MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

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maria da gloria carvalho moura

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

CPPGED/CCE016 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentação dos professores, Plano de curso e orientações iniciais (04/04/2024 - 04/04/2024)
   Texto para 1a aula 
NÓVOA, António. Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria H. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
• Educação como estratégia de liberdade dos negros escravizados no Brasil (11/04/2024 - 11/04/2024)

Textos 

Texto 1

Silva, A. L. da .. (2018). Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. Revista Brasileira De Educação, 23, e230067. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230067

Texto 2 
SILVA, Alexandra Lima da.
. O SABER QUE SE ANUNCIA: O PODER DA PALAVRA EM TEMPOS DE ESCRAVIDÃO (RIO DE JANEIRO, 1830 A 1888). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 18, p. 1-29, 2018. https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e002

Cultura e Intelectuais da Educação na Era Vargas (18/04/2024 - 18/04/2024)

Texto 1 . 

MONTI, E. M. G.. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE OSCAR LORENZO FERNANDEZ PARA O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS (1930-1931). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 227-238, 2016.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/61437

Texto 2

MONTI, E. M. G.. -Terminologia Musical- e -Origem do Fado-: cultura política e identidade nacional nos estudos musicológicos de Mário de Andrade, publicados na revista Illustração Musical (1930-1931). EDUCAR EM REVISTA, p. 67-83, 2017. https://www.scielo.br/j/er/a/55ZvBnm7MXkhmZsfLNGzgXn/?lang=pt 

•Educação no contexto de disputas entre Igreja e Estado (25/04/2024 - 25/04/2024)

Texto 1

MONTI, E. M. G.. Aulas régias:. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, v. 20, p. 73-89, 2018.

https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3065

 

Texto 2

MENARDI, A. P. S.; AMARAL, T. C. I. . Marquês de Pombal e a Reforma Educacional Brasileira. Campinas - SP: Graf. FE; HISTEDBR, 2006

https://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos/marques-de-pombal-e-a-reforma-educacional-brasileira

    
Inicia em 22/04/2024 às 16h 0 e finaliza em 13/05/2024 às 23h 0
LDB (1961) e Representações da Educação na Ditadura Militar (02/05/2024 - 02/05/2024)

Texto

HERNÁNDEZ HUERTA (ESPANHA), J. L. REPRESENTAÇÕES DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS BRASILEIROS NA IMPRENSA DIÁRIA DURANTE O ANO DE 1968. DE CALABOUÇO À MISSA DO SÉTIMO DIA. Revista História da Educação, [S. l.], v. 22, n. 54, p. 47–70, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/76888. Acesso em: 25 abr. 2024.

    
Inicia em 25/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 13/05/2024 às 23h 59
Educação no processo constituinte de 1988 e na tramitação da LDB nº 9.394/96 (09/05/2024 - 09/05/2024)
  Texto 1 - Unidade II 
TEXTO 1 - MARTINS, Paulo de Sena. Constituinte, financiamento e direito à educação: a voz dos protagonistas. Educ. Soc. 2018, vol.39, n.145, p.823-845. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2024.
  Texto 2 da Unidade II 
TEXTO 2 - BRZEZINSKI, Iria. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 185-206, Out. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 maio 2024
A educação no contexto de avanço das políticas neoliberais no Brasil (16/05/2024 - 16/05/2024)
  Texto 3 - Unidade II 
TEXTO 3 - Unidade II - MENCHISE, Rose Mary; FERREIRA Diogo Menchise; ÁLVAREZ, Antón Lois Fernandez. Neoliberalismo, políticas públicas e desigualdade: Uma análise principalmente do Brasil. Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc. – Rio de Janeiro – Vol. 16 – no 1 – Jan-Abr. 2023 – pp. 1-21. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dilemas/a/XzRkRqdpMRpMJWqcQF3d8wK/# Acesso em: 05 maio 2023.
Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial (23/05/2024 - 23/05/2024)
  Texto 4 - Unidade II 
TEXTO 4 - BANCO MUNDIAL. Gastar mais e melhor: eficiência e equidade na educação brasileira. In: BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo – análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Volume I. Novembro de 2017, p. 121-138. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf Acesso em 16 maio 2024.
  Texto 5- Unidade II 
TEXTO 5 - AMARAL, Nelson Cardoso. Uma análise do documento “Um Ajuste Justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” 28f. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/11/analise-critica-bm-2017.pdf Acesso em: 24 mar. 21
O Banco Mundial e a Educação. O Sistema Nacional de Educação (27/06/2024 - 27/06/2024)
Textos da Terceira Unidade: (04/07/2024 - 04/07/2024)
Financiamento da Educação (finalização) e Movimentos Sociais e educação (11/07/2024 - 11/07/2024)
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação (18/07/2024 - 18/07/2024)
Aula Extra.
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação (18/07/2024 - 18/07/2024)
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas (25/07/2024 - 25/07/2024)
As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (01/08/2024 - 01/08/2024)
As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (08/08/2024 - 08/08/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO Total
21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 8
12 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2024100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
20 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
21 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2024100**** 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 0 0 0 4 4 0 4 4 4 4 56
27 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 4 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 9,5 7,0 9,0 9,5 8.8 12 AM
2 2024100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
3 2024100**** 9,5 9,5 9,5 10,0 9.6 0 AM
4 2024100**** 10,0 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
5 2024100**** 5,0 0,0 0,0 0,0 1.3 56 RF
6 2024100**** 10,0 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
7 2024100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
8 2024100**** 10,0 9,5 9,5 10,0 9.8 0 AM
9 2024100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
10 2024100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
11 2023100**** 9,5 9,0 9,0 9,5 9.3 8 AM
12 2024100**** 9,5 9,0 9,5 9,5 9.4 8 AM
13 2024100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
14 2024100**** 10,0 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
15 2024100**** 10,0 9,5 9,5 10,0 9.8 0 AM
16 2024100**** 10,0 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
17 2024100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
18 2024100**** 10,0 10,0 9,5 10,0 9.9 4 AM
19 2024100**** 9,5 9,0 9,0 9,5 9.3 0 AM
20 2024100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 8 AM
21 2024100**** 10,0 9,5 9,0 10,0 9.6 0 AM
22 2023100**** 9,5 9,0 9,0 9,5 9.3 0 AM
23 2024100**** 10,0 9,5 9,0 10,0 9.6 0 AM
24 2024100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
25 2024100**** 9,5 8,5 9,0 9,5 9.1 0 AM
26 2024100**** 10,0 10,0 9,5 10,0 9.9 4 AM
27 2024100**** 9,5 9,0 9,5 9,5 9.4 0 AM
28 2024100**** 9,5 9,5 9,0 9,5 9.4 0 AM
29 2024100**** 9,5 9,0 9,0 9,5 9.3 0 AM
30 2024100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A constituição da educação brasileira: diferentes sujeitos, espaços, tempos, concepções e políticas. Expansão e democratização da educação no Brasil.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas/dialogadas, debates, rodas de diálogos, realização de atividades em grupo e individual, apresentação de painéis e discussões de sínteses individuais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação será desenvolvido por meio do acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas pelos discentes, considerando sua atuação nos trabalhos individuais e coletivos, a assiduidade, interesse, participação nos debates e demais atividades propostas. Com base na Resolução nº 189/07 – CEPEX/UFPI, que regulamenta a Pós-Graduação Stricto Sensu, para efeito de aprovação dos discentes, será observado ainda a frequência mínima de 75% da carga horária e a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), decorrente da participação das atividades.
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS BÁSICAS<br /><br />ALVES, Giberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. São Paulo, SP: Autores Associados, 2005.<br />AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1964. <br />CUNHA, Luis Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006. <br />LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel M. (Orgs). A Escola Pública no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005.<br />SAVIANI, Dermeval. Políticas e educação no Brasil: o papel do congresso nacional na legislação do ensino. Campinas: Autores Associados, 2015.<br />VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.<br /><br />REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES<br />ADRIÃO, Theresa, PERONI, Vera (org.). O público e o privado na educação - interfaces entre estado e sociedade. São Paulo: Xamã, 2005.<br />BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo – análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Volume I. Novembro de 2017. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf Acesso em 12 fev. 2019.<br />BARBOSA, M. C.. Escravos letrados: uma página (quase) esquecida. E-Compós (Brasília), v. 12, p. 1-19, 2009.<br />BARBOSA, M. C.. Modos de comunicação e práticas de leitura dos escravos do século XIX. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 14, p. 153-171, 2017.<br />BARROSO, J. O. Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação e Sociedade, 92, v. 26, número especial, 2005.<br />BOTO, Carlota. A dimensão iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras à universidade. Revista Brasileira de Educação, v. 15, p. 282-299, 2010.<br />BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. 2 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007.<br />CARREIRA, Denise; PINTO, José Marcelino Rezende. Custo Aluno-Qualidade Inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil. São Paulo: Global. Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2007. <br />CERQUEIRA, Aliana Georgia C.; CERQUEIRA, A. C. ; MENDES, P. A. ; SOUZA, T. C. . A trajetória da LDB: um estudo crítico frente à realidade brasileira. In: XX Ciclo de Estudos Históricos, 2009, Ilhéus, 2009.<br />CORREA, Bianca Cristina. GARCIA, Teise Oliveira (Org.). Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008. <br />CUNHA, Luiz Antônio. A Educação no processo Constituinte. In: CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995, p. 427-469. <br />DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a Educação”. Educação e Sociedade, 87, volume 25, maio-ago., 2004, p. 423-460. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21464.pdf >. Acesso em: abr.2013.<br />DOURADO, Luís Fernandes. Plano Nacional de Educação: política de estado para a educação brasileira. Brasília: INEP, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/523064/PLANO+NACIONAL+DE+EDUCA%C3%87%C3%83O+-+Pol%C3%ADtica+de+Estado+para+a+educa%C3%A7%C3%A3o+brasileira/2cbb3d59-497d-45a8-a5af-d3bbe814336e?version=1.5 Acesso em 01 nov. 2019.<br />EDNIR, Madza; BASSI, Marcos. Bicho de sete cabeças: para entender o financiamento da educação brasileira. São Paulo: Peirópolis: Ação Educativa, 2009.<br />ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Entre o caráter regulatório e o potencial emancipatório do sistema de avaliação da educação básica. In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (Org.). Avaliação em larga escala: questões polêmicas. Brasília: Liber Livro, 2012.<br />GONDRA, J. G.; MAGALDI, A. M. (Orgs). A reorganização do campo educacional no Brasil: manifestações, manifestos e manifestantes. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003<br />GOHN, Maria da G. Movimentos Sociais e Educação. 8. ed., São Paulo, Cortes, 2012<br />GOHN, Maria da G. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 20 de jun. 2012.<br /><br />GOHN, M. da G. M. Lutas e movimentos pela educação no Brasil a partir de 1970. EccoS, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 23-38, jan./jun. 2009.<br />GOUVEIA, Andréa B.; PINTO, José Marcelino de R.; CORBUCCI, Paulo Roberto. Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil. Brasília: IPEA, 2011.<br />HADDAD, Sérgio (org.). Banco Mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-53. <br />HADDAD, Sérgio (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo/SP: Cortez, 1998. <br />HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001. p. 30-41. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5539.pdf >. Acesso em: abr. 2013.<br />LOPES, A. P. C.. A escolarização das crianças no Piauí: obrigatoriedade escolar, família e escola. In: VIDAL, Diana Gonçalves; SÁ, Elizabeth Figueredo de; SILVA, Vera Lúcia Gaspar da. (Org.). Obrigatoriedade escolar no Brasil. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2013, p. 227-241.<br />MASIERO, C. G.; SILVA, T. SILVA, C. E. A ditadura militar através do olhar infantil: representações e imaginário social no filme o ano em que meus pais saíram de férias (2006). Oficina do Historiador, v. 7, p. 173-196, 2014.<br />MIGNOT, Ana; SILVA, Alexandra Lima da.; SILVA, Marcelo Gomes da (Orgs.). Outros tempos, outras escolas. 1. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2014. <br />MONTI, E. M. G. DO. Aulas régias: luz que emana do trono. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 1, 23 abr. 2018.<br />MORAES, O projeto neoliberal e o mito do Estado Mínimo. Lutas Sociais, v. 1, nov. 1996. Disponível em: < http://www.pucsp.br/neils/downloads/v1_artigo_moraes.pdf >. Acesso em: 10 set. 2019.<br />NEGRÃO, João José de Oliveira. O governo FHC e o neoliberalismo. Lutas Sociais, v. 1, nov. 1996. Disponível em: < http://www.pucsp.br/neils/downloads/v1_artigo_negrao.pdf >. Acesso em: 10 set. 2019. <br />PINO, Ivany. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação: a ruptura do espaço social e a organização da educação nacional. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 2. ed. Rev. São Paulo: Cortez, 1998, p. 19-43.<br />PINTO, José Marcelino de Rezende. Financiamento da educação básica: a divisão de responsabilidades Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 6, n. 10, p. 155-172, jan./jun. 2012. Disponível em: <http//www.esforce.org.br> Acesso em: abr.2013.<br />SANTOS, Flávio Reis. Educação no Brasil Colonial: da religiosidade católica ao despotismo esclarecido (1549-1820). 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Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/04/2024
04/04/2024
Apresentação dos professores, Plano de curso e orientações iniciais
11/04/2024
11/04/2024
• Educação como estratégia de liberdade dos negros escravizados no Brasil
18/04/2024
18/04/2024
Cultura e Intelectuais da Educação na Era Vargas
25/04/2024
25/04/2024
•Educação no contexto de disputas entre Igreja e Estado
02/05/2024
02/05/2024
LDB (1961) e Representações da Educação na Ditadura Militar
09/05/2024
09/05/2024
Educação no processo constituinte de 1988 e na tramitação da LDB nº 9.394/96
16/05/2024
16/05/2024
A educação no contexto de avanço das políticas neoliberais no Brasil
23/05/2024
23/05/2024
Eficiência e equidade na Educação Brasileira: a perspectiva do Banco Mundial
27/06/2024
27/06/2024
O Banco Mundial e a Educação. O Sistema Nacional de Educação
04/07/2024
04/07/2024
Textos da Terceira Unidade:
11/07/2024
11/07/2024
Financiamento da Educação (finalização) e Movimentos Sociais e educação
18/07/2024
18/07/2024
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação
18/07/2024
18/07/2024
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação
25/07/2024
25/07/2024
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas
01/08/2024
01/08/2024
As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais
08/08/2024
08/08/2024
As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais
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Título

Data
Adiamento da próxima aula 10/07/2024
Retomada das aulas - QUINTA 30/06/2024
Combinados no contexto da GREVE 06/06/2024
Aula 23/05 16/05/2024
Aula Educação Brasileira - 16/05 11/05/2024
Aula Educação Brasileira - 09/05 05/05/2024
Link do fichamento II 17/04/2024
Link para postagem do fichamento 1 17/04/2024
Texto da aula do dia 18/04/24 13/04/2024
Texto da aula do dia 03/04/24 03/04/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:34