Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Obedecerá às normas que compõem o Regime Didático-Científico da pós-graduação da UFPI. Dentro desse quadro, buscar-se-á valorizar a reflexão crítica, a criatividade, o trabalho sistemático e a pertinência filosófica presente na produção apresentada pelo aluno. A avaliação será composta da seguinte forma: 1º Conceito: Mini-Seminários (2,0) + Resenhas (2,0) 2º Conceito: Artigo Monográfico (6,0) A soma dos dois conceitos gerará a nota a ser registrada nas 3 (três) avaliações requeridas para computação da disciplina no SIGAA.
|
Bibliografia:
| ACHTERHUIS, H. (org). American philosophy of technology: the empirical turn. Trad. R. Crease. Bloomington, Indiana University Press, 2001. DAGNINO, Renato. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico. Campinas, Editora Unicamp, 2008. FEENBERG, Andrew. Construtivismo crítico: uma filosofia da tecnologia. São Paulo, Associação Filosófica Scientiae Studia, 2022. _____. Technosystem: The social life of reason. Cambridge, Harvard University Press, 2017. HUI, Yuk. Tecnodiversidade. Trad. Humberto do Amaral. São Paulo, Ubu Editora, 2020. _____. The question concerning technology in China. An essay in Cosmotechnics. Falmouth, Urbanomic, 2016. IHDE, Don. Technology and the lifeworld: from garden to earth. Bloomington, Indiana University Press, 1990. _____. Postphenomenology and technoscience: the Peking University lectures. Albany, SUNY Press, 2009. SMITH, Merrit Rae & MARX, Leo (eds). Does technology drive history? The dilemma of technological determinism. Cambridge, The MIT Press, 1994. VALLOR, Shannon. Technology and the Virtues: A philosophical guide to a future worth wanting. New York, Oxford University Press, 2016. _____. The Oxford Handbook of Philosophy of Technology. New York, Oxford University Press, 2022. VERBEEK, P.-P. What Things Do: Philosophical Reflections on Technology, Agency, and Design. Pennsylvania, Penn State University Press, 2005. _____. Moralizing technology: understanding and designing the morality of things. Chicago: The University of Chicago Press, 2011.
|