APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (27/03/2024 - 19/04/2024)

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:
SEMANA 1
– Tópico 1: Apresentação geral da disciplina
– Tópico 2: Ambientação do aluno
– Tópico 3: UNIDADE I - “Perspectivas históricas sobre o surgimento do Xadrez.”
- AULA SÍNCRONA – 1 (27/03/2024).
- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Tarefa-1 (27/03 a 30/03/2024).
- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Fórum-1 (31/03 a 02/04/2024).
SEMANA 2
-Tópico 4: UNIDADE II – “Análise das principais características das Escolas de Xadrez.”
- AULA SÍNCRONA – 2 (03/04/2024).
SEMANA 3
- Tópico 5: UNIDADE II – “Análise das principais características das Escolas de Xadrez.”
- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Tarefa-2 (03/4 a 08/4).
- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Fórum – 2 (09/4 a 13/4).
- Tópico 6: Avaliação eletrônica (prova) - (14/4 a 19/4).

Disponível em: https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/2425
Caro(a) aluno(a),
Para você ter um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina e contribuir para seu processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Está será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!
Mas, para conseguir êxito total nessa disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas horas e meias de estudo para ler os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos, no período da disciplina, seus conhecimentos poderão ficar limitados.
Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do Professor Heraldo Aparecido Silva e dos Tutores: Agostinho José da Silva Sobrinho e Erasmo Márcio Falcão.
CONHEÇA O PROFESSOR:
Heraldo Aparecido Silva é Professor Associado na Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação – DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL/CCHL/UFPI. Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo – NEFEP/UFPI. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase nos temas: filosofia da educação; filosofia prática; pragmatismo e neopragmatismo; filosofia contemporânea; estética e filosofia da arte; história da filosofia; filosofia e literatura; histórias em quadrinhos e cultura pop; webcomics, desenhos animados; documentários, seriados e filmes. Linhas de pesquisas: Walter Benjamin (experiência e cultura), Michel Foucault (subjetivação e práticas de si), Gilles Deleuze e Félix Guattari (linhas de segmentaridade e literatura menor), Richard Rorty (narrativa e redescrição), Harold Bloom (desleitura e literatura sapiencial), Milan Kundera (arte do romance; estética e existência), Richard Shusterman (somaestética e cultura pop).
E-mail: heraldokf@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1328012571835066