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PPGENF024 - POLÍTICAS DE SAÚDE E ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DO SUS - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Dinâmica de apresentação dos alunos. Divisão de grupos para os seminários. Discussão do plano de ensino e cronograma Aula: ?Principais desafios da Saúde Pública no Piauí? (21/03/2024 - 21/03/2024)
Orientação para os seminários e sobre a atividade relacionada às Redes de Atenção à Saúde (28/03/2024 - 28/03/2024)
Regulação Assistencial da Saúde e a Rede de Urgência e Emergência- RUE. (04/04/2024 - 04/04/2024)
Situação da implantação das RAS no estado do Piauí: - Rede Cegonha (Seminário I). (11/04/2024 - 11/04/2024)
Rede Atenção Psicossocial-RAPS (Seminário II). (18/04/2024 - 18/04/2024)
Necessidades de saúde da população/ Determinantes Sociais de Saúde: Desigualdades/Iniquidades sociais (Seminário III) (25/04/2024 - 25/04/2024)
Financiamento das ações e serviços de saúde (02/05/2024 - 02/05/2024)
Modelos de Gestão em Serviços Públicos de Saúde (Seminário IV). (09/05/2024 - 09/05/2024)
Política Nacional de Humanização (PNH): Política de Humanização na Atenção e Gestão em Saúde; Clínica ampliada e Acolhimento ( Seminário V) (16/05/2024 - 16/05/2024)
Modelo de Atenção às condições agudas e crônicas (Seminário VI) (23/05/2024 - 23/05/2024)
Integração da Vigilância em Saúde com Atenção Primária - Estratégias de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (Seminário VII) (06/06/2024 - 06/06/2024)
Elaboração de um Planejamento Estratégico Situacional- PES para uma situação construída pelos discentes. (13/06/2024 - 13/06/2024)
Apresentação da atividade - PES (GRUPO I) (20/06/2024 - 20/06/2024)
Apresentação da atividade - PES (GRUPO II) (27/06/2024 - 27/06/2024)
Apresentação da atividade - PES (GRUPO III). (04/07/2024 - 04/07/2024)
Avaliação /Encerramento das atividades. (11/07/2024 - 11/07/2024)
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Determinantes históricos e sociais das políticas de saúde. O Sistema Único de Saúde e seu arcabouço legal. Modelos Assistenciais de Saúde. Políticas de Promoção e Educação em Saúde.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia fixará a sua base pedagógica nos princípios da educação democrática, crítico-reflexiva, em que a participação ativa do aluno deve ser privilegiada, por meio de discussões, aulas dialogadas, trabalhos em grupos, seminários e visitas a Instituições. O instrutor tem o papel de problematizar e dinamizar o diálogo com os alunos, promovendo a sistematização do conhecimento.
A disciplina será desenvolvida de forma presencial, conforme segue:
• Realização de trabalhos (seminários, discussões em grupo e estudos de caso);
• Realização de atividades assíncronas sob orientação das docentes, com base em livro/textos, manuais/diretrizes do Ministério da Saúde, filmes/documentários, entre outros.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Com base na Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, que determina: frequência igual ou superior a 75% das aulas e aproveitamento obtido através de avaliações parciais, que serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 a 10.
- 1ª nota (A1): Realização das atividades e participação em sala de aula (10,0)
- 2ª nota: Seminários (10,0),
As atividades avaliativas valerão 10 (dez) pontos e serão realizadas conforme cronograma da disciplina. No primeiro dia de aula serão sorteados os grupos e temas dos seminários. Na véspera da apresentação, o líder do grupo deverá encaminhar para os e-mails: telmaevangelista@gmail.com e m.astres@ufpi.edu.br o plano de aula, com tema, objetivos, conteúdo, metodologia e referências e ainda a apresentação em Power pointer. Critérios avaliados: conteúdo, segurança no assunto e resposta aos questionamentos, organização e integração do grupo, qualidade do material apresentado, uso dos recursos, criatividade/capacidade de motivar os colegas, tempo de apresentação e entrega do plano de aula e a apresentação. Ao final do seminário as professoras farão questionamentos aos demais componentes do grupo. O aluno do grupo que faltar à apresentação terá nota zero, caso não apresente justificativa de acordo com a Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, para realizar uma avaliação de segunda chamada.
Horário de atendimento: 14:00h às 18:00h
Bibliografia: Referências Bibliográficas
BARBOSA, D. V. S.; BARBOSA, N.B.; NAJBERG, E. Regulação em Saúde: desafios à governança do SUS. Cad. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.1, n.10, 2016.

BRASIL, Presidência da República. Portaria nº 3.992, de 28/12/2017. Novas regras sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). 2017.

BRASIL, Ministério da Saúde. Política nacional de humanização: Atenção hospitalar. Brasília: SAS, 2013. (Cadernos HumanizaSUS; v.3)
GROSSMAN, R. L. A framework for evaluating the analytic maturity of an organization. Int. J. Inf. Manag., v. 38, pp. 45-51, 2018.

LISMONT, J. et al. Defining analytics maturity indicators: A survey approach. Int. J. Inf. Manag.,v.37, pp. 114-24, 2017.

MENDES, E.V. As redes de atenção à saúde. Brasília: OPS, 2011, 549p.

MIRANDA, G M.D.; MENDES, A.C.G.; SILVA, A.L.A. O desafio da organização do Sistema Único de Saúde universal e resolutivo no pacto federativo brasileiro. Saúde e Soc. São Paulo, v.26, n2, p.329-335, 2017
MOREIRA, M. A. D. M. et al. Políticas públicas de humanização: revisão integrativa da literatura Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. V.20, n.10, p. 3231-3242, 2015

OLIVEIRA, M.A.C; PEREIRA, I.C. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Enferm. Brasília, v.66, n. esp, p.158-64, 2013.

PEITER, C.C.; LANZONI, M. M. G.; OLIVEIRA, W.F. Interface entre regulação em saúde e equidade: revisão integrativa da literatura. Cogitare Enferm. Curitiba. v.22, n. 2: e47317, 2017.

RAVIOLI, A. F.; SOARÉZ, P. C.; SCHEFFER, M. C. Modalidades de gestão de serviços no Sistema Único de Saúde: revisão narrativa da produção científica da Saúde Coletiva no Brasil (2005-2016). Cad. Saúde Pública, v. 34, n. 4, pp. 1-16, 2018

SILVA, R. N. et al. A policy analysis of teamwork as a proposal for healthcare humanization: implications for nursing. Int Nurs Rev. v. 63, n.4, p.572-57, 2016.

SILVEIRA, C. B., COSTA, L. S. P.; JORGE, M. S. B. Redes de Atenção à Saúde como produtoras de cuidado em saúde mental: Uma análise reflexiva. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. v.19, p.61-70, 2018.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2024
21/03/2024
Dinâmica de apresentação dos alunos. Divisão de grupos para os seminários. Discussão do plano de ensino e cronograma Aula: ?Principais desafios da Saúde Pública no Piauí?
28/03/2024
28/03/2024
Orientação para os seminários e sobre a atividade relacionada às Redes de Atenção à Saúde
04/04/2024
04/04/2024
Regulação Assistencial da Saúde e a Rede de Urgência e Emergência- RUE.
11/04/2024
11/04/2024
Situação da implantação das RAS no estado do Piauí: - Rede Cegonha (Seminário I).
18/04/2024
18/04/2024
Rede Atenção Psicossocial-RAPS (Seminário II).
25/04/2024
25/04/2024
Necessidades de saúde da população/ Determinantes Sociais de Saúde: Desigualdades/Iniquidades sociais (Seminário III)
02/05/2024
02/05/2024
Financiamento das ações e serviços de saúde
09/05/2024
09/05/2024
Modelos de Gestão em Serviços Públicos de Saúde (Seminário IV).
16/05/2024
16/05/2024
Política Nacional de Humanização (PNH): Política de Humanização na Atenção e Gestão em Saúde; Clínica ampliada e Acolhimento ( Seminário V)
23/05/2024
23/05/2024
Modelo de Atenção às condições agudas e crônicas (Seminário VI)
06/06/2024
06/06/2024
Integração da Vigilância em Saúde com Atenção Primária - Estratégias de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (Seminário VII)
13/06/2024
13/06/2024
Elaboração de um Planejamento Estratégico Situacional- PES para uma situação construída pelos discentes.
20/06/2024
20/06/2024
Apresentação da atividade - PES (GRUPO I)
27/06/2024
27/06/2024
Apresentação da atividade - PES (GRUPO II)
04/07/2024
04/07/2024
Apresentação da atividade - PES (GRUPO III).
11/07/2024
11/07/2024
Avaliação /Encerramento das atividades.
Avaliações
Data Descrição
04/04/2024 1ª Avaliação
23/05/2024 2ª Avaliação
06/06/2024 3ª Avaliação
04/07/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Início das aulas - 21/03/2024 16/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 12:22