-

PPGGEO057 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA E ENSINO DE GEOGRAFIA I - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Aula 1 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (21/03/2024 - 21/03/2024)

Marco epistemológico e pressupostos teóricos da TAS

 

     

Os textos estão disponíveis para download no nosso site PsicoEduc (Psicologia & Educação), no endereço: 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/p%C3%A1gina-inicial 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/livros

Aproveite para conhecer o conteúdo do nosso site, curtir nossa playlist e deixar sugestões

   Plano de Ensino - 2024.1 
Tópicos especiais em pesquisa e ensino de Geografia I
  Texto (básico) nº 01: Aprendizagem Significativa: a teoria da de David Ausubel 
MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2001.
  Texto (complementar) nº 02: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel 
PAIXÃO, Maria do Socorro Santos Leal; FERRO, Maria da Glória Duarte. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. In: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; MATOS, Kelma Socorro Lopes de (org.). Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 91-130. (Edição atualizada).
   Vídeo 2: Aprendizagem significativa no ensino de Geografia - Geografia UFPI (Link Externo)

Vídeo 2: Aprendizagem significativa no ensino de Geografia - Geografia UFPI (Profa. Doutoranda Arlane Silva)

https://youtu.be/jhOAHaC7wLo?si=6NyYFgdWDowhDLVE

  

Vídeo 4 - Abordagem da teoria da aprendizagem significativa no ensino de Geografia

 

Vídeo 4 - Abordagem da teoria da aprendizagem significativa no ensino de Geografia
Ministrante: Profa. Dra. Josélia Saraiva e Silva – UFPI.

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=LB6rkvFfD2c

    
Inicia em 21/03/2024 às 8h 30 e finaliza em 04/04/2024 às 12h 59
    
Inicia em 21/03/2024 às 8h 30 e finaliza em 15/04/2024 às 23h 59
Aula 2 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (04/04/2024 - 04/04/2024)

A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel

Grupos de Discussão (GD)

GD 1 - A teoria cognitiva de aprendizagem (Capítulo I)

GD 2 – Aquisição e uso de conceitos (Capítulo II)

    
Inicia em 14/04/2024 às 8h 30 e finaliza em 24/04/2024 às 23h 59
   Teses e dissertações (Link Externo)

Teses e dissertações

https://drive.google.com/drive/folders/1t_e75aQLCs4O-LDXL_jVjTf4T9fE2t3u?usp=drive_link

Aula 3 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (18/04/2024 - 18/04/2024)

A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel

Síntese da TAS - exposição dialogada

GD 3 – Um modelo para planejar a instrução - mapas conceituais (Capítulo III)


O texto está disponível para download no nosso site PsicoEduc (Psicologia & Educação), no endereço: 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/p%C3%A1gina-inicial 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/livros

Aproveite para conhecer o conteúdo do nosso site, curtir nossa playlist e deixar sugestões

  Texto nº 03: A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico 
MORAES, Jerusa Vilhena de. A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico. In: CASTELLAR, Sonia (org.). Educação geográfica: teoria e práticas docentes. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007, p.97-p.112. (Novas abordagens. GEOUSP. v. 5)
Aula 4 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (25/04/2024 - 25/04/2024)

A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel

- Roda de diálogo 1: contribuições da TAS para a pesquisa e o ensino de Geografia (Texto nº 03)

- Roda de diálogo 2: contribuições da TAS para a pesquisa e o ensino de Geografia (socialização da análise de produções acadêmicas)

-Orientação sobre atividades da Unidade II