gleison do nascimento santos

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

PPGED082 - SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO DOUTORADO - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I Habilidades básicas para leitura e escrita acadêmica. (16/03/2021 - 30/03/2021)
? Leitura acadêmica; ? Leitura, análise e interpretação de textos; ? Fontes confiáveis de informação acadêmica; ? Leitura inspecional e avariguativa; ? Fichamento acadêmico; ? Revisão de literatura; ? Leitura de textos para orientar a construção de artigos e capítulos de livros; ? Ensaios iniciais sobre temas relacionados ao objeto de estudo.
Avaliação da aprendizagem. (06/04/2021 - 06/04/2021)
Realização da primeira avaliação da aprendizagem.
UNIDADE II Normas Técnicas (13/04/2021 - 18/05/2021)
? ABNT ? NBR 6023- Informação e documentação ? referências ? elaboração; ? ABNT ? NBR 14724: 2011 ? Informação e documentação ? Trabalhos acadêmicos ? Apresentação; ? ABNT ? NBR 6024, informação e documentação ? Numeração progressiva das seções de um documento escrito ? Apresentação; ? ABNT ? NBR 6027 ? Informação e documentação ? Sumário ? Apresentação; ? ABNT ? NBR 6028 ? Informação e documentação ? Resumo ? Procedimento; ? ABNT ? NBR 6034 ? Informação e documentação ? Índice ? Apresentação; ? ABNT ? NBR ? 10520 ? Informação e documentação ? Citações em documentos ? Apresentação; ? ABNT ? NBR ? 12225 ? Informação e documentação ? Lombada ? Apresentação.
Avaliação da Aprendizagem. (25/05/2021 - 25/05/2021)
Realização da segunda avaliação da aprendizagem.
UNIDADE III Escrita de textos científicos (01/06/2021 - 15/06/2021)
? Produção de artigos científicos para revistas e periódicos;
Avaliação da Aprendizagem (22/06/2021 - 22/06/2021)
Realização da terceira avaliação da aprendizagem.
UNIDADE III Escrita de textos científicos (29/06/2021 - 06/07/2021)
? Produção de textos para apresentação em eventos.
Avaliação da Aprendizagem (13/07/2021 - 13/07/2021)
Realização da quarta avaliação da aprendizagem.
Unidade 01 Teorias da educação e as matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico (19/03/2021 - 23/04/2021)
- Ciência da educação: do senso comum a Ciência da Educação; - A constituição da Ciência da Educação; - Pensamento Pedagógico brasileiro: Liberal e progressista.
Avaliação da aprendizagem (30/04/2021 - 30/04/2021)
Realização da primeira avaliação da aprendizagem.
Unidade 02 Contribuições das teorias da educação ao pensamento pedagógico no Brasil (07/05/2021 - 28/05/2021)
Teorias acríticas: pedagogia tradicional, pedagogia nova, pedagogia tecnicista; Teorias crítico-reprodutivistas: Teoria crítica: pedagogia histórico-crítica; Implicações pedagógicas das diferentes teorias da educação.
Avaliação da aprendizagem (04/06/2021 - 04/06/2021)
Realização da segunda avaliação da aprendizagem.
Unidade 03 Teorias educacionais contemporâneas (11/06/2021 - 18/06/2021)
? Teorias pedagógicas modernas; ? Contexto pós-moderno e a educação.
Avaliação da aprendizagem. (25/06/2021 - 25/06/2021)
Realização da terceira avaliação da aprendizagem.
Unidade 03 Teorias educacionais contemporâneas (02/07/2021 - 09/07/2021)
? Correntes pedagógicas contemporâneas: Racional-tecnológica Neocognitivistas Sociocríticas Holísticas Pós-modernas
Avaliação da aprendizagem. (09/07/2021 - 09/07/2021)
Realização da quarta avaliação da aprendizagem.
Discussão sobre a proposta de trabalho da disciplina (19/03/2021 - 19/03/2021)
Construção e discussão do plano de trabalho do artigo (26/03/2021 - 26/03/2021)
Discussão sobre ABNT - citações e referências (09/04/2021 - 09/04/2021)
Discussão sobre ABNT - normas e estutura de artigo científicos (16/04/2021 - 16/04/2021)
Recorte dos autores do referencial teórico da pesquisa (23/04/2021 - 23/04/2021)
Discussão sobre a estrutura do artigo científico (30/04/2021 - 30/04/2021)
Análise sobre o referencial teórico do trabalho (07/05/2021 - 07/05/2021)
Análise sobre o referencial teórico do trabalho (14/05/2021 - 14/05/2021)
Construção do sub eixos de análise do texto (21/05/2021 - 21/05/2021)
Análise dos subítens do texto (28/05/2021 - 28/05/2021)
Discussão sobre a versão preliminar do texto (04/06/2021 - 04/06/2021)
Discussão sobre a versão preliminar do texto (11/06/2021 - 11/06/2021)
Análise sobre as considerações finais do trabalho (18/06/2021 - 18/06/2021)
Revisão final do artigo (25/06/2021 - 25/06/2021)
Discussões e ajustes nas referências (02/07/2021 - 02/07/2021)
Avaliação de reestruturação de nota para retidos e discentes ingressados de segunda e terceira chamadas chamada (26/06/2022 - 26/06/2022)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (27/06/2022 - 08/07/2022)

 

 

Sejam bem-vindos(as) à disciplina “Leitura crítica sobre as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”!

Ela está organizada em duas unidades temáticas nas quais buscaremos proporcionar o debate sobre as competências, assim como discutir algumas metodologias que podem ser utilizadas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Esperamos que este seja um espaço de muitas trocas de experiências e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!! 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dr. Francisco Gomes Vilanova

 

Minicurrículo:

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestre em educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); possui Especialização em Gestão Pública (UFPI) e Especialização em Gestão Escolar (UFPI); Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo ISEPRO; Bacharelado em Administração pela UFPI e Graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí. Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME) da UFPI. Professor permanente da Universidade Federal do Piauí e atua em pesquisas relacionadas a História da Educação com ênfase nos seguintes temas: Imprensa pedagógica, Imprensa escolar/estudantil, História e memória, História da profissão/formação docente no Piauí e metodologia do ensino de história.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1395920205915867 

 

Ementa: Lógica das competências na Área de Ciências Sociais e Aplicadas. Metodologias e recursos didáticos aplicados à lógica das competências na Área de Ciências Sociais e Aplicadas.

   CRONOGRAMA 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (27/06/2022 - 08/07/2022)

PARA INICIO DE CONVERSA

 

Disponível em: http://gestao3pontozero.com.br/a-conversa/

NETIQUETA 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

    • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
    • Fique atento à formatação das mensagens;
    • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
    • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
    • Seja cortês na comunicação.

Netiqueta: conheça algumas regras de comportamento na web - Painel Urbano

Disponível em: https://comunidade.nubank.com.br/t/netiqueta/47441/2

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
  • Professor como mediador, facilitador.

MIDIATECA

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados de acordo com a unidade temática.


PROFESSOR COM A PALAVRA

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   Fórum de Apresentações
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 08/07/2022 às 23:59
   Fórum de Tira-dúvidas do SIGAA
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 08/07/2022 às 23:59
UNIDADE I – COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E APLICADAS DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO (27/06/2022 - 08/07/2022)

Disponível em: https://oifuturo.org.br/wp-content/uploads/2019/10/NAVE-RJ-2019-PR%C3%81TICAS-Extras-Foto-Guanabaratejo-1024x684.jpg  

Conteúdo da Unidade I

Texto 1: Base Nacional Comum Curricular:  Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (p. 547 – 565). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/  Acesso em 15 jun. 2022.

A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais

 

Objetivo

Discutir as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas da BNCC para o Ensino Médio

 

MIDIATECA

“As Ciências Humanas e Sociais na nova BNCC”. Canal Futura. Publicado em 17 out. 2019. Duração: 24 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GOjtYgajqf8

-  LINKS DE ARTIGO:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:  Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (p. 547 – 565). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em 15 jun. 2022.

SOUZA, A. C. A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais. In: 6 Encontro Estadual de Ensino de Sociologia (ENSOC), 2018, Rio de Janeiro - RJ. Anais do 6 Encontro Estadual de Sociologia (ENSOC), 2018. Disponível em: file:///C:/Users/VILANOVA/Downloads/Artigo%20ENSOC%202018%20Agnes%20C.%20Souza%20(6).pdf . Acesso: 01 jun. 2022.

    
Inicia em 27/06/2022 às 8h 0 e finaliza em 03/07/2022 às 23h 59
  Slides da aula do dia 02/07 
Slides da disciplina.
UNIDADE II – METODOLOGIAS APLICADAS ÀS COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E APLICADAS (27/06/2022 - 08/07/2022)

 

Disponível em:  https://expertiseeducacao.com.br/wp-content/uploads/2017/07/sala-de-aula-invertida-1000x650.jpg

 

Conteúdo Unidade I

Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino.

Objetivo

Refletir sobre as metodologias e recursos didáticos aplicados às competências da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas.

 

MIDIATECA

- VÍDEOS

“Quais são os 9 tipos de metodologias ativas de ensino aprendizagem e o quais são seus objetivos”. Publicado em 26 fev. 2021. Duração: 10:48min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4XnBpAvQF6Q 

-  LINKS DE ARTIGO

Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino. Revista Transformar, vol. 14, num.2, p.117-133, Ago/Dez/2020.

Disponível em: <http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/596>. Acesso: 01 jun. 2022.

   Fórum I
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 03/07/2022 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (28/06/2022 - 08/07/2022)

 

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a Avaliação Final da disciplina.

    
Inicia em 02/07/2022 às 22h 49 e finaliza em 04/07/2022 às 23h 59
    
Inicia em 02/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/09/2022 às 23h 59
Apresentação do plano de ensino (23/03/2024 - 23/03/2024)
  Distribuição dos Textos - A Pós-Graduação no Brasil.pdf 
- Cada grupo deverá ler o texto que foi indicado e preparar um esquema (individual) para ser entregue; - Na manhã de terça-feira (dia 19/03) cada grupo irá socializar os principais pontos do texto.
A Pós-Graduação em Educação no Brasil: aspectos introdutórios (30/03/2024 - 06/04/2024)

 A Pós-Graduação em Educação no Brasil: aspectos introdutórios

Aula introdutória

- Acolhida - Apresentação Musical

- Apresentação dos participantes: mestrandos, doutorandos, professores e respectivos núcleos de pesquisa

 - Apresentação do PPGEd

- Apresentação da Secretaria

 
A Pós-Graduação em Educação no Brasil: Educação no Brasil hoje (13/04/2024 - 13/04/2024)

A Pós-Graduação em Educação no Brasil

- Educação no Brasil hoje: conjuntura e desafios

A Pós-Graduação em Educação no Brasil: bolsas de estudos e a ética na pesquisa (20/04/2024 - 27/04/2024)

A Pós-Graduação em Educação no Brasil: bolsas de estudos e a ética na pesquisa

- A política de concessão de bolsas de estudo

- A Ética na Pesquisa – Representante do Comitê de Ética da Pesquisa da UFPI

A Pós-Graduação em Educação no Brasil: O PPGEd da UFPI (04/05/2024 - 04/05/2024)

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI/PPGEd

- Estrutura e funcionamento

- O curso de doutorado

A Pós-Graduação em Educação no Brasil: importância da internacionalização (11/05/2024 - 11/05/2024)

A Pós-Graduação em Educação no Brasil

- Importância da Internacionalização dos Programas de Pós Graduação do Brasil

A Pós-Graduação em Educação no Brasil: Produção acadêmica e a publicação científic (18/05/2024 - 25/05/2024)

A Pós-Graduação em Educação no Brasil

- Produção acadêmica e a publicação científica 

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
23 30 06 13 20 27 04 11 18 25
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2024100**** 9,0 9.0 0 AM
3 2024100**** 9,2 9.2 0 AM
4 2024100**** 9,2 9.2 0 AM
5 2024100**** 9,0 9.0 0 AM
6 2024100**** 9,0 9.0 0 AM
7 2024100**** 9,0 9.0 0 AM
8 2024100**** 9,0 9.0 0 AM
9 2024100**** 9,0 9.0 0 AM
10 2024100**** 9,0 9.0 0 AM
11 2024100**** 9,0 9.0 0 AM
12 2024100**** 9,0 9.0 0 AM
13 2024100**** 9,0 9.0 0 AM
14 2024100**** 9,0 9.0 0 AM
15 2024100**** 9,5 9.5 0 AM
16 2024100**** 9,2 9.2 0 AM
17 2024100**** 9,5 9.5 0 AM
18 2024100**** 9,5 9.5 0 AM
19 2024100**** 9,2 9.2 0 AM
20 2024100**** 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Seminário de Introdução ao Doutorado 16/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:37