-
CMR0335 - ESTAGIO BASICO II - Turma: 01 (2024.1)
Expectativas e orientações iniciais (2 horas).
Investigação dos interesses e experiências de atuação dos/das estudantes. Habilidades e competências (2 horas).
- Diálogo livre
- Prática em grupos (cartazes e/ou etiquetas sobre a escuta de/com crianças);
OBS: Cada estudante deverá levar um objeto de identificação pessoal ou um brinquedo.
ATIVIDADES AVALIATIVAS:
Atributos desejáveis para uma boa escuta de/com crianças.
Textos-base:
O que é ouvir?
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7947
Explorar com crianças - reflexões teóricas e metodológicas para os pesquisadores. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672009000300003
Investigação da infância e crianças como Investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças.
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/36752/1/Investiga%c3%a7%c3%a3o%20da%20inf%c3%a2ncia.pdf
Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica.
https://www.scielo.br/j/ra/a/sRGpwnFNBpDzF9S53sqtzgc/
Mangue’s School ou por uma Pedagogia Rizomática.
https://www.scielo.br/j/es/a/y9J3XqrtFrvpRJQ7YLr7NYn/#:~:text=Uma%20pedagogia%20rizom%C3%A1tica%20assemelha%2Dse,a%20imagina%C3%A7%C3%A3o%20e%20afugentam%20os
Roda de conversa com Meu Quintal (solicitar horário de funcionamento, número de crianças atendidas, núcleos de saber e de prática, regras e expectativas institucionais, missão e visão, objetivos, metas).
*Divisão de equipes e núcleos de saber para a atuação em campo.
Leitura da realidade:
- Qual o contexto? Qual o público? Qual o histórico?
- Para compreender melhor o contexto, quais conteúdos teóricos, políticos, sociais e ambientais atravessam a sua realidade?
- Qual o objetivo geral da instituição?
- Características do público atendido: livre, limitado ou varia por encontro?
- Frequência das práticas: semanal, quinzenal?
- Frequência das supervisões?
- Qual o tipo de atividade ou orientação teórico-metodológica mais adequada para o contexto e o público?
- Como se darão os encontros?
- Além dos conteúdos citados anteriormente, quais poderão surgir no percurso com o grupo?
TEXTOS CRAS:
Orientações técnicas do Serviço e da Política: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_Cras.pdf
Orientações técnicas da atuação do profissional da psicologia: https://site.cfp.org.br/publicacao/referencias-tecnicas-para-atuacao-de-psicologasos-no-cras-suas/
Texto: O Bairro e o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância: https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2021/08/NCPI-WP6.pdf
Capítulo 28: Livro - Como trabalhamos com grupos.
TEXTOS SERVIÇO ESCOLA
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452000000200006
https://www.researchgate.net/publication/335483456_Grupo_de_dinamicas_com_criancas_na_Clinica_Psicologica_da_Universidade_Estadual_de_Londrina
https://www.redalyc.org/journal/1394/139476286004/html/
ARTIGO: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10934
EQUIPES DO CRAS ALTO SANTA MARIA: SUPERVISÃO ÀS 8:00
EQUIPES DO CRAS JOÃO XXIII: REUNIÃO COM A EQUIPE ÀS 9:30
Textos:
Desemparedamento da infância. https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Desemparedamento_infancia.pdf
Quintais brincantes.
https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2022/03/Quintais-Brincantes-Sobrevoos-por-Vivencias-Educativas-Brasileiras.pdf
Meu quintal é maior que o mundo. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7232716/mod_resource/content/1/manoel-de-barros-meu-quintal-e-maior-que-o-mundo-pdf.pdf
Vamos ouvir as crianças? https://www.cecip.org.br/site/wp-content/uploads/2017/06/vamos_ouvir_criancas-ebook.pdf.
Discussão coletiva sobre planejamento e ações realizadas.
Desafios e possibilidades do campo.
Equipes da quarta-feira dos CRAS Alto Santa Maria e João XXIII. Equipe do SEP.
Material sobre abuso e exploração sexual
Nenhum item foi encontrado
Título
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 14:16