ü Os Itinerários Formativos e os eixos estruturantes: foco pedagógico;
Estudar como a BNCC organizou o currículo do Ensino Médio no que tange aos itinerários formativos e os eixos estruturantes.
ü Integração da Matemática por meio do eixo Processos Criativos
Estudar sobre o papel da Matemática no desenvolvimento de processos criativos, priorizando a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação, o espírito crítico,na solução de problemas que demandam a matemática.
ü Caracterizar os Itinerários Formativos a partir dos referenciais curriculares para a elaboração deles, observando a portaria Nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018;
ü Analisar as características gerais dos Itinerários Formativos suas conexões com a área da Matemática;
ü Analisar os Itinerário Formativo da Área de Matemática e suas Tecnologias a partir dos Eixos Estruturantes: mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo;
ü Refletir sobre o desenvolvimento de processos criativos nos estudantes e suas conexões com o ensino de Matemático.
MATERIAL DA DISCIPLINA:
- PLANO DE ENSINO
Disponível na página da turma em “Material da Disciplina”
- TEXTO BASE/LIVRO
Texto 1 - PORTARIA Nº 1.432, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 (Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio). Disponível na página da turma em “Material da Disciplina”
Texto 2 - QUEIROZ, R. V. G. Estudo sobre a criatividade em matemática .2021. 43f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Departamento de Matemática. Pontíficia Universidade Católica. Rio de Janeiro, 2021. (p. 15-29 Disponível na página da turma em “Material da Disciplina”)
Texto 3 - CRIATIVIDADE MATEMÁTICA: ALGUNS ELEMENTOS NA DIVISÃO DE QUADRADOS. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20490/2020-I/textos/Criatividade%20em%20Matematica%203%20-%20MAT%20490%20-%202020-I.pdf
MATERIAL COMPLEMENTAR:
- VÍDEOS
Vídeo 1 - Criatividade em Matemática: bases teóricas e aplicações. Disponível em:
https://youtu.be/6sRkhq16wbM
Vídeo 2 - Palestra sobre a História da Matemática/resolução de problemas como metodologia de ensino para desenvolvimento da criatividade. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=qZddn5Q8LNg (video longo).
Vídeo 3 - A diferença entre atividade reprodutiva e atividade criativa na infância na visão de Vigotski. Disponível em:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Pz0SMWVMJyI (vídeo curto)
ARTIGOS CIENTÍFICOS
A. C. 1 - O desenvolvimento da criatividade e da autonomia na escola: o que nos dizem Piaget e Vigotski. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v23n70/v23n70a06.pdf
A. C. 2 Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/8LDgpxJh8Qw7tL7dhNLsVft/?format=pdf&lang=pt
Reportagem 1 - O professor que inspirou criatividade matemática de Stephen Hawking. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/02/09/o-professor-que-inspirou-criatividade-matematica-de-stephen-hawking.ghtml
ü Nesta unidade espera-se estudar sobre os Itinerários Formativos, segundo a PORTARIA Nº 1.432, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018, bem como estudar o tema Integração da Matemática por meio do eixo Processos Criativos
FÓRUM I
Período de Habilitação:
25/03/2024 às 00:00
a
12/04/2024 às 23:59