Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação dos alunos será conduzida em três etapas, a ser realizada individualmente, como segue:
a) Realização em sala de aula de um Seminário Teórico, no qual @ alun@ assume o papel de professor e conduz a discussão sobre os textos lidos. O Seminário Teórico abordará texto escrito por autor(a) considerd@ basilar para os Estudos Pós-Coloniais ou volta-se para autores contemporâneos desse campo. @ alun@ deve demonstrar domínio e criticidade acerca dos conceitos teóricos abordados nos textos lidos, clareza e capacidade de explanação dos conteúdos apresentados, capacidade de elaboração de perguntas acerca dos textos estudados, habilidade na condução do debate e competência na respostas de perguntas eventualmente realizadas pelo professor e demais alun@s. A escolha de técnicas ou materiais escolhidos para as apresentações do Seminário Teórico fica a cargo de cada alun@. Cada Seminário Teórico deve durar 1 hora/aula (50 minutos).
b) Realização em sala de aula de um Seminário Crítico, no qual @ alun@ apresenta Resumo e Comunicação acerca do ensaio a ser apresentado após o encerramento das aulas. O Resumo deve constar delimitação do corpus e tema do ensaio, objetivo, embasamento teórico (com apresentação dos principais autor@s e conceitos a serem abordados no ensaio), conclusões pretendidas e referências, sendo que outros itens podem ser acrescidos. A Comunicação deve ser a apresentação em sala de aula sobre esse ensaio a ser elaborado, que, embora ainda não redigido em sua versão final, deve apresentar os itens propostos no resumo e que guiarão a redação final do ensaio.
c) Elaboração de ensaio exclusivamente sobre a temática da colonização e suas implicações na literatura, mesmo que em diálogo com outras artes, podendo ser teórico ou crítico. A escolha de corpus e tema do ensaio é de responsabilidade d@ alun@, sob anuência do professor. O ensaio deve ser original e voltado exclusivamente para a disciplina, com pelo menos doze páginas. |