JULIO CESAR DE PAULO CRAVINHOS

DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

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julio cesar de paulo cravinhos

PAT - DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

CPEV/CEAD008 - EDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES: CONHECER-SE E EXPRESSAR-SE - Turma: 8B (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (19/02/2024 - 03/04/2024)

Fonte da imagem https://www.psicoedu.com.br/2016/10/atividades-educacao-infantil-emocoes.html

 

Caro(a) aluno(a),

 

Seja bem-vindo e bem-vinda à disciplina Educação das emoções: conhecer-se e expressar-se. Esperamos oportunamente trocar experiências e ideias acerca do processo educativo das emoções da criança. Desejamos que essa troca de experiências promova a apropriação de conhecimentos e produção de saberes acerca de como desenvolver atividade pedagógica na educação infantil com potencial humanizador.

 

Para que você tenha o melhor aproveitamento da disciplina de modo a contribuir com sua  aprendizagem e  desenvolvimento, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados, realizar as leituras previamente, participar dos fóruns e realizar as tarefas encaminhadas. Dessa forma, você criará as condições para alcançar a qualidade necessária ao seu processo de desenvolvimento profissional.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): 

Eliana de Sousa Alencar Marques

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

Professora Eliana de Sousa Alencar Marques é Mestre e Doutora em Educação pela UFPI. É professora associada do curso de Pedagogia da UFPI, campus ministro Petrônio Portela, atuando na disciplina Didática da Educação Infantil. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado, na linha de pesquisa Formação humana e processos educativos. É vice coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH), desde a sua fundação em 2014. Estuda, pesquisa e escreve sobre educação, formação de professores e práticas educativas a partir do Materialismo Histórico-dialético e da Psicologia Histórico Cultural.  É autora de artigos publicados em periódicos, capítulos e livros voltados para profissionais da educação e pesquisadores da área educacional.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7684570998057850

 

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:

TÓPICO I – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

 

TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO

 

TÓPICO 3 – UNIDADES

UNIDADE I - Aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir da teoria histórico-cultural.

 

CONTEÚDO:

  1. Quem é a criança?
  2. Como ela aprende e se desenvolve?
  3. Educação e formação humana da criança na educação infantil.  

Fórum 1

Tarefa  1

 

UNIDADE II -  A brincadeira no processo educativo das emoções tendo como referência a BNCC e a teoria histórico cultural.

Conteúdo:

  1. 1.    Emoção: função psicológica que se desenvolve.
  2. 2.    O que é a brincadeira e o como ela ajuda a educar as emoções;

Fórum 2

Tarefa  2

 

UNIDADE III - Aprendizagem, desenvolvimento emocional e atividade pedagógica no contexto da educação infantil.

Conteúdo:

  1. Aula na educação infantil: articulação entre ações de ensino e ações de aprendizagem.
  2. Atividades-guia no desenvolvimento das emoções da criança na educação infantil: ensinando a criança a expressar-se e conhecer-se.

 

 

CONTEÚDO

Fórum 3

Tarefa  3

 

TÓPICO 4: AVALIAÇÃO

   PLANO_DE_DISCIPLINA-EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (1).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (19/02/2024 - 03/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (19/02/2024 - 03/04/2024)

  1. Quem é a criança?
  2. Como ela aprende e se desenvolve?
  3. Educação e formação humana da criança na educação infantil.

 

                Nessa unidade, você aprenderá sobre a concepção de criança e de como ela aprende e se desenvolve na perspectiva da teoria Histórico-cultural. Esses conhecimentos são considerados basilares para a compreensão acerca do processo de humanização da criança e sobretudo, do papel das emoções nesse processo. A questão central a ser debatida nesta unidade é a seguinte: qual o lugar das emoções no processo de humanização da criança? Encontrar repostas para essa questão é a tônica central dessa unidade.  

Objetivo: Compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir da teoria histórico cultural.

O objetivo é refletir sobre o papel do cultural e do social na aprendizagem e desenvolvimento da criança e, consequentemente, o potencial da atividade pedagógica no processo que denominamos de humanização.

Textos base para essa unidade:

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021.  (Seção 3 – Educação infantil; pag. 33-53).

 

FACCI, Marilda Gonçalves dias; MACHADO, Letícia Vier; BARROCO, Sonia Mari Shima; Teoria das emoções em  Vigotski . Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 4, p. 647-657, out./dez. 2011. https://www.scielo.br/j/pe/a/cvL9hMXKctvZpzF3nLFdyYw/?lang=pt

 

Mello, S. A., & Farias, M. A. (2010). A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação UFSM35(01), 53-67. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1984-64442010000100005&script=sci_abstract

 

 

Mello, S. A. (2015). Contribuições da teoria histórico-cultural para a educação da pequena infância. Cadernos de Educação, (50), 01-12. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/5825

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- Filme Doador de memórias – assistir e comentar no fórum sobre os impactos das emoções na (trans)formação da sociedade retratada no filme. Discutir no fórum a seguinte questão: Quais mudanças e transformações os personagens começam a experimentar quando as emoções passam a ser vivenciadas?

Você sabia que para Vygotsky, a emoção é uma função psicológica superior, assim como a linguagem, o pensamento e a criatividade, por exemplo.  Sendo função psicológica superior não tem natureza inata, portanto, o desenvolvimento dessas funções se dá pela mediação do social. Quer aprofundar melhor essa questão?

Assista ao vídeo https://youtu.be/aBbgCGsPJN0?si=Aeg2BwjWrYVr3hPL

Nesta unidade, nosso objetivo era criar condições para que os alunos e alunas, a partir das categorias da teoria histórico-cultural, compreendessem:

 

ü  Quem é a criança, como aprende e se desenvolve;

ü  O que significa processo de humanização da criança;

ü  O papel da atividade pedagógica no processo de humanização da criança;

ü  A emoção como função psicológica.   

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 19/02/2024 às 00:00 a 26/03/2024 às 23:59
    
Inicia em 19/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2024 às 10h 59
UNIDADE II (19/02/2024 - 03/04/2024)

1.    Emoção: função psicológica que se desenvolve.

2.    O que é a brincadeira e o como ela ajuda a educar as emoções.

Nesta unidade, você irá aprender como a atividade pedagógica na escola pode vir a se constituir em situação social de desenvolvimento das emoções da criança. Esse estudo envolve a apropriação dos seguintes conceitos: brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança, emoção como função psicológica culturicizada, meio como fonte de desenvolvimento e interações e brincadeiras como eixos centrais da atividade pedagógica na educação infantil.

Bons estudos!

ü  Compreender o papel da brincadeira no processo educativo das emoções tendo como referência a BNCC e a teoria histórico cultural.

Material da Disciplina:

 

MARTINS, Maria de Nazareth Fernandes. Prática pedagógica da educação infantil mediada pelo brincar: de estratégia de ensino à atividade guia do desenvolvimento integral da criança. 2019. 312f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Piauí, Teresina -Piauí, 2019.

 

A afetividade e suas implicações para a aprendizagem: considerações a partir da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural https://www.academia.edu/28643100/A_afetividade_e_suas_implica%C3%A7%C3%B5es_para_a_aprendizagem_considera%C3%A7%C3%B5es_a_partir_da_pedagogia_hist%C3%B3rico_cr%C3%ADtica_e_da_psicologia_hist%C3%B3rico_cultural

 

Gazzotti, D., & de Souza, M. P. R. A emoção e o ensino-aprendizagem em uma perspectiva histórico-cultural: uma pesquisa na educação infantil bilíngue. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv3n2.a2019-51562file:///C:/Users/CCE/Downloads/andrealongarezi,+6+Daniele+&+Marilene+-+OK.pdf

 

Paes, P. C. D. (2020). Funções psicológicas superiores e o enraizamento da cultura na individualidade. Brazilian Journal of Development6(7), 43489-43500. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-097 https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12694

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021.  (Seção 3 – Educação infantil; pag. 33-53).

 

Silva, T. M. R., & Barroso, F. dos R. . (2022). A brincadeira como instrumento de desenvolvimento na Educação Infantil a partir da teoria de Vigotski. Ensino Em Perspectivas3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8906  

 

Smirnova, E., & Riabkova, I. (2019). Teoria da brincadeira na psicologia histórico-cultural. Teoria e Prática da Educação22(1), 84-97. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v22i1.47434 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47434

 

Você sabia que de acordo com Vigotski “brinquedo” não se refere a objeto, mas sim a atividade que realiza os desejos, necessidades e impulsos da criança, guiando seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social? Quer saber mais sobre isso, assista: https://www.youtube.com/live/xRFs_m3R6OE?si=tTQehY3hsfZeWugu

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, a partir das categorias da teoria histórico-cultural, compreendessem:

ü  A atividade pedagógica na escola pode vir a se constituir em situação social de desenvolvimento das emoções da criança;

ü  O brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança;

ü  A emoção como função psicológica culturicizada;

ü  O meio como fonte de desenvolvimento;

ü  Interações e brincadeiras como eixos centrais da atividade pedagógica na educação infantil.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 05/03/2024 às 00:00 a 26/03/2024 às 23:59
    
Inicia em 05/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2024 às 10h 59
UNIDADE III (19/02/2024 - 03/04/2024)

  1. Aula na educação infantil: articulação entre ações de ensino e ações de aprendizagem.
  2. Atividades-guia no desenvolvimento das emoções da criança na educação infantil: ensinando a criança a expressar-se e conhecer-se.

ü  Analisar a relação entre aprendizagem, desenvolvimento emocional e atividade pedagógica no contexto da educação infantil.

Material da Disciplina:

 

Pasqualini, Juliana Campregher; Teixeira, Lucas André; Agudo, Marcela de Moraes. Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. ISBN – 978-85-53111-11-4 DOI – 10.29388/978-85-53111-11-4 file:///C:/Users/CCE/Downloads/Pedagogia%20hist%C3%B3rico-cr%C3%ADtica%20legado%20e%20perspectivas.pdf  (cap. 6)

Rodrigues, S. A., & Garms, G. M. Z. (2007). Intencionalidade da ação educativa na educação infantil: a importância da organização do tempo e do espaço das atividades. Nuances: estudos sobre Educação14(15). DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.161 disponível em https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/161

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021.  (Seção 3 – Educação infantil; pag. 33-53).

 

Bernardes, M. E. M. (2009). Ensino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica. Psicologia escolar e educacional13, 235-242. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000200005 disponível em https://www.scielo.br/j/pee/a/qDnK4cN9tmQPLMwkBYPTYbp/

 

 

Como sugestão de atividade pedagógicas na educação infantil seguir @redepedagogica  

Você já ouviu falar em Didática desenvolvimental?  A didática desenvolvimental tem o ensino intencional como seu objeto, a aprendizagem como condição e o desenvolvimento das neoformações e da personalidade integral do estudante como objetivo.

Quer saber mais, assista o vídeo https://www.youtube.com/live/S_JBpnt0VfY?si=xvXZvsQ1hYNZ71cd

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, a partir das categorias da teoria histórico-cultural, superassem as concepções naturalizantes e espontaneístas que se têm acerca da atividade pedagógica na educação infantil. Para isso, as atividades propostas tinham como meta levar os discentes a compreenderem que:

  1. A aula na educação infantil, realizada por meio de rotinas, deve, prioritariamente, prever ações de ensino e de aprendizagem;
  2. Que, embora a criança deva assumir o protagonismo nas ações de aprendizagem, estas devem ser intencionais, portanto, previamente planejadas e dirigidas para o desenvolvimento da criança;
  3. Que a educação das emoções envolve necessariamente o planejamento e a execução de ações pedagógicas que promovam na criança a capacidade de expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens, bem como, de construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
   FÓRUM III
Período de Habilitação: 20/03/2024 às 00:00 a 03/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 20/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2024 às 10h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (19/02/2024 - 03/04/2024)
  
PROVA DE SEGUNDA CHAMADA (03/04/2024 - 03/04/2024)
    
Inicia em 08/04/2024 às 0h 1 e finaliza em 13/04/2024 às 23h 59
EXAME FINAL (03/04/2024 - 03/04/2024)
    
Inicia em 15/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 10,0 8,8 9,3 9.6 0 AM
2 2024200**** 8,7 8,8 9,1 8.8 0 AM
3 2024200**** 10,0 2,5 3,1 7.1 0 AM
4 2024200**** 8,7 8,4 5,9 8.1 0 AM
5 2024200**** 10,0 5,5 9,3 9.0 0 AM
6 2024200**** 10,0 8,6 9,1 9.5 0 AM
7 2024200**** 9,3 2,6 5,4 7.2 0 AM
8 2024200**** 8,0 3,0 5,6 6.5 0 AM
9 2024200**** 8,7 8,2 9,1 8.7 0 AM
10 2024200**** 8,7 8,5 9,3 8.8 0 AM
11 2024200**** 8,0 8,2 5,3 7.5 0 AM
12 2024200**** 8,0 8,1 8,5 8.1 0 AM
13 2024200**** 8,7 5,9 8,8 8.2 0 AM
14 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2024200**** 8,7 8,6 9,3 8.8 0 AM
16 2024200**** 10,0 9,3 9,6 9.8 0 AM
17 2024200**** 8,7 0,0 9,0 7.0 0 AM
18 2024200**** 10,0 8,3 9,0 9.5 0 AM
19 2024200**** 10,0 6,1 8,9 9.0 0 AM
20 2024200**** 10,0 9,8 10,0 10.0 0 AM
21 2024200**** 9,3 8,7 6,9 8.7 0 AM
22 2024200**** 10,0 8,5 9,3 9.6 0 AM
23 2024200**** 10,0 3,0 9,7 8.5 0 AM
24 2024200**** 8,0 9,5 9,5 8.6 0 AM
25 2024200**** 10,0 8,5 9,3 9.6 0 AM
26 2024200**** 9,3 5,2 9,4 8.5 0 AM
27 2024200**** 10,0 8,8 9,2 9.6 0 AM
28 2024200**** 8,7 5,5 9,4 8.2 0 AM
29 2024200**** 10,0 6,0 9,3 9.1 0 AM
30 2024200**** 10,0 9,8 10,0 10.0 0 AM
31 2024200**** 10,0 5,5 5,8 8.3 0 AM
32 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2024200**** 10,0 8,7 9,4 9.6 0 AM
34 2024200**** 9,3 8,7 9,3 9.2 0 AM
35 2024200**** 7,0 0,0 9,0 6.0 0 AM
36 2024200**** 9,0 0,0 9,0 7.2 0 AM
37 2024200**** 9,3 8,4 9,1 9.1 0 AM
38 2024200**** 10,0 6,0 9,4 9.1 0 AM
39 2024200**** 8,0 0,0 9,2 6.6 0 AM
40 2024200**** 8,0 8,3 8,9 8.2 0 AM
41 2024200**** 8,0 8,0 9,1 8.2 0 AM
42 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 2024200**** 10,0 8,0 8,6 9.3 0 AM
44 2024200**** 9,3 8,5 9,3 9.1 0 AM
45 2024200**** 8,7 8,4 5,8 8.1 0 AM
46 2024200**** 8,7 8,3 5,3 7.9 0 AM
47 2024200**** 7,3 0,0 9,0 6.2 0 AM
48 2024200**** 9,3 8,6 9,4 9.2 0 AM
49 2024200**** 10,0 8,2 8,8 9.4 0 AM
50 2024200**** 10,0 8,3 8,5 9.4 0 AM
51 2024200**** 8,0 2,5 8,9 7.1 0 AM
52 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
53 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2024200**** 8,7 8,6 9,0 8.7 0 AM
55 2024200**** 8,0 2,5 7,0 6.7 0 AM
56 2024201**** 8,7 8,7 9,4 8.8 0 AM
57 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
58 2024200**** 8,7 8,7 9,6 8.9 0 AM
59 2024200**** 8,0 0,0 8,6 6.5 0 AM
60 2024200**** 10,0 8,1 9,8 9.6 0 AM

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Plano de Curso

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Título

Data
Encontro com a coordenação Reunião cursistas de Teresina Quinta-feira, 4 de abril · 6:30 até 7:30pm Fuso horário: America/Fortaleza Como participar do Google Meet Link da videochamada: https://meet.go 04/04/2024
AVALIÇAO 28/03/2024
Boas-vindas 19/02/2024
link do grupo de whatsapp 15/02/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 20:40