
- Marketing – conceitos iniciais
- Inteligência de marketing
- Comportamento do consumidor
- Segmentação de mercado

Introduzir os principais conhecimentos do Marketing necessários ao início de uma jornada empreendedora, seja para os que empreendem ou querem empreender, seja para os professores que precisam fomentar o espírito empreendedor nos seus alunos.

MATERIAL DA DISCIPLINA:
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14ª Edição. Editora Atlas, 2012.
SHAW, Eric H.; JONES, DG Brian. A history of schools of marketing thought. Marketing theory, v. 5, n. 3, p. 239-281, 2005.
SOLOMON, Michael R. O Comportamento do consumidor-: comprando, possuindo e sendo. Bookman Editora, 2016.
MATERIAL COMPLEMENTAR:
VÍDEOS SOBRE CRIANÇAS EMPREENDEDORAS:
https://www.youtube.com/watch?v=Cu3o_odqkEI&ab_channel=CONSTRUAUMAVIDAMELHOR
https://www.youtube.com/watch?v=_eWSVGeJIuQ&ab_channel=CanalSICTV
https://www.youtube.com/watch?v=ZAuNEdDjCPQ&t=3s&ab_channel=JornalMinas
VÍDEOS SOBRE COMO ENSINAR EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA:
https://www.youtube.com/watch?v=ahSKAbf3vxQ&ab_channel=CONSTRUAUMAVIDAMELHOR
https://www.youtube.com/watch?v=w9kysr3Q5ZI&ab_channel=JulieQuadrinhos
VÍDEO SOBRE A JORNADA DO HERÓI:
https://www.youtube.com/watch?v=Stdko2NIUNI&ab_channel=PedroVillela
VÍDEOS SOBRE MARKETING:
https://www.youtube.com/watch?v=1ZGaIYWiziI&ab_channel=NEG%C3%93CIOSDAVIDAREAL
https://www.youtube.com/watch?v=S4zSX5mvtqU&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa
https://www.youtube.com/watch?v=OAZ-DJm2Qpw&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

Na Unidade I, iniciamos uma jornada empreendedora, a partir de várias orientações desde a orientação do produtor até a orientação de marketing. Para ter sucesso no mercado, faz-se necessário entender as necessidades e desejos do mercado e do setor onde se pretende atuar. É o momento em que o empreendedor nascente ou pequeno empresário precisa se (re)posicionar com uma oferta de valor. Nesse sentido, entender os conceitos de marketing, desenvolver inteligência de marketing, analisar o comportamento do consumidor e segmentar o mercado são aspectos fundamentais antes de planejar o produto, preço, praça e promoção, que são os elementos do composto de marketing que serão trabalhados no módulo 2.
Inicia em 11/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2024 às 23h 59