Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será conduzida através de aulas expositivas teóricas e dialogadas, valorizando os debates e comentários em aula, e realizadas trabalhos individuais e em grupo que estimulem os estudantes a desenvolver habilidade de análise crítica acerca dos temas abordados e a adquirirem conhecimentos específicos da Histologia e Embriologia. As aulas serão executadas com auxílio de recursos de multimídia, quadro, pinceis, e, outros recursos necessários ao desenvolvimento das atividades complementares (trabalhos individuais e em grupo). Aulas práticas serão realizadas em laboratório de microscopia. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A sistemática de avaliação da aprendizagem consistirá em processo diagnóstico sobre as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos e os conhecimentos adquiridos por estes. Considerando a carga horária de 60 horas da disciplina de Histologia e Embriologia Básica, serão realizadas três unidades temáticas de avaliação (teóricas e práticas) I. Histologia geral; II. Embriologia; III. Histologia e Embriologia dos sistemas orgânicos que serão registradas em três notas parciais. A avaliação de rendimento acadêmico de cada unidade considerará um processo de avaliação formativa com prova escrita, prova prática, trabalho individual e trabalho em grupo, realizados ou apresentados na sala de aula/espaço público da universidade. As provas escrita e prática equivalerão a 30%, enquanto participação nas demais atividades acadêmicas, 70% da nota, em cada unidade. Os registros de rendimento acadêmicos serão realizados individualmente e expressos em valores de 0 (zero) a 10 (dez), variando até a primeira casa decimal, após arredondamento da segunda casa decimal, e divulgado em até 10 (dez) dias úteis a partir da data da realização da prova escrita. A realização das avaliações de cada unidade só se realizará após divulgação do rendimento acadêmico na unidade anterior. O aluno que por motivo previsto não realizar avaliação na data marcada, poderá requerer exame de segunda chamada, conforme art. 108 da Resolução 177/12, CEPEX. Será aprovado o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade do art. 117 da Resolução 177/12, CEPEX, sejam satisfeitos. Será também considerado aprovado o aluno que submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Por outro lado, será considerado reprovado o aluno que obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular, ou seja, 45 (quarenta e cinco) horas-aula, obtiver média aritmética inferior a 4 (quatro) nas avaliações parciais, ou obtiver média aritmética inferior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Ao aluno reprovado por falta será atribuída a média final igual a 0 (zero). |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BÁSICA:<br />JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 10ª ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2004. 488p.<br />GARTNER, L.P.; HIATT, J.L.. Tratado de Histologia em Cores. 3ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2007.<br />MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 6ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004. 609p.<br />COMPLEMENTAR:<br />STEVENS, A.; LOWE, J.S.. Histologia humana. 2ª. Ed., São Paulo: Manole, 2001,408p.<br />HIB, J.; Di Fiore Histologia: texto e atlas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, 513p.<br />ROSS, M.H.. Atlas de Histologia descritiva. Porto Alegre: Artmed, 2012, 368p.<br />SADLER, T.W.. Langman: embriologia médica. 9ª. Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.<br />MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N.. Embriologia Clínica. 6ª. Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.<br /> |