ARQUIMEDES CAVALCANTE CARDOSO

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA/CCS

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arquimedes cavalcante cardoso

MDE - DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA/CCS

PPGENF005 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I – FILOSOFIA E CIÊNCIA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO (25/03/2024 - 08/04/2024)
   Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem 
Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8
  CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993.
  MENEZES et al Caminhos percorridos pela Enfermagem brasileira para o desenvolvimento de subconjuntos terminológicos 
Menezes HF, Camacho ACLF, Nóbrega MML, Fuly PSC, Fernandes SF, Silva RAR. Paths taken by Brazilian Nursing for the development of terminological subsets. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3270. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3132.3270.
  Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory 
Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.
  Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias 
Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.
  BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS 
BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS DE MÉDIO ALCANCE DE ENFERMAGEM. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 26, n. 4, e1420017, 2017 .
  ALMEIDA, N Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis 
ALMEIDA, N. G.; OLIVEIRA, M. R. ; GUEDES, M. V. C. ; SILVA, L. F. ; FREITAS, M. C. ; TORRES, R. A. M. ; FIALHO, A. V. M. . Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis. Nursing & Health Care, v. 4, p. 1-6, 2018.
  BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem 
O SER (Ontologia, metafísica e antropologia). BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004
Apresentação da disciplina; (25/03/2024 - 25/03/2024)

- Apresentação da disciplina;

Dinâmica: Conceitos e a representação do mundo observado

 

Leitura: Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8.

 

Leitura para a aula seguinte:

CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60.

História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo (01/04/2024 - 01/04/2024)

Exposição: História das ciências:  o indutivismo e o falsificacionismo

 

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

 

Leitura para a aula seguinte:

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes VII e VIII– pág 109 a 135

teorias como estruturas (08/04/2024 - 08/04/2024)

Exposição: teorias como estruturas

 

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

UNIDADE II – EPISTEMOLOGIA PARA/DA ENFERMAGEM (15/04/2024 - 29/04/2024)
Modelos clássicos de teoria de enfermagem (15/04/2024 - 15/04/2024)

Modelos clássicos de teoria de enfermagem

 

Referências

MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

 

Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

Construção de teoria de enfermagem (22/04/2024 - 22/04/2024)

Construção de teoria de enfermagem: contribuições da teoria fundamentada nos dados

Convidada: Profa. Dra. Ana Lívia Castelo Branco

Análise de teoria de enfermagem (29/04/2024 - 29/04/2024)

Exposição: Análise de teoria de enfermagem

 

Referências

MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

UNIDADE III – MODELOS EMERGENTES DE TEORIAS DE ENFERMAGEM: INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE ENFERMAGEM COM A PESQUISA NA PÓS GRADUAÇÃO (06/05/2024 - 15/07/2024)
ATIVIDADE ASSÍNCRONA (06/05/2024 - 06/05/2024)

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

PRODUÇÃO DOS TEXTOS E PREPARO DOS SEMINÁRIOS

Preparo:

Cada grupo escolherá uma tese e uma dissertação que aplicaram uma teoria de enfermagem como sustentação teórica da pesquisa. Deverão fazer uma síntese de cada um dos trabalhos escolhidos analisando na INTRODUÇÃO a articulação entre o objeto de estudo e a teoria à qual os autores escolheram sedimentar a pesquisa; OBJETIVO analisar quais os elementos constitutivos dos objetivos remetem à vinculação com a teoria de enfermagem; REFERENCIAL descrever os elementos teóricos expostos no texto e a sua vinculação com o contexto do objeto de estudo; MÉTODO: analisar como foi a integração da teoria de enfermagem no caminho metodológico percorrido pela dissertação e tese, como a produção dos dados e a análise integraram a teoria; RESULTADOS: como os resultados agregaram (novos)conhecimentos à teoria; DISCUSSÃO: como os autores utilizaram a teoria de enfermagem para o entendimento/reflexão dos resultados da pesquisa; quais as limitações do estudo que implicam direta ou indiretamente o uso da teoria; CONCLUSÃO: como os autores abordaram a teoria para a síntese de conclusão dos resultados alcançados na investigação.

ATIVIDADE ASSÍNCRONA (13/05/2024 - 13/05/2024)

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

PRODUÇÃO DOS TEXTOS E PREPARO DOS SEMINÁRIOS

ATIVIDADE ASSÍNCRONA (20/05/2024 - 20/05/2024)

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

PRODUÇÃO DOS TEXTOS E PREPARO DOS SEMINÁRIOS

Seminários temáticos: (20/05/2024 - 20/05/2024)

Seminários temáticos: INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE ENFERMAGEM COM A PESQUISA NA PÓS GRADUAÇÃO

Seminários temáticos: (27/05/2024 - 27/05/2024)

Seminários temáticos: INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE ENFERMAGEM COM A PESQUISA NA PÓS GRADUAÇÃO

Seminários temáticos: (03/06/2024 - 03/06/2024)

Seminários temáticos: INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE ENFERMAGEM COM A PESQUISA NA PÓS GRADUAÇÃO

Seminários temáticos (10/06/2024 - 10/06/2024)

Seminários temáticos: INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE ENFERMAGEM COM A PESQUISA NA PÓS GRADUAÇÃO

Seminários temáticos (17/06/2024 - 17/06/2024)

Seminários temáticos: INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE ENFERMAGEM COM A PESQUISA NA PÓS GRADUAÇÃO

Encerramento da disciplina (24/06/2024 - 24/06/2024)

 

NOSSO SÃO JOÃO

Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Evolução do pensamento filosófico e do conhecimento científico e suas implicações no processo do cuidar da saúde e na construção do saber em enfermagem. As principais Teorias de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como fundamento para a prática,ensino e pesquisa. Análise crítica da produção científica na enfermagem e sua aplicação na prática assistencial.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades serão realizadas presencialmente ou remotamente por meio de Tecnologias da Informação e Co-municação. Aulas expositivas e dialogadas; os alunos estudarão os textos base da disciplina antes de cada con-ferência. Serão realizadas atividades que interceptam o objeto de pesquisa do aluno ao quadro teórico estudado. As atividades ocorrerão no SIGAA e terão datas de início e finalização. Os alunos irão produzir material reflexivo com o objetivo de fomentar conhecimento acerca da enfermagem enquanto ciência, dialogando com a comunida-de sobre seus pressupostos e teorias. Os temas escolhidos precisarão abordar uma teoria de enfermagem ou marco conceitual da enfermagem e sua aplicação em um contexto de cuidado simulado. A partir disso, irão ela-borar um cenário de simulação realística com aplicação da teoria de enfermagem escolhida em um contexto de cuidado. O cenário de simulação deverá ser testado em ambiente de laboratório de alta fidelidade, desse modo, os cenários deverão prever a aplicação com o manequim de alta fidelidade. As aplicações dos cenários e testes de melhoramento serão realizadas com os alunos da graduação em enfermagem da UFPI em um curso de ex-tensão.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: De acordo com as NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, aprovada pelo CEPEX e em vigor desde 2012; em seu Capítulo I (Da Avaliação Da Aprendizagem E Da As-siduidade em Disciplinas):
- Art. 111: “Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que: I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (se-tenta e cinco por cento) [ou seja, 45 horas de frequência, o limite máximo de faltas são 03 (três) dias de aula] da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais; II –Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.”
- Art. 113: “É reprovado no componente curricular o aluno cuja média final for menor que 4,0 (quatro). Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final”.
- Para as avaliações serão adotados processos avaliativos construtivistas: Assiduidade e participação nas webaulas serão indi-cadoras de qualificação das notas. Os alunos terão três notas que serão compostas por cinco atividades:
1ª nota: somatório das atividades 1 (escolha e alinhamento da teoria de enfermagem ao grupo);
2ª nota atividades Seminário nota exposição (elaboração do cenário de simulação);
3ª nota atividade Seminário nota texto reflexivo (execução do cenário de simulação);
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/03/2024
08/04/2024
UNIDADE I – FILOSOFIA E CIÊNCIA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO
25/03/2024
25/03/2024
Apresentação da disciplina;
01/04/2024
01/04/2024
História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo
08/04/2024
08/04/2024
teorias como estruturas
15/04/2024
15/04/2024
Modelos clássicos de teoria de enfermagem
15/04/2024
29/04/2024
UNIDADE II – EPISTEMOLOGIA PARA/DA ENFERMAGEM
22/04/2024
22/04/2024
Construção de teoria de enfermagem
29/04/2024
29/04/2024
Análise de teoria de enfermagem
06/05/2024
06/05/2024
ATIVIDADE ASSÍNCRONA
06/05/2024
15/07/2024
UNIDADE III – MODELOS EMERGENTES DE TEORIAS DE ENFERMAGEM: INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE ENFERMAGEM COM A PESQUISA NA PÓS GRADUAÇÃO
13/05/2024
13/05/2024
ATIVIDADE ASSÍNCRONA
20/05/2024
20/05/2024
ATIVIDADE ASSÍNCRONA
20/05/2024
20/05/2024
Seminários temáticos:
27/05/2024
27/05/2024
Seminários temáticos:
03/06/2024
03/06/2024
Seminários temáticos:
10/06/2024
10/06/2024
Seminários temáticos
17/06/2024
17/06/2024
Seminários temáticos
24/06/2024
24/06/2024
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas 14/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 20:20