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FRANCISCO GILBERTO FERNANDES PEREIRA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

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francisco gilberto fernandes pereira

ENJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

CMR0134 - TCC II - Turma: 03 (2024.1)

Tópicos Aulas
Oreientação e escrita do TCC (11/03/2024 - 15/07/2024)

Oreientação e escrita do TCC

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
18 19 20 21 25 26 27 28 01 02 03 04 08 09 10 11 15 16 17 18 22 23 24 25 29 30 02 06 07 08 09 13 14 15 16 20 21 22 23 27 28 29 03 04 05 06 10 11 12 13 17 18 19 20 24 25 26 27 01 02 03 04 08 09 10 11 15 16
1 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas sobre metodologia científica, coleta e processamento de dados (16h);
• Cenários técnico-vivenciais e prática na Estação de Aquicultura (8 h);
• Seminários em grupo sobre: apresentação da evolução do TCC (8 h);
• Avaliações (8h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: a) Os alunos serão avaliados através da seguinte sistemática:
• 1ª avaliação qualificação do TCC (100%) (Word e apresentação em Power point);
• 2ª avaliação será de forma: TCC escrito em forma de artigo e apresentado em banca de TCC (100%);
b) Será considerado APROVADO o aluno que:
• Obtiver media aritmética (MA) das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete) aprovado por média
• Exame final: Media Final = (MA + EF)/2≥6 aprovado por exame final.
c) Será considerado REPROVADO o aluno que:
• Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária;
• Obtiver MA inferior a 4,0 (quatro);
• Obtiver MA inferior a 6,0 (seis), resultante da Média Final após o exame final.
d) Ao aluno reprovado por falta será atribuído nota 0 (zero).
Horário de atendimento: Quartas-feiras de 9 ás 11 horas
Bibliografia: Básica
CAVALCANTI, Clovis (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo (SP): Cortez, 1997. 436p.
BARBIER, Rene. Pesquisa-ação. Brasília (DF): Liber Livro, 2007. 157p. (Pesquisa, 3).
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 93p. (Mundo de Hoje, 24) 8 ed.
MCLUHAN, Marshall. Meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo (SP): Cultrix, 2007. 407p.
PINHEIRO, Alexandre (Org.). Cultura e extensão universitária: a democratização do conhecimento. São Joao del-Rei - MG: Malta Editores, 2010. 663p.

Complementar
ALTIERI, M. Agroecologia: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável. 2ª edição,Guaíba, Livraria e Editora Agropecuária Ltda, 2002.
CALLOU, Angelo Brás Fernandes. Extensão pesqueira, ano zero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA: PROPOSIÇÃO PARA UM DEBATE. 8, 1993, Aracaju. Anais... Aracaju: FAEP-BR, 1993. (Comunicação apresentada na mesa redonda Política de Extensão e Geração de Tecnologia para a Aquicultura Brasileira).
_______________. A voz do mar, construção simbólica da realidade dos pescadores brasileiros pela Missão do Cruzador “José Bonifácio” (1919-1924). Tese (doutorado em ciências da comunicação), Escola de comunicação e Artes da universidade de São Paulo – São Paulo, 1994.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: Uma perspectiva para uma nova extensão rural. Revista Agroecologia e Dese WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.
CHAYANOV, A. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires, Nueva Visión, 1974.
DIEGUES, Carlos. Povos e mares: leituras em sócio – antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB-USP, 1995.
________________. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras. São Paulo, NUPAUB-USP, 1988.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 319p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 34. ed. São Paulo (SP): Paz e Terra, 2006. 148p. 34 ed.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco Referencial em Agroecologia. Brasília, DF. Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 42
________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.44, 49
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. 2ª. Edição, Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS. 2001.
GONH, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GOMES, J. C. C. As técnicas participativas na pesquisa agrícola: fundamentos teóricos e algumas dificuldades práticas. In.: BROSE, M. (org.) Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. p. 287.
GUZMAM, E. S.; OTTMANN, G.; MOLINA, M. G. Los marcos conceptuales de la agroecología. Texto apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário Brasileiro, para subsidiar discussões em torno da agroecologia. 2004. p. 28.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade (Colab.) Metodologia científica. 3. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2000. 231p. 4 ed.
LIMA, I. S.; JESUS, P. Agroecologia e desenvolvimento sustentável. In: TAVARES, J. T. de, FIGUEIREDO, Marcos A.B. Extensão rural agroecológica. Recife: Bagaço, 2006. p. 19.
MANCE, Euclides. Economia solidária. Salvador: UFBA, 1999.
MARRUL FILHO, Simão. Crise e sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros. Brasília: Ibama, 2003.
MARTI, J. Abordagem participativa. Viejo topo, Madrid, 2000
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo (SP): Scipione, 2001. 111p. 4 ed.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 138p. (Coleção Educação e Conhecimento). 22 ed.
ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 4nd Ed. New York, USA: Free Press, 1995.
RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro: formação e o sentido do Brasil. Companhia das letras. São Paulo, 1995.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SILVA, Josenildo de Souza; CALLOU, Angelo Brás Fernandes. A extensão pesqueira no projeto Prorenda Rural – PE: o caso da Colônia dos Pescadores de Ponta de Pedras Z-3, Goiana – PE. In Prorenda Rural – PE (organizador). Extensão Pesqueira: desafios contemporâneos. Bagaço, 2003.
SILVA, Josenildo de Souza e. A extensão pesqueira desenvolvida pelo Prorenda Rural – PE, em Goiana – PE/Brasil. In: LIMA, J. R. T. de (org). Extensão rural e desenvolvimento sustentável. 2ª Ed. Recife: Bagaço, 2005.
SILVA, J. S. e. Pernambiental: Construção participativa da legislação ambiental de Pernambuco. Alepe: Recife, 2010.
SIRY, Bernardo, O conselho pastoral dos pescadores: alguns aspectos de sua história. In: ENCONTRO DA PESCA ARTESANAL DO NORDESTE DO BRASIL, 1., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s. n.], 1998.
SUDEPE. Primeiro plano nacional de desenvolvimento da pesca. Apud.
PESSOTI, A. L. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: FGV, 1978.
PIAGET, J. Para onde vai a Educação. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
TAVARES, J. R. L.; FIGUEIREDO, M. B. A extensão rural e o Desenvolvimento Local. In TAVARES DE LIMA, Jorge R. (Org.) - Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Edição Bargaço. Recife. 2003.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TIMMER, W. J. Planejamento do trabalho em extensão agrícola: bases e diretrizes da agronomia social aplicada com referência especial ao Brasil e outros países da América Latina, Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura. 1954.
VILLASANTI, T. R., MONTAÑES, M., MARTÍ, J. (Cordinadores). La investigación social participativa: construyendo ciudadanía. Vol. 1. El Viejo Topo: Madrid, 2002.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2024
15/07/2024
Oreientação e escrita do TCC
Avaliações
Data Descrição
13/05/2024 1ª Avaliação
09/07/2024 2ª Avaliação
16/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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