
1. Emoção: função psicológica que se desenvolve.
2. O que é a brincadeira e o como ela ajuda a educar as emoções.
Nesta unidade, você irá aprender como a atividade pedagógica na escola pode vir a se constituir em situação social de desenvolvimento das emoções da criança. Esse estudo envolve a apropriação dos seguintes conceitos: brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança, emoção como função psicológica culturicizada, meio como fonte de desenvolvimento e interações e brincadeiras como eixos centrais da atividade pedagógica na educação infantil.
Bons estudos!

ü Compreender o papel da brincadeira no processo educativo das emoções tendo como referência a BNCC e a teoria histórico cultural.

Material da Disciplina:
MARTINS, Maria de Nazareth Fernandes. Prática pedagógica da educação infantil mediada pelo brincar: de estratégia de ensino à atividade guia do desenvolvimento integral da criança. 2019. 312f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Piauí, Teresina -Piauí, 2019.
A afetividade e suas implicações para a aprendizagem: considerações a partir da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural https://www.academia.edu/28643100/A_afetividade_e_suas_implica%C3%A7%C3%B5es_para_a_aprendizagem_considera%C3%A7%C3%B5es_a_partir_da_pedagogia_hist%C3%B3rico_cr%C3%ADtica_e_da_psicologia_hist%C3%B3rico_cultural
Gazzotti, D., & de Souza, M. P. R. A emoção e o ensino-aprendizagem em uma perspectiva histórico-cultural: uma pesquisa na educação infantil bilíngue. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv3n2.a2019-51562file:///C:/Users/CCE/Downloads/andrealongarezi,+6+Daniele+&+Marilene+-+OK.pdf
Paes, P. C. D. (2020). Funções psicológicas superiores e o enraizamento da cultura na individualidade. Brazilian Journal of Development, 6(7), 43489-43500. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-097 https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12694
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021. (Seção 3 – Educação infantil; pag. 33-53).
Silva, T. M. R., & Barroso, F. dos R. . (2022). A brincadeira como instrumento de desenvolvimento na Educação Infantil a partir da teoria de Vigotski. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8906
Smirnova, E., & Riabkova, I. (2019). Teoria da brincadeira na psicologia histórico-cultural. Teoria e Prática da Educação, 22(1), 84-97. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v22i1.47434 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47434

Você sabia que de acordo com Vigotski “brinquedo” não se refere a objeto, mas sim a atividade que realiza os desejos, necessidades e impulsos da criança, guiando seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social? Quer saber mais sobre isso, assista: https://www.youtube.com/live/xRFs_m3R6OE?si=tTQehY3hsfZeWugu

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, a partir das categorias da teoria histórico-cultural, compreendessem:
ü A atividade pedagógica na escola pode vir a se constituir em situação social de desenvolvimento das emoções da criança;
ü O brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança;
ü A emoção como função psicológica culturicizada;
ü O meio como fonte de desenvolvimento;
ü Interações e brincadeiras como eixos centrais da atividade pedagógica na educação infantil.
FÓRUM II
Período de Habilitação:
05/03/2024 às 00:00
a
02/04/2024 às 23:59
Inicia em 05/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 12/04/2024 às 23h 59