Aulas: dez pontos (04/04/2024 - 27/06/2024)
Aula 2 (04.04.2024):
- primeira metade: conclusão dos pontos iniciados na Aula-zero;
- segunda metade: introdução a uma perspectiva indutivista; seus corolários em nossas formulações a problemas de pesquisa, em nossos projetos.
Ademais dos três poemas, como leitura básica à Aula-zero, se some, como leitura básica à Aula 2:
CHALMERS, Alan F.. I. Indutivismo: ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência; II. O problema da indução. O que é ciência, afinal? Tradução de Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 23-35; 36-45.
Exemplar disponível para leitura, de livre acesso, em língua inglesa, em <https://archive.org/details/whatisthisthingc0003chal >.
Aula 3 (11.04.2024):
Natureza da pesquisa em Estudos Literários: abordagem introdutória:
- paradigmas (positivista x interpretativista) em Estudos Literários;
- o lugar da metodologia (bajo un paraguas interpretativista) em Estudos Literários.
Leitura básica:
LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes; BARBOSA, Maria do Socorro Maia Fernandes. O fazer científico nos estudos literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas. Revista brasileira de linguistica aplicada, Belo Horizonte, v. 18, n. 4, p. 919-950, Dec. 2018. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000400919&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 05 mai. 2023.
Leitura suplementar:
FERREIRA, Sónia Mairos. Dos processos aos produtos de investigação: três propostas de avaliação de estudos científicos não positivistas. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 530–540, 2018. DOI: 10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.165. Disponível em: < https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/165 >. Acesso em: 4 abr. 2024.
Aula 4 (18.04.2024; 19.04.2024) - Seminário de pré-projetos de mestrado - turma 2023-2025.
Aula 5 (25.04.2024): comunidade científica; do tema ao problema de pesquisa
Leitura básica (após assistir a Aula 5):
KUHN, Thomas S.. Prefácio. A prioridade dos paradigmas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1998, 5a. Edição, p. 9-17; p. 67-76 (Debates).
Exemplar disponível para leitura, em língua ingesa, em <https://archive.org/details/structureofscie000kuhn >.
02.05.2024 - Segunda Avaliação: após as discussões sobre comunidade científica; e sobre o Seminário de pré-projetos.
Aula 6 (09.05.2024): comunidade científica e fortuna crítica.
Referência básica:
YAMAKAWA, Eduardo Kazumi et al. Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. Transinformação [online]. 2014, v. 26, n. 2 [Acessado 6 Junho 2021] , pp. 167-176. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/3843/384340896006.pdf >. ISSN 2318-0889. https://doi.org/10.1590/0103-37862014000200006 .
Referências complementares (escolher ao menos, uma das duas disponíveis):
ANDRADE, Hernandes. Gerenciador de Referências Mendeley.
Biblioteca Comunitária UFPI, 16 de novembro de 2021. 1 vídeo (75 minutos). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HNHIO3i1DBk >. Acesso em 28 de junho de 2022.
ARAÚJO, Paula Carina de. Capacitação: Gerenciador de referência Zotero. Biblioteca Universitária UDESC, 27 de maio de 2020. 1 vídeo (82 minutos). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aJnKjsFCva0 >. Acesso em 28 de junho de 2022.
Aula 7 (16.05.2024): formulação do problema de pesquisa
- a centralidade do problema de pesquisa;
- a relação entre o problema de pesquisa e problemas modelares na comunidade científica: importância da reportagem de pesquisas prévias.
Leituras básicas:
GIL, Antonio Carlos. 4. Fomulação do problema. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008, 6a. edição, p. 33-40.
DURÃO, Fàbio Akcelrud. Breve nota introdutória. Metodologia de pesquisa em literatura. São Paulo: Parábola, 2020, p. 9- 14 (Teoria literária; 4)
Aula 8 (23.05.2024; 04.07.2024): enumeração e redação de objetivos de pesquisa
- a relação entre objetivos gerais e específicos;
- a relação entre objetivos e problemas modelares na comunidade científica: como dialogamos com pesquisas prévias? como dialogamos com pesquisas contemporâneas?
Leitura básica:
DURÃO, Fábio Akcelrud. Breve nota introdutória; As noções de área e campo. Metodologia de pesquisa em literatura. São Paulo: Parábola, 2020, p. 9-14; 64-73 (Teoria literária; 4)
Aula 9 (inicia em 04.07.2024; termna em data a ser recuperada - última Aula antes da Quarta e última Avaliação): justificativas de pesquisa (interna e externa)
- a relação entre justificativas e problemas modelares na comunidade científica: como dialogamos com pesquisas prévias? como dialogamos com pesquisas contemporâneas?
- a relação entre justificativas e relevância da pesquisa: como dialogamos com fóruns legítimos de comunicação de ciência? como dialogamos com uma comunidade não acadêmica?
Leitura básica:
ALVES FILHO, Francisco. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Revista brasileira de linguistica aplicada, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 131-158, Mar. 2018. Disponível em:
< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000100131&lng=en&nrm=iso >.
11.07.2024 - Entrega da Terceira Avaliação.
15.07.2024 - Entrega da Quarta e última Avaliação.