-

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA (22/03/2024 - 26/04/2024)
- Fundamentos da Pesquisa Qualitativa; - Métodos de Pesquisa: Fenomenologia e Método Autobiográfico;
Primeira Avaliação da Aprendizagem (03/05/2024 - 03/05/2024)
- Fundamentos da Pesquisa Qualitativa; - Métodos de Pesquisa: Fenomenologia e Método Autobiográfico;
O PROCESSO DA PESQUISA (10/05/2024 - 21/06/2024)
- Pesquisa Narrativa; - Técnicas e procedimentos de produção de dados;
Segunda Avaliação da aprendizagem (28/06/2024 - 28/06/2024)
- Pesquisa Narrativa; - Técnicas e procedimentos de produção de dados;
O PROCESSO DA PESQUISA (05/07/2024 - 02/08/2024)
- Reestruturação do Projeto de Pesquisa e parte da Dissertação e Tese (Introdução, Referencial Teórico e a Metodologia);
Terceira Avaliação da aprendizagem (02/08/2024 - 02/08/2024)
- Reestruturação do Projeto de Pesquisa e parte da Dissertação e Tese (Introdução, Referencial Teórico e a Metodologia);
- Elaboração dos instrumentos de coleta de dados. (09/08/2024 - 09/08/2024)
Elaboração do roteiro da entrevista narrativa, grupo focal e memorial de formação
Quarta avaliação da aprendizagem (09/08/2024 - 09/08/2024)
Apresentação dos instrumentos de pesquisa
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO Total
22 05 12 19 26 03 10 17 24 07 14 21 28 05 12 19 26 02 09
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será através de reflexões acerca da pesquisa qualitativa nas ciências humanas e seus fundamentos, compreendendo: reflexão individual oral e escrita sobre as referências teóricas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais dessa IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos:<br /> Frequência mínima de 75% das aulas;<br /> Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala;<br /> Qualidade dos trabalhos produzidos;<br /> Postura profissional, autodisciplina, relacionamento.<br />PARA REGISTRO DE NOTAS A AVALIAÇÃO SERÁ 0,0 a 10,0 PONTOS:<br />No processo de avaliação da aprendizagem terá caráter formativo e será realizada ao longo da disciplina por meio de discussões. Para registro de notas os alunos deverão reestruturar o projeto de pesquisa, produzir os instrumentos de coleta de dados, a introdução, o referencial teórico e a metodologia da Tese.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS<br /><br />0.1 Básicas<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002.<br />_____. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.<br />_____ . NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.<br />_____ . NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.<br />_____ . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.<br />BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.<br />BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do Educador. São Paulo: Cortez, 2013.<br />BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000. Lisboa: Porto Editora, 1994.<br />BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações.<br />BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.<br />BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vidas: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN, 2010.<br />CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2 ed. Uberlândia: EDUFU, 2015. <br />CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.<br />FRANCO, M. L.P.B. Análise de conteúdo. Brasília, 3ed. Liber Livro Editora, 2008.<br />GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.<br />GAMBOA, Silvio Sánchez. Práticas de Pesquisa em Educação no Brasil: lugares, dinâmicas e conflitos. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1 – pp. 9-32, 2007.<br />JOSSO, MARIE-CHRISTINE. Experiências de vida e formação. EDUCA, Lisboa, 2002.<br />LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ed. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2013. <br />MACEDO, R.S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília, DF: Líber, 2006.<br />ABRAHÃO, M. H. M. Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisa com Histórias de Vida e Memorial de Formação. Educação, Revista do Centro de Educação, vol, 39, n., 1, janeiro/abril, 2014, pp. 13-26. <br />_____. Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações/ referências para a pedagogia em formação. Educação, Porto Alegre, v.34, n. 2 p. 165-172, maio/ago, 2011.<br />MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.<br />MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.<br />MOREIRA, H.; CALEFFE L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006<br />MOURA, A. F,; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan/jun,2014.<br />MUYLAERT, C. J. at al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista. Esc Enferm USP, 2014 n. 48, pp. 193-199.<br /> NÓVOA, A. FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.<br />OLIVEIRA, M. DE O. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. <br />PASSEGGI, M. DA C.; ABRAHÃO, M. H. M. Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012.<br />PASSEGGI, M. DA C.; et al. As narrativas autobiográficas e a formação de professores: uma reflexão sobre o diário de acompanhamento. IV Congresso Internacional de Pesquisas autobiográficas no Rio Grande do Sul/Brasil, 2012.<br />PASSEGGI, M. DA C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação:1 do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, vol. 41, n. 1, 2016, pp. 67-86.<br />PAISANA, João. Fenomenologia e hermenêutica: a relação entre as filosofias de Hussel e Heidegger. Lisboa, Editora Presença, 1992.<br />PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006. <br />POUPART, J. ET ALLI. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. <br />RICHARDOSON, Jarry Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 14-63.<br />SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. (orgs.) Teorias e métodos de pesquisa social. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2015.<br />WELLER, Wivian. Tradições Hermenêuticas e interacionistas na pesquisa qualitativa: a análise de narrativas segundo Fritz Schutze. UNB, s/d. <br /><br />10.2 Complementares<br /><br />ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. <br />BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.<br />GONSALVES, E. P. Iniciação científica à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.<br />MOROZ, M.; GIANFOLDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.<br />PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 3ed. São Paulo, Editora Universidade de São Paulo, 2004. <br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2024
26/04/2024
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA
03/05/2024
03/05/2024
Primeira Avaliação da Aprendizagem
10/05/2024
21/06/2024
O PROCESSO DA PESQUISA
28/06/2024
28/06/2024
Segunda Avaliação da aprendizagem
05/07/2024
02/08/2024
O PROCESSO DA PESQUISA
02/08/2024
02/08/2024
Terceira Avaliação da aprendizagem
09/08/2024
09/08/2024
- Elaboração dos instrumentos de coleta de dados.
09/08/2024
09/08/2024
Quarta avaliação da aprendizagem
Avaliações
Data Descrição
03/05/2024 1ª Avaliação
28/06/2024 2ª Avaliação
02/08/2024 3ª Avaliação
09/08/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:37