NILTON FERREIRA BITTENCOURT JUNIOR

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

Ir ao Menu Principal

nilton ferreira bittencourt junior

LPJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

CNA/CEAD042 - PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ - Turma: 8A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/03/2024 - 19/04/2024)

Imagem 1: Painel do Monumento Natural da Floresta Fóssil do Rio Poti.

 

Caro(a) aluno(a),

 

Caríssim@s discentes,

 

Sejam bem-vind@s à disciplina CNA/CEAD033 - PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ do curso de Especialização em Educação Patrimonial Ambiental no Ensino de Ciências da Natureza.

 

Como vocês já sabem, o estado do Piauí abriga uma vasta riqueza natural e cultural relativamente pouco explorada do ponto de vista científico. Tais riquezas potencializam o Piauí como atrativo turístico (ecoturismo, geoturismo, turismo religioso, lazer e recreação) e comercial (opalas e pedreiras de rochas ornamentais). Sem sobra de dúvidas, nosso estado é um imenso laboratório natural que pode ser alvo de muitas atividades, inclusive ser objeto de conhecimento visando a educação ambiental patrimonial.

 

Entretanto, vocês também devem concordar que comprimir 4,6 bilhões de anos de história em uma disciplina de 60 horas não é tarefa fácil, certamente haverá muitas lacunas e perguntas ainda sem respostas. Mas, com a sua ajuda, podemos aprender juntos e tornar essa disciplina mais “palatável”.

 

Desejos a todos um ótimo trabalho! 

 

DIVocê contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor:

Willian Mikio Kurita Matsumura(a),

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Licenciado em Ciências Biológicas (UEPG), Mestre em Gestão do Território (UEPG) e Doutor em Ciências, área de concentração Paleontologia (UFRGS). Atualmente é docente do Departamento de Biologia (CCN/UFPI) onde ministra disciplinas para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências da Natureza.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2700055012415974

   PLANO_DE_DISCIPLINA - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL no ENSINO de CIÊNCIAS da NAT - Willian Matsumura.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/03/2024 - 19/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

AULA SÍNCRONA 01 - 01/03/2024 - https://drive.google.com/file/d/1tlwqFBXhl4dtKgpFEtsewMLCWADlJO_n/view?usp=sharing

AULA SÍNCRONA 02 - 07/03/2024 - https://drive.google.com/file/d/1wzSdcW1MpqOkCneQ2WIR-FR2dlk3a-Ei/view?usp=sharing

AULA SÍNCRONA 03 - 14/03/2024 - https://drive.google.com/file/d/13I1OaxurwC46dmbotzewkAtzQyWoHNyg/view?usp=sharing

AULA SÍNCRONA 04 - 21/03/2024 - https://drive.google.com/file/d/1R13dSfpwJa2R0TUsqz_JT1XSK1mc6OA0/view?usp=sharing

AULA SÍNCRONA 05 - 04/04/2024 - https://drive.google.com/file/d/1__nDpNW8Taz2n9qQMGwKs2tB242KhpFH/view?usp=sharing

AULA SÍNCRONA 06 - 18/04/2024 - https://drive.google.com/file/d/1QAv1gq_t1uj_6AdAhpbtkaAezw7Szqhc/view?usp=sharing

 

VIAGEM PARA SERRA DA CAPIVARA - viagem cancelada.

UNIDADE I (01/03/2024 - 19/04/2024)

 

Por favor, resposta o formulário de apresentação da disciplina - https://forms.gle/cH9iMiu2oKi5AzUF6

Apresentação da disciplina.

O que é Geodiversidade?

Onde podemos obter informações confiáveis?

Como podemos utilizar as informações disponíveis?

 

Escolher um município alvo para estudo;

Conhecer a geodiversidade do município escolhido

 

CARVALHO, I.S. Paleontologia: Conceitos e Métodos. 3. Ed. Vol.1. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2010.

SANTOS, M.E.C.M.; CARVALHO, M.S.S.C. Paleontologia das Bacias do Parnaíba, Grajaú e São Luís. Rio de Janeiro: CPRM, 2004.

TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T. R.; TOLEDO, M. C. M. Decifrando a Terra. 2. Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

WINGE, M; SCHOBBENHAUS, C.; SOUZA, C.R.G.; FERNANDES, A.C.S.; BERBERT-BORN, M.; QUEIROZ, E.T.; CAMPOS, D.A. (Ed.) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Brasília: CPRM, 2001. v. 1.

WINGE, M; SCHOBBENHAUS, C.; SOUZA, C.R.G.; FERNANDES, A.C.S.; BERBERT-BORN, M.; QUEIROZ, E.T.; CAMPOS, D.A. (Ed.) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Brasília: CPRM, 2009. v. 2.

WINGE, M; SCHOBBENHAUS, C.; SOUZA, C.R.G.; FERNANDES, A.C.S.; BERBERT-BORN, M.; FILHO, W.S.; QUEIROZ, E.T.; (Ed.) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Brasília: CPRM, 2013. v. 3.

 

https://www.sgb.gov.br/

https://geosgb.cprm.gov.br/

https://geoportal.cprm.gov.br/

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/

https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage

 

 

 

Existem muitos sites do governo brasileiro ou de outras instituições que fornecem uma série de dados abertos com informações úteis sobre a biodiversidade brasileira, você conhece algum?

Em nossa primeira aula alguns sites serão apresentadas e as informações obtidas podem ser utilizadas par construir materiais didáticos de apoio ao ensino.

Atualmente é possível encontrar nos livros e artigos publicados uma grande variedade de mapas temáticos. Entretanto, nem sempre as informações que precisamos estão apresentadas e ou atualizadas. Após a nossa primeira aula você conseguirá trabalhar um pouco para criar o seu próprio material didático.

 

    
Inicia em 01/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 07/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 14/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2024 às 23h 59
UNIDADE II (01/03/2024 - 19/04/2024)

 

 

 

 

    
Inicia em 21/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 21/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 22/04/2024 às 23h 59
UNIDADE III (01/03/2024 - 19/04/2024)

 

 

 

 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/03/2024 - 19/04/2024)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
2 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
3 2023202**** 5,0 5,0 5,0 5.0 0 MATRICULADO
4 2023202**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
5 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
6 2023202**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 MATRICULADO
7 2023202**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 MATRICULADO
8 2023202**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
9 2023202**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
10 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
12 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
13 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
14 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
16 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
17 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
18 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
19 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
20 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
21 2023202**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 MATRICULADO
22 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
23 2023203**** 5,0 5,0 5,0 5.0 0 MATRICULADO
24 2023202**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
25 2023202**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 MATRICULADO
26 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
27 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
28 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
29 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
30 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
31 2023202**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
32 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
33 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
34 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
35 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
36 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
37 2023202**** 5,0 5,0 5,0 5.0 0 MATRICULADO
38 2023202**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
39 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
40 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
41 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
43 2023202**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 MATRICULADO
44 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
45 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
46 2023202**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 MATRICULADO
47 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
48 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
49 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
50 2023203**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
51 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
52 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
53 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
54 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
55 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
56 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
57 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
58 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
59 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
60 2023203**** 5,0 5,0 5,0 5.0 0 MATRICULADO
61 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
62 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
63 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
64 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
65 2023202**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 MATRICULADO
66 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
67 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
68 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK DO VÍDEO DA AULA SÍNCRONA 6 - DISCIPLINA PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ 30/04/2024
LINK DO VÍDEO DA AULA SÍNCRONA 6 - DISCIPLINA PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ - PROF. DR. WILLIAN MIK 22/04/2024
Notas da disciplina 21/04/2024
AULA SÍNCRONA 6 - DISCIPLINA PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ 18/04/2024
Última semana da disciplina e notas 15/04/2024
LINK DO VÍDEO DA AULA SÍNCRONA 5 - DISCIPLINA PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ 08/04/2024
Gravações das aulas 05/04/2024
AULA SÍNCRONA 5 - DISCIPLINA PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ 03/04/2024
PRORROGAÇÃO DOS PRAZOS DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 27/03/2024
LINK DO VÍDEO DA AULA SÍNCRONA 4 - DISCIPLINA "PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ" - PROF. DR. WILLIAN MIKIO 25/03/2024
AULA SÍNCRONA 4 - DISCIPLINA PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ 21/03/2024
AULA SÍNCRONA 3 - DISCIPLINA PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ 13/03/2024
LINK DO VÍDEO DA AULA SÍNCRONA 2 - DISCIPLINA PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ 11/03/2024
AULA SÍNCRONA 2 - DISCIPLINA PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ - PROF. DR. WILLIAN MIKIO 07/03/2024
LINK DA AULA SÍNCRONA 1 - DISCIPLINA PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO DO PIAUÍ - PROF. DR. WILLIAN MIKIO 01/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 05:27