tamires dal magro

FIL - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHL

PPGED062 - PRÁTICA EDUCATIVA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA (25/03/2024 - 25/03/2024)

- Apresentação das professoras e dos alunos e do Plano da Disciplina

- Discussão sobre a sistemática de trabalho

- Levantamento e discussão das intenções de pesquisa dos doutorandos.

Disponibilização dos textos que servirão de apoio para o próximo encontro.

   Plano disciplina Prática Educativa 2024.1.pdf 
  Diários de Aula.pdf 
Texto para discussão na próxima aula.
CONCEPÇÃO DE PRÁTICA EDUCATIVA (01/04/2024 - 01/04/2024)

- Aula expositiva sobre Práxis e Prática Educativa.

- Discussão dos textos disponibilizados.

- Distribuição das leituras e agendamento dos seminários.

Técnica: GV x GO  Forma dois grupos de alunos;

 Distribui um texto para cada grupo;

 Após o estudo do texto indicado por cada grupo:

A PRÁTICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO (08/04/2024 - 08/04/2024)

- Apresentação sobre a prática da Pesquisa acadêmica

- Orientação para pesquisa: Portal CAPES, e outras bases de dados da Educação nos últimos 05 anos, relacionada à temática da tese.

- Orientação para a construção dos diários de aula.

RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA E OS PARADIGMAS DA CIÊNCIA (15/04/2024 - 15/04/2024)

Apresentação do Seminário 01.

OBRA: FRANCO, Mª Amélia; GILBERTO, Irene J.L,; CAMPOS, Elisabete F. E. Práticas Pedagógicas: pesquisa e formação. São Paulo: Loyola, 2017.

  GRUPO 1 - Práticas Pedagógicas: pesquisa e formação 
OBRA: FRANCO, Mª Amélia; GILBERTO, Irene J.L,; CAMPOS, Elisabete F. E. Práticas Pedagógicas: pesquisa e formação. São Paulo: Loyola, 2017.
A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA: ELEMENTOS DO COMO ENSINAR; (22/04/2024 - 22/04/2024)

Apresentação do Seminário 02

OBRA: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005

  Grupo 2 - O paradigma emergente e a prática pedagógica 
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005
A PRÁTICA E A RELAÇÃO COM OS SABERES CONTEMPORÂNEOS (29/04/2024 - 29/04/2024)

Apresentação do Seminário 03

OBRA: ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

  GRUPO 3 - A Prática Educativa: como ensinar 
OBRA: ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
A PRÁTICA EDUCATIVA E O COTIDIANO DO PROFESSOR (06/05/2024 - 06/05/2024)

Apresentação do Seminário 04

OBRA: CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, Cortez, 2000.

  Da relação com o saber às práticas educativas 
OBRA: CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, Cortez, 2000.
PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGÓGICA E DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A PESQUISA (13/05/2024 - 13/05/2024)

Apresentação do Seminário 05

OBRA: FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

  Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor 
OBRA: FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
A PRÁTICA EDUCATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (20/05/2024 - 20/05/2024)

Apresentação do Seminário 06

OBRA: FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

  Grupo 6 - Livro Pedagogia e prática docente. 
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
A PRÁTICA REFLEXIVA COMO ELEMENTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (27/05/2024 - 27/05/2024)

Apresentação do Seminário 07

OBRA: FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto – Portugal: Editora Porto, 2009.

  PARTE 1 - Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente 
OBRA: FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto – Portugal: Editora Porto, 2009.
  PARTE 2 - Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente 
OBRA: FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto – Portugal: Editora Porto, 2009.
A PRÁTICA EDUCATIVA E SUAS RELAÇÕES COM AS PESQUISAS NA EDUCAÇÃO (03/06/2024 - 03/06/2024)

- Conclusão da pesquisa no Portal da CAPES

- Produção Individual

– Artigo O artigo deve ter entre 20 e 30 laudas contemplando todos os elementos, inclusive abstract e resumen.

PRODUÇÃO INDIVIDUAL (10/06/2024 - 10/06/2024)

Encontro da turma para acompanhar a produção.

PRODUÇÃO INDIVIDUAL (17/06/2024 - 17/06/2024)

Encontro da turma para acompanhar a produção.

ENTREGA DOS DIÁRIOS DE AULA (24/06/2024 - 24/06/2024)

Socialização e entrega dos diários.

PRODUÇÃO INDIVIDUAL (01/07/2024 - 01/07/2024)

Apresentação das produções aos orientadores. Entrega do artigo e encerramento da disciplina.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR Total
25 01 08 15 22
1 2024100**** 4 0 0 0 4 8
2 2024100**** 0 0 0 0 4 4
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0
9 2024100**** 0 0 0 0 0 0
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0
11 2024100**** 0 0 0 0 0 0
12 2024100**** 0 0 0 0 0 0
13 2024100**** 0 0 0 0 0 0
14 2024100**** 0 0 0 0 0 0
15 2024100**** 0 0 0 0 0 0
16 2024100**** 0 0 0 0 0 0
17 2024100**** 0 4 0 0 0 4
18 2024100**** 0 0 0 0 0 0
19 2024100**** 0 0 0 0 0 0
20 2024100**** 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:48