• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

ANTONIA EDNA BRITO

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

Ir ao Menu Principal

antonia edna brito

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 02 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de disciplina - sistemática da disciplina (26/03/2024 - 26/03/2024)
   Pesquisa Qualitativa em Educação I 2024.1 FINAL.docx 
Abordagens qualitativas na pesquisa em política educacional (02/04/2024 - 02/04/2024)
O processo de construção do conhecimento (09/04/2024 - 09/04/2024)
A construção da pergunta de pesquisa (16/04/2024 - 16/04/2024)
A construção da pergunta de pesquisa (23/04/2024 - 23/04/2024)
A construção da pergunta de pesquisa (07/05/2024 - 07/05/2024)
O percurso metodológico da pesquisa (21/05/2024 - 21/05/2024)
O percurso metodológico da pesquisa (28/05/2024 - 28/05/2024)
O percurso metodológico da pesquisa (09/07/2024 - 09/07/2024)
A apresentação do projeto. Os objetivos da pesquisa (16/07/2024 - 16/07/2024)
Os objetivos da pesquisa (23/07/2024 - 23/07/2024)
Revisão Sistemática de Literatura (23/07/2024 - 23/07/2024)
Aula Extra.
O projeto nos termos exigidos pelo CEP - elaboração (30/07/2024 - 30/07/2024)
O projeto nos termos exigidos pelo CEP - elaboração (06/08/2024 - 06/08/2024)
Apresentação dos projetos, avaliação da disciplina, encerramento (13/08/2024 - 13/08/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUL AGO Total
19 26 02 09 16 23 07 21 28 09 16 23 30 06 13
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aulas expositivas dialogadas
? Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado
? Participação efetiva nas aulas e nas discussões
? Seminários
? Oficinas
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para efeito de avaliação, serão levados em consideração os seguintes itens:
1) Participação e assiduidade do/a pós-graduando/a nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2) Apresentação de seminários.
3) Participação nas oficinas com a apresentação do processo de construção da proposta de pesquisa.
4) Apresentação do trabalho final, consistindo no Projeto de Pesquisa revisado.
Será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 81, p. 53-60, maio 1992. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/990/999. Acesso em 19 fev. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BENTO, A. (2012, Maio). Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 65, ano VII (pp. 42-44).
CALADO, Silvia dos Santos; FERREIRA, Silvia Cristina dos Reis. Análise de documentos: método de recolha e análise de dados. 13f. Metodologia da Investigação I ? 2004/2205. DEFCUL. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi1/analisedocumentos.pdfl>. Acesso em: 01 maio 2017
CECHINEL, André; et al. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação. Unesc Criciúma , vol. 5, n.1, janeiro/junho(2016). Disponível em: < http://periodicos.unesc.net/criaredu/issue/view/133>. Acesso em: 03 fev. 2017.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316.
GAMBOA, Silvio. A. S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.
PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, Nov 2001, p. 179-195.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA,Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I - Número I - Julho de 2009, p. 1-15.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOGDAN, Robert; BIKLOEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FLICK, Uwe. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Enfoque dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2. ed. aumentada. São Paulo. Cortez, 1991. p. 69-90.
GAMBOA, S. A. S. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Doutorado (Educação). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1987.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologia. 2. ed. Chapecó : Argos, 2012. 212 p.
GAMBOA, Sílvio. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2. ed. aumentada. São Paulo. Cortez, 1991. p. 91-115.
GAMBOA, Silvio. A. S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013. 159 p.
MASSON, Gisele. As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul, 2012, Caxias do Sul, RS, Anais (on line). Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/966/126Acesso em: 17 maio 2017.
RICHARDSON, Roberto Jarry et al . Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências em Ciências Sociais. A Pesquisa Qualitativa em Educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Editora Atlas S. A., 1992.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/03/2024
26/03/2024
Apresentação do plano de disciplina - sistemática da disciplina
02/04/2024
02/04/2024
Abordagens qualitativas na pesquisa em política educacional
09/04/2024
09/04/2024
O processo de construção do conhecimento
16/04/2024
16/04/2024
A construção da pergunta de pesquisa
23/04/2024
23/04/2024
A construção da pergunta de pesquisa
07/05/2024
07/05/2024
A construção da pergunta de pesquisa
21/05/2024
21/05/2024
O percurso metodológico da pesquisa
28/05/2024
28/05/2024
O percurso metodológico da pesquisa
09/07/2024
09/07/2024
O percurso metodológico da pesquisa
16/07/2024
16/07/2024
A apresentação do projeto. Os objetivos da pesquisa
23/07/2024
23/07/2024
Revisão Sistemática de Literatura
23/07/2024
23/07/2024
Os objetivos da pesquisa
30/07/2024
30/07/2024
O projeto nos termos exigidos pelo CEP - elaboração
06/08/2024
06/08/2024
O projeto nos termos exigidos pelo CEP - elaboração
13/08/2024
13/08/2024
Apresentação dos projetos, avaliação da disciplina, encerramento
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 11:01