Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Para efeito de avaliação, serão levados em consideração os seguintes itens: 1) Participação e assiduidade do/a pós-graduando/a nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina. 2) Apresentação de seminários. 3) Participação nas oficinas com a apresentação do processo de construção da proposta de pesquisa. 4) Apresentação do trabalho final, consistindo no Projeto de Pesquisa revisado. Será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas. |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 81, p. 53-60, maio 1992. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/990/999. Acesso em 19 fev. 2021. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BENTO, A. (2012, Maio). Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 65, ano VII (pp. 42-44). CALADO, Silvia dos Santos; FERREIRA, Silvia Cristina dos Reis. Análise de documentos: método de recolha e análise de dados. 13f. Metodologia da Investigação I ? 2004/2205. DEFCUL. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi1/analisedocumentos.pdfl>. Acesso em: 01 maio 2017 CECHINEL, André; et al. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação. Unesc Criciúma , vol. 5, n.1, janeiro/junho(2016). Disponível em: < http://periodicos.unesc.net/criaredu/issue/view/133>. Acesso em: 03 fev. 2017. CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316. GAMBOA, Silvio. A. S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013. PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, Nov 2001, p. 179-195. SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA,Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I - Número I - Julho de 2009, p. 1-15.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BOGDAN, Robert; BIKLOEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994. CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. FLICK, Uwe. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004. FRIGOTTO, Gaudêncio. Enfoque dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2. ed. aumentada. São Paulo. Cortez, 1991. p. 69-90. GAMBOA, S. A. S. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Doutorado (Educação). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1987. GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologia. 2. ed. Chapecó : Argos, 2012. 212 p. GAMBOA, Sílvio. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2. ed. aumentada. São Paulo. Cortez, 1991. p. 91-115. GAMBOA, Silvio. A. S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013. 159 p. MASSON, Gisele. As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul, 2012, Caxias do Sul, RS, Anais (on line). Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/966/126Acesso em: 17 maio 2017. RICHARDSON, Roberto Jarry et al . Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências em Ciências Sociais. A Pesquisa Qualitativa em Educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Editora Atlas S. A., 1992.
|