, D. A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Disponível em: https://doceru.com/doc/5x00vc8 . Acesso: 13 de agosto de 2023.
LAPA, L. G. J.; PATO, C. Oficinas pedagógicas na formação de valores pessoais em estudantes do ensino fundamental. Trabalho apresentado no VI Congresso Nacional de Educação, Fortaleza, Ceará, 2019.
OLIVEIRA, A. B. F; LIMA, A. I. B. Vigotski e os processos criativos de professores ante a realidade atual.
Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1399-1419, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T38MhGkwn35JLT33Zhct4Cr/?format=pdf&lang=pt . Acesso: 13
de agosto de 2023.
Unidade II
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [...]. Brasília, 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm .
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file .
LAPA, L. G. J.; PATO, C. Oficinas pedagógicas na formação de valores pessoais em estudantes do ensino fundamental. Trabalho apresentado no VI Congresso Nacional de Educação, Fortaleza, Ceará, 2019.MELLO, R. L. S., SILVA, M. T. C. Tecendo saberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP/ v. 33, n.66/2023. Disponível em: Tecendosaberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil | Educação: Teoria e Prática (unesp.br). Acesso: 13 de agosto de 2023.